Cifra Club

Confira a melhor música de cada disco do Foo Fighters

Falar sobre o Foo Fighters é abordar a essência do grunge, o rock atual e performances memoráveis. Dessa forma, a banda acumula diversas passagens pelo Brasil, com direito a histórias marcantes. Com isso, hoje você vai conferir uma música de cada álbum do Foo Fighters, para entender melhor a banda!

Dave Grohl tocando guitarra e cantando em apresentação ao vivo
Vocalista Dave Grohl em show do Foo Fighters (Foto/Reprodução/Internet)

Atualmente, além da vinda ao Lolla, o grupo curte o lançamento do seu próprio filme, Studio 666. Então, hora perfeita para conhecer um dos grandes nomes do rock e aprender mais sobre sua importância na música mundial, concorda? Enfim, vamos lá! Fones a postos?

Foo Fighters: uma história de sucesso

O Foo Fighters é uma banda que tem como figura central o seu vocalista, Dave Grohl, ex-integrante do Nirvana e do Queens of the Stone Age. Após a passagem por essas bandas, o até então baterista resolveu gravar canções autorais, cantando e tocando todos os instrumentos (sim, isso mesmo que você leu, todos!).

Nascia aí o Foo Fighters, um som que viria a se tornar icônico após a entrada dos demais integrantes, conquistando os jovens dos anos 90. Agora, além do fundador da banda, Taylor Hawkins, Nate Mendel, Chris Schiflett, Pat Smear e Rami Jaffee também espalham hard rock, rock alternativo e grunge pelo planeta.

Como resultado disso, eles acumulam dez álbuns de estúdio, alguns ao vivo, coletâneas, EPs e diversos sucessos. Nesse sentido, conquistaram quatro vitórias de Melhor Álbum de Rock no Grammy. Além disso, já estiveram no Brasil algumas vezes, tanto tocando em festivais (Rock in Rio e Lollapalooza) quanto em shows solo.

Eventualmente, se apresentaram com a perna quebrada, chamaram crianças ao palco para tocar e lançaram projeto musical em homenagem às vítimas dos ataques em Paris, em 2015. Confira essa entrevista de Grohl sobre a participação da banda no Lolla de 2012:

No entanto, apesar de todos esses pontos que fundamentam a história da banda, o Foo Fighters não para por aí.

Cinema e literatura: uma banda muito além da música

Antes de tudo, é preciso dizer que o Foo Fighters já esteve envolvido algumas vezes com projetos fora do universo musical. Assim, você encontra Dave Grohl no filme de outra figura lendária, Jack Black, com um papel cômico e musical no longa do Tenacious D.

Da mesma forma, o primeiro filme do sexteto, Studio 666, mostra um encontro da música com forças sobrenaturais. Assim, em meio às gravações do álbum Medicine at Midnight (2021), eles enfrentam um bloqueio criativo (quem nunca?) e forças malignas, interpretadas pelo próprio vocalista.

Além disso, eles lançaram também o documentário Sound City, dirigido por Grohl em 2013, assim como uma série documental chamada Sonic Highways. Para completar, o frontman do grupo lançou um livro autobiográfico com histórias sobre a música e sua vida.

Uma música de cada álbum do Foo Fighters

Pelo currículo extenso já deu para entender sua relevância, não é mesmo? Portanto, listamos uma música de cada álbum do Foo Fighters para você conhecer ainda mais a fundo o som desses seis caras. Preparado? Então, vamos nessa!

1. This Is a Call — álbum Foo Fighters (1995)

This Is a Call foi o single de estreia da banda. Além de viradas de bateria surpreendentes, a música tem sonoridade refrescante e não deixa de flertar com o grunge. Com riffs de guitarra bem presentes, é a faixa de abertura do primeiro álbum do grupo, certificado de platina nos Estados Unidos e no Canadá.

2. Everlong — The Colour and the Shape (1997)

Uma das canções mais conhecidas pelo público, Everlong alcançou o terceiro lugar na Billboard e, ademais, seu videoclipe com estética emblemática concorreu a diferentes prêmios. Durante muito tempo, a banda ficou conhecida apenas por esse hit. É um verdadeiro sucesso!

3. Learn to Fly — There Is Nothing Left to Lose (1999)

Um dos singles mais bem sucedidos da turma de Dave Grohl, Learn to Fly ocupou a 19ª posição da lista Hot 100 da Billboard e a primeira posição do Modern Rock Tracks. Além disso, conta com um clipe engraçado estrelado pelos integrantes da banda, com participação do Tenacious D. Por consequência, a gravação ganhou o Grammy de Melhor Videoclipe em 2001. 

4. Times Like These — One by One (2002)

Agora, vamos para o álbum One By One, que contou com a participação especial de Brian May, eterno guitarrista do Queen, em uma das faixas. Times Like These é uma das maiores músicas da banda e também conta com um clipe marcado na história do rock. Confira:

Como resultado de sua relevância, a canção ganhou uma versão especial para a BBC na quarentena. Assim, a regravação contou com a presença de artistas como Dua Lipa, Ellie Goulding, Rita Ora, Sean Paul e outros. Você pode conferir o resultado aqui:

5. Best of You — In Your Honor (2005)

Apesar de integrar um álbum duplo, com uma das partes voltada para versões acústicas, Best of You chama atenção por si só no contexto geral. A faixa é um sucesso absoluto da banda, chegando a liderar as paradas Hot Modern Rock Tracks e Hot Mainstream Rock Tracks. Isso sem falar nos charts por países e nos prêmios conquistados.

6. The Pretender — Echoes, Silence, Patience & Grace (2007)

Ao estrear em agosto de 2007, The Pretender já entrou para a posição de número 47 das melhores canções do ano da Rolling Stone. Além disso, foi indicada ao Grammy por Melhor Canção de Rock e Gravação do Ano e saiu eleita a Melhor Performance de Hard Rock em 2008. Por fim, integrou a trilha sonora do jogo Tony Hawk’s Proving Ground. Quem nunca jogou ouvindo essa música? 

7. Walk — Wasting Light (2011)

Ao mesmo tempo que Walk apresenta letra reflexiva, seu clipe mostra situações cotidianas que fazem pensar da mesma forma, mostrando uma versão mais crítica da banda. Nesse sentido, a canção venceu as categorias de Melhor Performance de Rock e Melhor Música de Rock do Grammy, no ano de lançamento do álbum Wasting Light.

8. Something from Nothing — Sonic Highways (2014)

Com sonoridade mais marcada pelo groove do que pelo peso das guitarras, Something from Nothing foi a faixa que elevou o Sonic Highways para o mundo. Eventualmente, era a música de abertura dos shows do Foo Fighters.

9. The Sky Is A Neighborhood — Concrete and Gold (2017)

Assim como a canção anterior, The Sky Is A Neighborhood é conduzida pelo baixo mais marcado, em uma pegada que lembra um pouco os Beatles. Um pouco sombrio, o videoclipe da faixa foi dirigido por Dave Grohl, que incluiu uma participação de suas filhas na obra audiovisual.

10. No Son Of Mine — Medicine at Midnight (2021)

Da mesma forma que No Son Of Mine é claramente uma música mais pesada, ela é também dançante e divertida. Embora alegre, o contexto de produção dessa e das demais canções do Medicine at Midnight foi pesado, devido à pandemia e às questões eleitorais dos Estados Unidos.

Conseguiu escolher uma música de cada álbum do Foo Fighters?

Sabemos que uma música de cada álbum do Foo Fighters pode não ser suficiente para conhecer todo o potencial da banda. Mas, certamente, ajuda a dar um panorama da sonoridade do grupo e a aquecer para os próximos shows.

Afinal, qual a sua canção favorita e por quê? Agora, aproveite para compartilhar este post com os amigos, para vocês ouvirem esses e outros clássicos do Foo Fighters juntos. Até mais!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK