Vish! Alguém pegou todas as nossas palhetas! Nossa equipe de gnomos está resolvendo o caso!

Enquanto isso, fique por dentro das novidades!

Facebook CifraClub

Cifra Club

Aprenda a tocar 15 músicas com capotraste

Além de substituir o dedo indicador ao tocar pestana, o capotraste serve para buscar sonoridades diferentes nos acordes. Para te ajudar a treinar, listamos 15 músicas com capotraste.

músicas com capotraste
Foto: Freepik

Saber como usar o capotraste vai aumentar e enriquecer seu repertório. Então, bora começar a usar esse acessório? 🙂

15 músicas com capotraste para você treinar

Shapes com pestana podem ser feitos com mais facilidade usando o capotraste.

Porém, ele também permite que tons mais agudos sejam tocados como cordas soltas, trazendo timbres diferentes aos acordes. Então, vamos ver como o capotraste funciona na prática!

1. Só os Loucos Sabem ― Charlie Brown Jr.

Para tocar Só Os Loucos Sabem, o capotraste deve estar na terceira casa.

Entre seus 10 acordes, as pestanas (C#9 e F#m), o C#m e o E/G# demandam mais dedicação.

O riff da introdução é bem marcante. Por isso, se atente à execução dele, pois a melodia em oitavas e as cordas soltas precisam soar com clareza.

Como a batida de mão direita é bem rápida e tem diversas variações, recomendamos que você inicie seus treinos tocando-a em um andamento mais lento com um metrônomo.

2. Ousado Amor ― Isaías Saad

Ousado Amor é essencial em uma lista de músicas com capotraste. Além de precisar colocá-lo na segunda casa, ela traz alguns estudos interessantes.

Entre seus 4 acordes, o C#m vai exigir um pouco mais de dedicação. Por outro lado, ela só tem duas progressões de acordes muito parecidas.

Por último, o solo é bem fácil, sendo um bom início para quem quer começar a se aventurar nesse campo.

3. I’m Yours ― Jason Mraz

O uso do capotraste na segunda casa em I’m Yours proporciona mais opções de acordes com cordas soltas em uma tonalidade que não tem muita opção.

Ela tem 6 acordes que não são tão simples, entre eles a pestana E/G#, sendo um bom treino de troca de shapes.

Por fim, essa música traz uma variação simples da batida de reggae, o que é bom para quem quer se iniciar nesse estilo.

4. Wonderwall ― Oasis

Muita gente toca Wonderwall sem capotraste, mas se você quer obter a mesma sonoridade da original, é preciso colocá-lo na segunda casa.

Outra peculiaridade dessa música é que o dedo anelar fica pressionando a corda Si na terceira casa (a partir do capotraste) por quase toda a música.

Assim como o mindinho fica na terceira casa da corda mizinha, também quase do início ao fim.

5. O Segundo Sol ― Cássia Eller

Um repertório de músicas com capotraste não estaria completo sem O Segundo Sol, da Cássia Eller, que utiliza esse acessório na terceira casa.

Entre seus 9 acordes, é preciso ter maior atenção com o A/C# e a pestana Bm7. Caso ache necessário, treine essa música em um andamento mais lento.

Por fim, ela tem alguns riffs que usam as técnicas de slide, hammer on e pull off.

6. O Sol ― Vitor Kley

Apesar de ter 12 acordes, O Sol não é tão complexa quanto parece, pois apenas o D4(9) e o D4(9)/A exigem maior atenção.

Coloque o capotraste na segunda casa e, como seu andamento é rápido, treine-a em um andamento mais lento.

7. Fada ― Victor e Leo

Fada, da dupla Victor e Leo, é uma das músicas com capotraste que deve estar no repertório. Ela usa o acessório na segunda casa.

Com uma batida peculiar, ela tem apenas 4 acordes básicos e sem pestana. Se você está começando no violão, ouça atentamente a música e pratique com calma para tirá-la.

8. Aonde Quer Que Eu Vá ― Paralamas do Sucesso

Um dos maiores clássicos dos Paralamas do Sucesso, Aonde Quer Que Eu Vá precisa estar presente em uma lista de músicas com capotraste.

Coloque o acessório na quinta casa. Entre seus 11 acordes, o D11/F# e as pestanas F#m e C#m precisam de mais treino.

9. The Scientist ― Coldplay

O Coldplay é uma banda sempre muito pedida em rodas de violão e barzinhos. Por isso, colocamos um de seus maiores sucessos, The Scientist, na nossa lista de músicas com capotraste.

Coloque esse artefato na primeira casa e comece treinando as trocas que envolvem os shapes mais complexos: B11/D#, C#m7 e E7M(9). Quando essas mudanças estiverem legais, tire o resto da música.

Por fim, a levada de violão busca simular o piano dessa música, unindo toques no baixo e acordes em bloco.

10. Sutilmente ― Skank

Coloque o capotraste na quarta casa para tocar Sutilmente, do Skank. Entre seus 10 acordes, recomendamos maior atenção somente com a pestana Bm.

No entanto, quem já domina os acordes básicos sem pestana, vai perceber que grande parte deles são variações de formas semelhantes, ajudando tanto na memorização quanto na execução.

11. Domingo de Manhã ― Marcos e Belutti

Com apenas 4 acordes e o capotraste na quarta casa, Domingo de Manhã é acompanhada por uma batida que usa a técnica de hammer on nos acordes C, Dm e F7M/C.

Como o andamento da música é lento, é mais confortável treinar esse macete muito usado no violão. Contudo, se você preferir, pratique em um andamento mais lento.

12. Te Esperando ― Luan Santana

Entre as músicas com capotraste da nossa lista, Te Esperando traz um toque abafado que pode ser um desafio para iniciantes.

Ela usa o capotraste na terceira casa e tem apenas 3 acordes, sendo o Cm uma pestana. Por isso, essa música é boa para quem quer começar a estudar esse tipo de acorde.

13. Trevo (Tu) ― Anavitória

Usando o capotraste na terceira casa, Trevo (Tu) traz 6 acordes bem peculiares e fáceis de tocar.

A batida dela também é simples: basta ouvir a música e acompanhar a tablatura na cifra que você já vai estar tocando.

14. Pescador de Ilusões ― O Rappa

Pescador de Ilusões, do Rappa, utiliza o capotraste na primeira casa e tem apenas 3 acordes básicos.

O maior desafio dela é se concentrar para não perder o ritmo da música, mas isso é alcançado rapidamente com pouco treino devido à sua simplicidade.

15. A Thousand Years ― Christina Perri

Encerrando nossa lista de música com capotraste em grande estilo com o grande sucesso de Christina Perri, A Thousand Years. Usando o capo na terceira casa, ela traz um ótimo estudo de dedilhado.

A música tem 15 acordes e indicamos maior atenção com os shapes menos convencionais, como em C4+ e no C5. Pratique o dedilhado com calma, pois ele é o principal desafio.

Continue seu aprendizado com o Cifra Club Academy!

Agora que você incluiu algumas músicas com capotraste no seu repertório, queremos te convidar para assinar o Curso de violão do Cifra Club Academy!

Venha aprender como usar outros acessórios, como o slide, e dominar técnicas e acordes com shapes complexos. Sem falar na parte teórica. Tudo isso com ótimo conteúdo elaborado pelo Cifra Club.

Não perca mais tempo e se inscreva agora!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club PRO

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club PRO
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK