Cifra Club

Solos de guitarra gospel: confira os melhores e aprenda como tocar

Preparamos um dossiê especial sobre solos de guitarra na música gospel!

Quem não curte um belo solo de guitarra, não é mesmo? Afinal, trata-se de um dos momentos mais épicos que uma música pode ter. Então, hoje é o dia de descobrirmos alguns segredos dos solos de guitarra gospel!

Juninho Afram tocando guitarra em show
Juninho Afram, um dos destaques da guitarra gospel no Brasil (Foto: Reprodução)

Explicaremos as principais características e técnicas usadas pelos guitarristas do estilo. Além disso, vamos listar alguns dos melhores solos de guitarra gospel da história e dar dicas de como tocar trechos icônicos e fáceis dessa sonoridade tão especial.

Legal demais, hein? Vamos lá!

Características dos solos de guitarra gospel

Primeiramente, não é novidade que a música gospel é bastante diversificada. No cenário cristão, é tocado de tudo: worship, pop, rock, metal, funk, soul, blues, country, reggae e por aí vai. Por isso mesmo, músicos de igreja são geralmente considerados completos.

Seja como for, os solos de guitarra gospel têm algumas características em comum. Assim, a principal delas é a sensibilidade. Por si só, a música gospel toca fundo na alma dos ouvintes, levando fé e esperança. Portanto, os solistas não podem fugir desse conceito.

Olha só: os solos de guitarra gospel costumam ser muito bonitos e melódicos. Para conseguir esse efeito, os guitarristas da sonoridade utilizam muitas frases nas escalas maior, menor e pentatônica. Além disso, abusam de técnicas como bends, ligados e vibratos, que geram bastante expressividade aos solos.

Mesmo que haja solos virtuosos na guitarra gospel, é possível notar que eles sempre contam uma história. Nesse contexto, os guitarristas abusam da variação dinâmica, alternando entre trechos calmos e enérgicos.

Assim, a guitarra sempre atua a favor da música – esse é outro ponto primordial no estilo.

Falando de timbre, grande parte dos solos de guitarra gospel usa overdrive somado a um delay regulado no andamento da música, com reverb também.

Dessa forma, o timbre do instrumento continua transparente e orgânico, mas com um toque de espacialidade que o torna muito envolvente.

Melhores solos de guitarra gospel

Agora, é o momento de você aprender os melhores solos de guitarra gospel. Na nossa lista, há de tudo, de trechos fáceis a outros mais desafiadores. Seja como for, daremos dicas que vão simplificar a sua execução.

Abaixo, confira alguns dos solos de guitarra gospel que selecionamos:

  • É Tudo Sobre Você
  • Blessed
  • Faz Chover
  • Quebrantado
  • Águas Profundas
  • Today Is The Day
  • Espelhos Mágicos
  • Isaías 9
  • O Carpinteiro
  • Coração igual ao Teu

Se, antes de começar o treino dessas músicas, você quiser dar uma turbinada nos estudos e aprimorar técnicas nas seis cordas, acesse o Cifra Club Academy e confira o curso de guitarra da nossa plataforma!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

Preparado? Então, mãos à obra!

1. Na Corte do Egito – Trazendo a Arca

Entre os solos de guitarra gospel da nossa lista, o de Na Corte do Egito não está entre os mais difíceis. No entanto, há um macete importante, que é acertar a mão nas convenções. Repare que várias frases são tocadas junto a outros instrumentos da banda. Então, é preciso ser cravado no tempo.

2. Obsession – Jesus Culture

Jesus Culture é um dos grupos de worship mais conhecidos do mundo. Geralmente, os solos dos caras não apresentam muita dificuldade técnica, sendo mais conectados ao próprio arranjo. Nesse sentido, o solo de Obsession traz notas tocadas de maneira individual e consecutiva, com palhetadas para baixo. Além disso, adicione um ou outro slide para gerar um efeito diferenciado, beleza?

3. Faz Chover – Fernandinho

Faz Chover apresenta um solo de guitarra com frases que unem técnicas como alavancadas, bends, vibratos, palm muting e ligados. Acima de tudo, tenha paciência para tirar o lick de tapping, pois é rápido. Assim, a dica de ouro é começar tocando em andamento lento, ok?

4. Águas Profundas – David Quinlan

Licks bem técnicos já dão a cara logo no começo do solo de Águas Profundas. Então, prepare os dedos! Aqui, os movimentos de palhetada alternada e sweep picking serão igualmente necessários. Primeiramente, tire as notas em andamento lento e vá aumentando aos poucos, conforme a sua evolução.

5. É Tudo Sobre Você – Morada

Atualmente, o Morada é um dos ministérios de louvor contemporâneo que mais fazem sucesso no Brasil. Dessa forma, o solo de É Tudo Sobre Você usa a mesma ideia do trecho anterior do Jesus Culture. Porém, há um desafio diferente: o guitarrista emenda alguns licks rápidos que exigirão um pouco de treino para saírem limpos e definidos. Portanto, tenha persistência, pois você consegue!

6. Today Is The Day – Lincoln Brewster

O solo de Today Is The Day é altamente expressivo. Dessa forma, capriche nos vibratos e nos bends, mas sem esquecer de ser preciso nas frases mais virtuosas. Ao mesmo tempo, tome cuidado com o timbre de distorção, pois ele não pode ser limpo ou sujo demais.


7. Eles Precisam Saber – Resgate

“Frenéticos” é um ótimo adjetivo para definir os solos de guitarra presentes em Eles Precisam Saber. Como os dois guitarristas da banda dividem os trechos melódicos, você vai encontrar de tudo: bends, vibratos, tapping, slides e por aí vai. Porém, com foco e paciência, você vai conseguir tirar nota por nota, temos certeza!

8. Espelhos Mágicos – Oficina G3

O solo de Espelhos Mágicos é feito na escala de Si menor. Nesse contexto, tenha atenção especial à afinação dos bends. Nas notas de repouso, seja firme nos vibratos. Já no lick final, os ligados devem ser limpos, sem embolar. Ademais, não esqueça de regular o delay conforme a gravação original!

9. Isaías 9 – Rodolfo Abrantes

Mais um solo de guitarra gospel cheio de energia Em Isaías 9, o guitarrista começa citando a melodia vocal para depois cair no improviso. Essa é uma ótima maneira de contar uma história com um solo de guitarra! Para completar, a pegada do músico demonstra muita atitude e emoção. Leva um tempo para conquistar essa maturidade no instrumento, mas você vai chegar lá!

10. Revelation – Third Day

Esse é um dos solos de guitarra gospel mais fáceis para iniciantes. Dessa forma, a maior parte das frases melódicas de Revelation é lenta. Porém, isso não quer dizer que não existam pontos de atenção. Desse modo, cuidado com os bends e os vibratos! Isso porque eles devem ser corretamente afinados e executados com pegada.

11. Tua Graça Me Basta – Davi Sacer

O começo do solo de Tua Graça Me Basta é dobrado com outros instrumentos. Então, não há muito espaço para improvisação. Porém, na segunda parte do trecho, a guitarra fica praticamente sozinha, momento em que são aplicadas as técnicas de bends e vibratos com mais liberdade.

12. Jerusalém – Metal Nobre

Não vamos mentir: o solo de Jerusalém é para guitarristas que já possuem experiência. Assim, o trecho começa com arpejos, que podem ser tocados com sweep picking. Na parte seguinte, há bends e ligados, com licks de palhetada alternada e mais arpejos, além de um harmônico artificial bem destacado.

13. Mercy – Stauros

Sem dúvida, Mercy é um dos mais complexos solos de guitarra gospel de nossa lista. Trata-se de uma obra-prima instrumental do guitarrista Renatinho, do Stauros. Dessa forma, para tocá-lo, não há para onde correr: você precisa dominar técnicas como sweep picking, palhetada alternada e ligados, mantendo a clareza até nas frases mais ágeis.


14. A Cruz Vazia – Kleber Lucas

Se solos de guitarra gospel fáceis são o que você quer, aqui está um deles! A linha melódica de A Cruz Vazia é muito bonita e cadenciada. Assim, preocupe-se em afinar direitinho os bends e caprichar nos vibratos. O lick final é um pouco mais rápido, ok? Porém, temos certeza de que você vai dar conta do recado. Basta ter foco!

15. 5:50 AM – Resgate

Uma das maiores bandas de rock gospel do Brasil, o Resgate sabe fazer solos de guitarra como poucos. Nesse sentido, 5:50 AM é uma ótima canção para você tirar e desenvolver seu lado solista. Com muita influência de blues, os dois principais solos da faixa são feitos basicamente na escala pentatônica. O primeiro é calmo, enquanto o do fim é mais nervoso. O macete aqui é ter uma pegada firme e acertar os bends com precisão. Além disso, repare como os guitarristas abusam de double stops e vibratos para embelezar as frases.

16. Casa do Pai – Aline Barros

O timbre de Stratocaster e os licks de escala pentatônica do início do solo de Casa do Pai lembram a sonoridade de David Gilmour. No entanto, depois são aplicadas frases bem rápidas, que vão colocar a sua técnica de palhetada alternada à prova. Novamente, opte por começar os treinos em andamento lento, beleza?

17. So Help Me God – DC Talk

O solo de So Help Me God tem uma pegada própria, mais alternativa. Nesse sentido, a saturação de fuzz é uma das responsáveis pela sonoridade diferenciada do trecho. Além disso, já adiantamos que as alavancadas, os bends “tortos” e os vibratos cheios de atitude não são tão fáceis de executar quanto parecem.

18. Redenção – Fernanda Brum

De forma geral, o solo de Redenção não é dos mais complicados, já que as frases são bem melódicas. Porém, fique ligado nos bends e nos vibratos, que são bem marcantes. Por sua vez, o lick final é feito com a técnica de palm muting.

19. O Carpinteiro – Alessandro Vilas Boas

O solo da canção O Carpinteiro é simples tecnicamente, mas apresenta grande sensibilidade. Assim, o guitarrista faz bends muito expressivos, levantando a nota bem devagar. Isso gera tensão e suspense. Além disso, o timbre distorcido tem a companhia de efeitos de ambiência, dando uma característica praticamente celestial ao som da guitarra.

20. Psychedelic Super Jesus – Bride

O solo de Psychedelic Super Jesus é enérgico e barulhento. Porém, não há grandes desafios técnicos no trecho! Dessa forma, preze pela atitude ao executar cada nota. Também é importante regular um timbre de distorção mais rasgado, sem esquecer do pedal de wah-wah.

21. Cheiro Suave – David Fantazzini

O solo de Cheiro Suave é uma das pérolas escondidas da guitarra gospel. Assim, o trecho é técnico, mas extremamente belo. Palhetada alternada, ligados, tapping, bends e vibratos são as principais técnicas aqui, sem esquecer das ousadas alavancadas.

22. Quebrantado – Vineyard

A participação do mestre Juninho Afram em Quebrantado é uma aula de como fazer um solo de guitarra. Nesse sentido, há frases tanto lentas quanto velozes, passando muito sentimento. Acima de tudo, você precisa estar com a palhetada alternada em dia para os licks mais rápidos.

23. Coração Igual ao Teu – Diante do Trono

A introdução de Coração Igual ao Teu apresenta um solo de guitarra gospel com poucas técnicas. Assim, os slides são bastante empregados. Já o lick mais veloz deve ser tocado com palhetada alternada. Fora isso, o trecho é super tranquilo, visto que bends ou vibratos não são executados.

24. Deus da Força – Thalles Roberto

Em Deus da Força, a dupla de guitarristas toca solos de forma alternada. Dessa forma, os primeiros são mais lentos, inspirados na guitarra blues. No entanto, eles vão ficando mais intensos gradativamente, chegando até licks “fritados”. Há muitos bends, vibratos e ligados nos improvisos.

25. Se Eu Cair – Eli Soares

Definitivamente, Se Eu Cair entra na lista de solos de guitarra gospel fáceis. Como a faixa é uma balada com andamento arrastado, as notas são bem espaçadas. As frases de guitarra são feitas na pentatônica e na escala blues. Então, certifique-se de afinar os bends e palhetar com pegada!

26. Blessed – Hillsong Worship

Vibratos e slides muito bem colocados são o segredo para tocar o solo da canção Blessed, do grupo Hillsong. Ao mesmo tempo, é legal observar como o guitarrista preza pelo senso melódico acima de tudo. Assim, o trecho trabalha a favor da canção, sem destoar do restante do arranjo. Isso tem um nome: musicalidade.

27. Ensina-me – Asaph Borba

A princípio, o solo de Ensina-me parece fácil, mas esconde algumas dificuldades. A primeira delas é o tamanho do trecho – como o solo é grande, vai levar um tempo até você tirar todas as notas. Depois, é a hora de acertar a mão nos bends e nos slides, que são amplamente utilizados aqui.

28. Ventos de Avivamento – Comunidade Evangélica da Zona Sul

Embora a música Ventos de Avivamento seja uma balada dominada pelo teclado, conta com solos de guitarra muito interessantes. Já na introdução, há um tema melódico que inclui uma frase rápida com as técnicas de palhetada alternada, slide, vibrato e bend. Por sua vez, o segundo solo é mais livre, mas segue a mesma linha do anterior.

29. Ousado Amor – Juninho Afram

O arranjo especial de Juninho Afram para Ousado Amor inclui linhas melódicas cheias de alternâncias. Assim, há momentos singelos e fáceis de tocar, mas também estão presentes licks virtuosos que contam com as técnicas de bend, vibrato, alavanca, sweep e palhetada alternada, por exemplo.

30. Pode Morar Aqui – Theo Rubia

Por fim, o solo da música Pode Morar Aqui é bem simples, mas tem ideias melódicas bastante interessantes. Seja preciso nas palhetadas e, principalmente, no tempo de execução de cada nota. Se você oscilar no andamento, o efeito não será tão intenso quanto o do arranjo original da música de Theo Rubia.

Curtiu conhecer e aprender essa infinidade de solos de guitarra gospel? Temos a certeza de que, tocando alguns deles, pelo menos, você irá progredir consideravelmente no instrumento.

Mas, se você ainda não estiver satisfeito, e tiver interesse em se aprofundar nos estudos musicais, venha para o curso de guitarra do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino de música online, você tem acesso a aulas de excelente qualidade, guiadas pelos melhores instrutores.

Saca só as vantagens de estudar música com o Cifra Club Academy:

  • Acesso às aulas de onde e quando quiser – só precisa de internet;
  • Materiais de apoio;
  • Lives e canal no Telegram exclusivos, para tirar dúvidas;
  • Acesso a todos os cursos da plataforma com apenas uma assinatura (são mais de 10);
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Não dá para perder essa oportunidade, não é mesmo? Venha estudar música com quem entende do assunto!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK