Cifra Club

Aprenda a tocar 10 sucessos do Di Ferrero

Venha aprender, neste artigo, a tocar os maiores sucessos do Di Ferrero no violão ou na guitarra!

Di Ferrero cantando e tocando violão em show
Di marcou época à frente do NX Zero e agora segue na ativa em carreira solo (Foto/Reprodução/Internet)

Chegou o aniversário do cantor e compositor Di Ferrero! E, para comemorar mais um ano de vida desse grande artista, nada melhor do que fazer uma homenagem aprendendo a tocar seus maiores sucessos, certo?

Portanto, ative o modo nostalgia, pois vamos relembrar os hits do rock nacional dos anos 2000 cantados por ele, na época em que liderava o NX Zero! Além disso, seus sucessos seguindo carreira solo também não podem faltar. Então, bora lá?

10 sucessos do Di Ferrero para o seu repertório

Na nossa lista de hits do cantor, você vai descobrir quais os macetes e dicas para arrasar tocando. Então, pegue sua palheta, aumente o som e vem com a gente!

Cedo ou Tarde

Antes de começar a tocar Cedo ou Tarde, você precisará afinar seu instrumento meio-tom abaixo. O início da música já conta com um solo, que pode ser executado sem muita dificuldade, já que segue uma mesma forma, mudando apenas de casa.

Na maior parte da música, a batida será a mesma. As variações estão no pré-refrão, dê atenção a elas! Os acordes se repetem até o final, em sequência, mudando de posição apenas no refrão.

Caso fique com dúvidas, nossa videoaula tem explicações detalhadas sobre o ritmo e o riff da música!

Razões e Emoções

Assim como na primeira música da lista, para tocar Razões e Emoções também será necessário afinar seu instrumento meio-tom abaixo. O solo da introdução é bem simples e se repete. Já o acompanhamento do solo é feito com batidas alternadas nos três primeiros acordes e, no último, todas para baixo.

Os shapes aqui são feitos com as cordas soltas. Em alguns momentos, como na primeira parte em que as batidas são para baixo, a mão direita (para os destros) irá abafar as cordas, para dar mais ritmo. O grande lance aqui é não se perder nas variações rítmicas, então treine bastante repetições!

E, para facilitar ainda mais, abaixo temos uma videoaula com outros detalhes de como tocar esse sucesso do Di Ferrero:

No Mesmo Lugar

Na versão original de No Mesmo Lugar, a música é tocada na guitarra. Mas, se preferir, podemos adaptar e fazer uma versão acústica para o violão. Que tal?

Para facilitar, você pode dar um play na música e tentar acompanhar para pegar o ritmo. Sobre os acordes, alguns são básicos, como E, A e D. Mas temos também algumas pestanas e o shape de E/G#, que pode trazer uma certa dificuldade se você for iniciante. Vamos tentar?

Cartas Pra Você

Ainda está no nível iniciante? Cartas Pra Você é uma ótima pedida para evoluir no violão! Com apenas uma pestana, essa música dá pra tirar de letra e aumentar seu repertório de acordes.

Não se esqueça de treinar o ritmo das batidas para não se perder na troca de acordes. A levada será a mesma até o final da canção, e temos uma variação apenas na passagem da segunda parte. Se atente a ela!

Na nossa videoaula tem o passo a passo, caso fique com dúvidas!

Seus Sinais

Antes de começar a tocar Seus Sinais, lembre-se que ela é tocada em um tom acima. Então, precisamos colocar o capotraste na 2ª casa!

A grande chave para tocar essa música é a mão direita (a mão esquerda para os canhotos). É ela que dita o ritmo, puxando as cordas e tocando o bordão (nota mais grave). A outra mão também será exigida aqui, pois, para executar as várias pestanas, você precisará estar com a técnica em dia!

Ligação

Logo na introdução de Ligação, temos um pequeno solo, bem simples, e já se inicia a primeira parte. Para tocar esse hit, uma dica é separá-lo por partes, pois em alguns momentos o ritmo e os acordes serão os mesmos, e alguns possuem particularidades.

Preste bastante atenção nas batidas das passagens, que podem ser para baixo ou alternadas. Elas podem fazer você perder o tempo da música, então treine bastante!

Sentença

Para tocar Sentença no violão, podemos fazer algumas adaptações da versão original. A versão acústica é uma ótima referência para se basear. Fique atento às pausas rítmicas durante toda a música para não perder o tempo.

Certamente essa é uma boa pedida para treinar pestanas, já que aqui todos os acordes estão nessa forma. E elas podem te ajudar com ritmo, abafando e cortando o som quando for necessário. Vamos treinar esse fundamento?

Só Rezo

Chegou a hora de aprender a tocar Só Rezo no violão na versão simplificada! Nessa versão, todos os acordes são tocados com as cordas soltas. Uma dica é usar a forma do A5(9) para fazer todos os outros shapes e ir mudando de casa conforme a sequência.

O ritmo será o mesmo até o final. Portanto, treine bastante para fixar a levada e facilitar na troca dos acordes. Ficou com alguma dúvida? Na videoaula abaixo tem tudo que você precisa saber para tocar essa música, que é um dos maiores sucessos do Di Ferrero!

Onde Estiver

Onde Estiver é uma boa oportunidade para aumentar e diversificar seu repertório de acordes! Alguns devem exigir mais de quem está iniciando e se deparou com esses shapes pela primeira vez. Então, persista nos estudos e treine bastante!

Nessa música, a batida pode ser feita de três maneiras diferentes, e você pode optar pela que mais achar bacana. Ou até mesmo usar mais de uma! Para saber mais sobre esses ritmos, é só assistir à videoaula, bora?

Onde a Gente Chegou

Para tocar Onde a Gente Chegou você precisará mostrar toda sua técnica em dedilhado, pois ele segue até o final. Lembre-se que a música é tocada meio-tom acima, então é preciso posicionar o capotraste na 1ª casa.

Os acordes são bem simples de executar, sem nenhuma pestana. Então, aproveite para aperfeiçoar o dedilhado, a parte principal que dá o brilho da canção!

Chegamos ao final da nossa lista de sucessos do Di Ferrero! Essas foram algumas das composições desse artista que marcou a geração 2000 com o NX Zero e segue tocando nas nossas playlists e corações.

E, para comemorar o aniversário do Di, compartilhe muito esse conteúdo com os amigos! Relembre as músicas mais antigas e ouça as atuais, afinal, são muitos sucessos já lançados. E, com certeza, muitos ainda virão!

Parabéns, Di Ferrero!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK