Cifra Club

As principais marcas de guitarras brasileiras

Uma das maiores preocupações para quem está começando a tocar guitarra é sobre qual marca e modelo comprar. Para vários músicos, a opção mais viável é investir em marcas de guitarra brasileiras.

Mulher tocando uma Giannini, uma das melhores marcas de guitarra brasileiras
A Giannini é um dos grandes destaques quando o assunto é fabricação de instrumentos nacionais (Foto/Reprodução/Internet)

Apesar da longa tradição dos nossos instrumentos, atualmente poucas marcas fabricam em território nacional. Contudo, elas não deixam de ter seu valor, e é justamente sobre as marcas de guitarra brasileiras que nós vamos falar hoje!

Conheça as melhores marcas nacionais 

Neste post, vamos analisar a história das seis principais marcas de guitarra brasileiras, além das características de cada uma, modelos produzidos etc. Vamos lá!

Tagima

A Tagima é, provavelmente, a marca de guitarra brasileira mais conhecida atualmente. A empresa teve um longo caminho, desde a sua criação pelo luthier Seizi Tagima até o domínio do mercado nacional.

Uma das qualidades da empresa é oferecer instrumentos para qualquer tipo de guitarrista. Os iniciantes possuem ótimas opções com um bom custo-benefício, como os modelos Memphis, TW-61 e TG-530.

Já os guitarristas profissionais têm à sua disposição séries como a Brasil e a Signature, que estão entre as melhores guitarras fabricadas em território nacional.

Giannini

A história da Giannini se confunde com a da música brasileira. Afinal, são mais de 120 anos que a marca fornece instrumentos e equipamentos para quem toca.

Inicialmente, era voltada apenas para a construção de violões. Entretanto, a partir da década de 1960, com a revolução musical que o rock’n’roll causou no mundo, passou a oferecer guitarras, baixos e amplificadores valvulados também.

Atualmente, a Giannini não fabrica mais guitarras em solo nacional. A empresa oferece uma pequena gama de guitarras Stratocasters importadas da China. Os modelos vêm na configuração clássica com três captadores singles ou humbuckers. Apesar de ser voltada para o público iniciante, a qualidade e a tocabilidade são boas.

Golden/Eagle

A Golden foi fundada em 1983 e é outra que deixou de fabricar em território nacional ao longo dos anos. Na década de 90, surgiu a Eagle, uma nova marca da companhia para a importação de instrumentos.

Atualmente, o grupo engloba as marcas Golden, Eagle, Hofma e Shelby. A Golden oferece algumas linhas de guitarras como Les Paul e SG, enquanto a Eagle oferece Stratocaster e Telecaster, por exemplo. Além disso, há também modelos baseados em Ibanez com pontes flutuantes.

N.Zaganin

Instrumentos da N.Zaganin são um pouco menos acessíveis, já que se tratam, basicamente, de produtos construídos de forma artesanal com objetivo premium.

Além de versões de instrumentos clássicos de outras marcas, a N.Zaganin também se destaca por criar modelos que solucionam necessidades dos músicos. Exemplo disso são as guitarras TL, Flow e Modern ST.

Com isso, figura entre as mais premiadas marcas de guitarra brasileiras, oferecendo instrumentos de altíssima qualidade.

PHX

A PHX é uma marca que vem agregando com instrumentos para o mercado nacional há quase 40 anos. Inicialmente com foco no público iniciante, a empresa passou por uma reformulação, disponibilizando também conhecidos modelos, como Les Paul e Stratocasters.

Tonante

A Tonante é uma marca de instrumentos musicais criada por dois irmãos, em 1954. Seu foco sempre foi fazer instrumentos mais baratos, e, com a dificuldade de importar peças, alguns produtos tinham a qualidade bem duvidosa.

Após fechar suas portas e, em seguida, voltar à ativa no mercado, a Tonante tem como destaque atual um modelo de Stratocaster. Em comparação com as décadas passadas, a qualidade dos seus importados agora é boa.

Gostou do conteúdo? Então, não esqueça de compartilhar com os amigos que também querem saber mais sobre as marcas de guitarra brasileiras.

Se você está começando ou quer dar início à prática do instrumento, confira o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de cursos online! Lá você tem aulas de diferentes instrumentos, com os melhores professores e material didático que pensa em cada etapa da sua jornada como músico. É a sua chance de evoluir quando e onde quiser!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK