Vish! Alguém pegou todas as nossas palhetas! Nossa equipe de gnomos está resolvendo o caso!

Enquanto isso, fique por dentro das novidades!

Facebook CifraClub

Cifra Club

Aprenda as músicas mais tocadas no violão

Confira nossa lista de sucessos mais tocados para aumentar o repertório e evoluir no violão!

Dominar algumas das músicas mais tocadas no violão permite que você toque em barzinhos, eventos, para amigos e família ou simplesmente para si.

Ter um repertório musical diversificado é importante para quem toca violão, já que permite aprender novas técnicas. Então, confira alguns dos maiores sucessos que vão te ajudar a evoluir no instrumento!

Aprenda as 16 músicas mais tocadas no violão

É difícil definir quais são exatamente as músicas mais tocadas, pois isso varia de região, gênero, época e tendências.

Por isso, as canções da nossa lista foram escolhidas por serem muito acessadas no Cifra Club, mesmo não sendo hits atuais.

Elas são boas para quem deseja montar um repertório sólido para tocar e cantar no violão, com músicas conhecidas e acessíveis que agradam a diferentes públicos. Vamos?

1. Só Os Loucos Sabem — Charlie Brown Jr.

Na cifra completa de Só Os Loucos Sabem você encontra as tabs para as levadas de violão. Tenha atenção às ghost notes e às direções das batidas.

Outro detalhe importante é o uso do capotraste na terceira casa. Como a banda usava uma afinação mais baixa, é possível que você encontre registros deles usando o capo em casas mais à frente.

Ainda que nenhum dos acordes apresente uma grande dificuldade, você vai precisar tocar em posições altas, o que pode ser menos confortável. Pratique devagar para acostumar os dedos a estarem mais contraídos.

2. Malandragem — Cássia Eller

Na cifra de Malandragem você vai encontrar um arranjo “condensado” da versão do famoso Acústico MTV, da Cássia Eller.

Por isso, mesmo que muitos dos acordes pareçam simples, há sugestões de shapes com pestanas em todos, ótimo para quem quer desenvolver essa técnica.

Além disso, você vai encontrar as tabs para o solo da canção, sendo possível aplicar técnicas como slides, ligados e bends.

3. Pais e Filhos — Legião Urbana

Pais e Filhos é uma ótima música para treinar dedilhados. Na nossa cifra, as duas guitarras da gravação da Legião Urbana foram reunidas em uma versão que mantém um nível de tocabilidade bem acessível para focar nos dedilhados.

Ao aprendê-los, saiba quais dedos estão tocando cada uma das cordas. Se necessário, estude o dedilhado da mão direita (que dedilha) separadamente, sem usar a mão esquerda.

4. Wish You Were Here — Pink Floyd

Um clássico do Pink Floyd, Wish You Were Here não possui nenhum acorde complicado — mesmo as inversões como D/F# são tranquilas.

O mais importante é encontrar as tabs para os riffs do início da canção e para os três solos que acontecem ao longo da música.

Mesmo que não sejam rápidos, os solos vão exigir uma grande atenção a técnicas como double stops, slides, bends, ligados e vibratos.

5. Boate Azul — Bruno e Marrone

Indispensável para quem deseja um modão em seu repertório, Boate Azul é um bom desafio para treinar pestanas. Shapes como o Eb e Ab podem ser desafiadores.

A versão do solo inicial é ótima para aprender linguagem musical e treinar ligados, além de double-stops.

6. Evidências – Chitãozinho e Xororó

Um dos maiores sucessos do sertanejo, Evidências ajuda a expandir seu vocabulário de acordes.

Você vai encontrar 26 shapes, incluindo acordes com sétima, notas adicionadas, inversões entre outros.

Alguns podem ser difíceis no início, então lembre-se de praticar a mudança de um para outro bem devagar, guiando os dedos para onde eles devem ir.

7. Borboletas — Victor e Léo

Um hit do sertanejo, Borboletas é relativamente simples em relação a sua harmonia e o número de acordes, apenas 7.

Além disso, você encontra riffs e solos que misturam um pouco de rock ao sertanejo, o que torna esta música ótima para incluir no repertório.

8. Você Vai Ver — Zezé Di Camargo e Luciano

Na cifra de Você Vai Ver, estão disponíveis as tablaturas para todos os solos que acontecem na música, que são os maiores desafios.

Eles possuem várias passagens rápidas e, para tocá-las com fluidez, é preciso aprender devagar, buscando sempre o relaxamento.

Utilize o metrônomo para aumentar a velocidade de forma gradativa. Busque sincronizar bem o movimento das duas mãos e procure sempre tocar de forma limpa. Com o passar do tempo a velocidade virá.

9. Velha Infância — Tribalistas

Para quem deseja aprender MPB, Velha Infância é excelente. Ela possui apenas 3 acordes, ainda que dois tenham pestana, não é uma música que vai exigir muito da mão esquerda.

Se você quer ter mais dicas de como elaborar a batida, assista a nossa videoaula:

10. Sozinho — Caetano Veloso

Talvez uma das músicas mais desafiadoras da nossa lista, Sozinho tem 17 acordes e apresenta uma linguagem harmônica interessante, com sétimas, sextas, nonas e inversões.

Mas também possui um acompanhamento dedilhado pouco óbvio, com muitas variações. Você precisa ouvir muito a música e praticar com atenção para memorizar essas passagens.

11. Chão de Giz — Zé Ramalho

Além de ser uma das músicas mais tocadas, Chão de Giz é também um sucesso da MPB muito acessível para quem quer ampliar seu repertório.

A maioria dos shapes são de acordes básicos ou variações e apenas um dos acordes precisa de pestana. A batida também é simples.

12. Oceano — Djavan

Um clássico do Djavan, Oceano apresenta a rebuscada linguagem harmônica do compositor alagoano em seus 24 acordes.

Como vantagem, o acompanhamento é composto de um ritmo básico ao longo da música. Aprenda os shapes que você ainda não conhece e depois comece a praticar as mudanças. Depois, adicione o ritmo.

13. Ousado Amor — Isaías Saad

Ousado Amor é uma das músicas gospel mais conhecidas no violão e muito acessível para quem está começando, com apenas 4 acordes.

A canção pede o uso de capotraste na quarta casa e traz uma introdução com melodia simples em tablatura, disponível na cifra.

14. Jesus em Tua Presença — Morada

Jesus em Tua Presença é uma ótima opção para quem deseja aumentar o repertório com maior variedade de acordes.

Alguns dos acordes são menos comuns, como B11/D# e E/G#, então preste atenção a eles. A música ainda conta com um solo em oitavas, que pode ser praticado abafando a corda do meio com o dedo indicador.

15. Preciso de Ti — Diante do trono

Um dos clássicos do grupo Diante do Trono, Preciso de Ti exige um pouco mais de atenção. Ela tem 15 acordes, incluindo inversões, suspensões e sétimas.

O ideal é praticar cada grupo de acordes separadamente, garantindo segurança antes de aplicar a levada.

16. Oh, Quão Lindo Esse Nome É — Ana Nóbrega

Uma música bastante tocada em celebrações e encontros religiosos, Oh, Quão Lindo Esse Nome É utiliza capotraste na segunda casa.

Ela também apresenta um dedilhado simples, alternando os dedos polegar, indicador e médio. Esse padrão se mantém constante, tornando a execução mais intuitiva.

Amplie seus conhecimentos com o Cifra Club!

Agora que você aumentou o repertório com as músicas mais tocadas no violão, que tal aprender mais e gastar menos?

Confira as ofertas exclusivas de Black Friday para assinar o Cifra Club e comece hoje mesmo a aprimorar suas habilidades musicais.

banner black friday
Foto de Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club PRO

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club PRO
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK