Cifra Club

Aprenda a tocar grandes clássicos do rock no ukulele

Neste artigo, você verá dicas certeiras de como tocar clássicos do rock no ukulele. Garantimos que o resultado dessa mistura de sonoridades fica muito bacana de tocar e escutar!

Ukulele preto sendo segurado por músico
Encontrar novas sonoridades para músicas de sucesso é uma boa maneira de evoluir no instrumento e aumentar o seu repertório (Foto/Pexels)

Tem músicas que, por serem tão boas, dão vontade de sair fazendo novas versões, não é mesmo? Quem nunca viu algumas completamente inusitadas por aí?

Nesse sentido, esse é o momento para dar uma cara nova para alguns sucessos. Chegou a hora de aprender como tocar clássicos do rock no ukulele!

Dicas para tocar 10 clássicos do rock no ukulele

O ukulele nos transmite muita good vibe, mas ele também pode acompanhar a atitude rock’n’roll, de fato! A versatilidade e o timbre do ukulele, seja ele soprano, concert, tenor ou barítono, certamente vai te surpreender e incentivar nos estudos do instrumento.

Então, bora pro som!

Come As You Are – Nirvana

Começando nossa lista de clássicos do rock no ukulele, Come As You Are não poderia ficar de fora dessa. Para tocar o marcante riff que segue durante boa parte da música, você precisa de agilidade, para que ele saia com perfeição.

Quanto aos acordes, você não terá muitas dificuldades (são 5 no total). Então, foque no andamento da música para não se perder durante as passagens. Dê um play na versão original para ter uma referência na hora de tocar:

Tempo Perdido – Legião Urbana

Clássico das rodinhas de violão, Tempo Perdido também se encaixa perfeitamente nas rodinhas de ukulele! O dedilhado da introdução pode ser adaptado sem problemas.

Só não se esqueça que a afinação dos instrumentos é diferente. Ou seja, a localização das notas do dedilhado também será diferente.

Na maior parte da música, seguiremos a sequência de acordes C – Am7 – Bm – Em. Apenas em algumas passagens teremos uma variação. Para isso, consulte a cifra da música. Você vai arrasar nas rodinhas!

Sweet Child O’ Mine – Guns N’ Roses

Se você gosta de desafios e quer partir para um nível elevado no ukulele, Sweet Child O’ Mine é perfeita para isso! Para tocar o arrepiante solo dessa música, você precisará de muita técnica e treino.

Essa versão no ukulele fica muito bacana e com uma sonoridade brilhante. Aqui, vários acordes são sustenidos, uma boa oportunidade para aumentar seu repertório. E aí, vai encarar?

Smoke On The Water  – Deep Purple

Chegou a hora de deixar Smoke on the Water com uma nova roupagem e na vibe praiana do ukulele! A sonoridade do riff fica muito bacana, e ele pode ser adaptado sem grandes dificuldades.

Todos os acordes possuem quinta e alguns têm formas semelhantes, mudando apenas de casa. A primeira e a segunda parte repetem uma sequência de dois acordes (G5 e F5), e no refrão se repetem C5, Ab5 e G5. Arrase nessa versão!

Seven Nation Army – The White Stripes

Para tocar mais esse clássico do rock que é Seven Nation Army, não podemos deixar de aprender seu inconfundível riff. Treine repetições e logo pegará o ritmo.

O riff se prolonga por praticamente toda a canção, então estude bem cada parte. Para facilitar, aprenda cada estrofe separadamente. Assim, conseguirá entender melhor a particularidade de cada uma.

Do I Wanna Know – Arctic Monkeys

O grande lance para tocar Do I Wanna Know (versão simplificada) é prestar atenção na troca de acordes. Treine e ouça a música quantas vezes achar necessário para se acostumar com a levada.

O riff que inicia e se prolonga por quase toda canção pode ser feito apenas na introdução, enquanto não entram os vocais. Em seguida, podemos seguir com as batidas. Os acordes não são muito complexos, então com algumas repetições você conseguirá tocar esse clássico do rock sem sustos.

What’s Up – 4 Non Blondes

Chegando nesse clássico atemporal, para tocar What’ Up, você precisa saber apenas três acordes! A, Bm e D formam a sequência que irá se repetir até o final. Caso seja iniciante no instrumento, essa música é ótima para treinar as mudanças de acordes.

O ritmo também será o mesmo do começo ao fim. Portanto, estude bem a levada das batidas para não se perder! Vamos tentar?

Let It Be – The Beatles

Esse sucesso dos Beatles, Let It Be, pode ser tocado com apenas 4 acordes nessa versão simplificada (Am, C, F e G). Preste atenção nas passagens, pois temos uma variação nestes momentos e no refrão.

Se preferir, a primeira parte da música pode ser tocada em dedilhado. O ritmo segue o mesmo até final, então treine a troca de acordes e a levada.

Back In Black – AC/DC

Back In Black também é uma daquelas para te desafiar e, ao mesmo tempo, fazer você aprender! O riff dessa música pode ser adaptado para o ukulele e fica com um timbre muito bacana.

Além disso, também será preciso dar atenção às batidas alternadas e ter cuidado com o tempo. Esse hit ainda conta com acordes com quinta, que tem formas diferentes das habituais. E aí, vai encarar essa?

Enter Sandman – Metallica

Para fechar a nossa lista de clássicos do rock tocados no ukulele em grande estilo, temos Enter Sandman. Logo na introdução, há o famoso e inesquecível riff que precisará de um certo tempinho de dedicação e, claro, repetições.

Com o início dos vocais você pode fazer uma variação do ritmo e alternar entre toques e o solo. Assim como na música anterior, aqui temos a presença de acordes com quinta. Esse é um sucesso de peso para o repertório! Vamos aos estudos?

Gostou da nossa lista de clássicos do rock no ukulele? Bom, se você já estava pensando em começar a tocar esse instrumento, com certeza essa vontade aumentou, certo? E para quem já arranha um pouquinho, essa também é uma grande oportunidade de evoluir no instrumento!

E-book do Cifra Club sobre erros no ukulele

Essa foi uma prova da versatilidade e beleza dos timbres do ukulele! Para além das vibes praianas, podemos também nos surpreender em outros estilos. Se você gostou das dicas de como tocar esses sucessos, inscreva-se no nosso curso de ukulele do Cifra Club Academy!

Venha aprender novos ritmos, acordes, técnicas e muito mais com a instrutora Luana Mascari, referência do ensino de música online. Se torne fera no ukulele!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK