Cifra Club

Aprenda a tocar as melhores músicas de Bruno & Marrone

Confira o Top 10 das melhores músicas de Bruno & Marrone!

O sertanejo é um gênero musical que o povo brasileiro adora! Não é à toa, afinal, os seus versos clássicos contam o dia a dia dos responsáveis pelo manejo do campo. Sendo assim, selecionamos as 10 melhores músicas da dupla Bruno & Marrone para você tocar no violão!

Bruno e Marrone cantando em apresentação ao vivo
Bruno & Marrone, uma dupla história e colecionadora de hits (Foto/Reprodução/Internet)

Para completar, caprichamos nas dicas certeiras para você tocar, hoje mesmo, os sucessos da dupla. Aliás, foi difícil selecionar apenas 10 canções. Isso porque são mais de 35 anos de carreira.

Durante esse período, a dupla apresentou um trabalho incrível que enriqueceu o cancioneiro da música sertaneja. Em alguns casos, surpreenderam tanto na interpretação que deram um novo ar para canções imortalizadas no repertório brasileiro.

Então, se tocar violão sertanejo é o teu lance, prepare-se para ter os grandes sucessos de Bruno & Marrone na ponta dos dedos! Confira um spoiler:

  • Dormi na Praça
  • Choram as Rosas
  • Isso cê Não Conta
  • Vida Vazia
  • Boate Azul
  • Te Amar Foi Ilusão
  • Bijuteria
  • Por Um Minuto
  • Surto de Amor
  • Na Conta da Loucura

Só clássicos, confere? Então, continue comigo e vamos aprender a tocar essas canções que tanto encantam gerações.

Como tocar as melhores músicas de Bruno & Marrone?

Afine o seu violão e esquente a sua voz, pois você vai aprender agora hits marcantes de uma das maiores duplas sertanejas da história! Assim, nossas dicas vão ajudar os apaixonados por Bruno & Marrone e da música sertaneja como um todo.

1. Dormi na Praça  

Um dos grandes sucessos da dupla é a música Dormi na Praça. Apesar de possuir apenas 6 acordes, a cifra é um pouco complicada para os iniciantes, já que 2 shapes precisam de pestana.

Sobre o ritmo, ele merece um pouco de atenção, pois, na maioria das vezes, há dois acordes por compasso. Mesmo assim, com um pouco de treino, qualquer um pode tocá-la.

2. Choram as Rosas

Em comparação com a anterior, o sucesso Choram as Rosas possui uma levada mais fácil de executar. Nesse sentido, na maior parte da música, deve-se tocar um acorde por compasso. Mas há exceções, principalmente no final das frases, quando há dois acordes no mesmo tempo.

Sobre a harmonia, a versão original está no tom de G. São 7 acordes diatônicos, e, para os iniciantes, o único com pestana (Bm) pode ser substituído pelo Bm/D. Experimente também a ferramenta de variar acorde na página da música no Cifra Club.

3. Isso Cê Num Conta

Isso Cê Num Conta possui alguns desafios, sobretudo em questões rítmicas, mas qualquer iniciante pode tocar. Afinal, há mais de um tipo de levada, que se alternam entre as partes da canção. Além disso, em algumas passagens, há dois acordes por compasso.

Sobre os acordes, todos fazem parte da tonalidade de C. shapes invertidos, como o caso do C/E e G/B. E, para driblar a pestana, experimente a inversão F/A no lugar do F.

4. Vida Vazia

A canção Vida Vazia possui o andamento mais rápido e algumas batidas particulares. Afinal, o ritmo alterna conforme as partes da canção e, como de costume, há compassos com dois acordes. No entanto, com um pouco de dedicação, os iniciantes também podem tocá-la.

A dupla faz o uso das tensões harmônicas de forma genial logo nos primeiros compassos. No início, a sequência de acordes G – G7M – G6 – G intensifica a movimentação. A pestana aparece somente no Bm, mas você pode evitá-la com o Bm/D.

5. Boate Azul

Apesar de Boate Azul ser um clássico nacional, a versão da dupla se tornou uma das melhores músicas de Bruno & Marrone. Com o ritmo de guarânia, ela possui o compasso ternário, como a valsa. Além disso, a mesma levada se mantém por toda a canção.

Curso do Cifra Club ensina mais de 20 batidas de violão sertanejo

Sobre a tonalidade, boa parte está em Am, mas há trechos em A. Ademais, há 9 acordes e somente um deles (F) precisa de pestana. Para quem está iniciando, experimente substituí-lo por F/A, poia fica mais fácil e dá mais movimento.

6. Te Amar Foi Ilusão

Agora, vamos às dicas de uma das canções mais difíceis interpretadas pela dupla. Te Amar Foi Ilusão possui 20 acordes, 4 deles com pestana e muitas passagens rápidas. Sem dúvidas, é um desafio, mesmo para os músicos avançados.

A levada também conta com algumas peculiaridades. Em alguns trechos, como na introdução e no refrão, destaque para a intensidade, um típico modão. No entanto, experimente suavizar a batida nos versos para dar um toque especial.

7. Bijuteria

Bijuteria é mais uma das melhores músicas de Bruno & Marrone que os iniciantes podem se assustar com a quantidade de acordes. Mas não se apavore, pois estamos aqui para te ajudar. Afinal, sempre há um jeitinho de facilitar as canções, como mostra a videoaula abaixo:

Mas, se você gosta de desafios, recomendamos a aula completa. Apesar do ritmo ser simples, são 17 acordes e muitos deles com inversões. No entanto, para a alegria dos iniciantes, não precisa se preocupar com a pestana!

8. Por Um Minuto

Mais uma canção da dupla que merece muita atenção. Por Um Minuto, além das variações rítmicas, possui muitos acordes que são minimizados na versão simplificada. Confira:

Porém, no final da versão completa, há uma modulação de G para A. No novo tom, você precisa estar com a pestana em dia para formar os acordes Bm, C#m, F#m. Aos que estão dedilhando suas primeiras notas, será um grande desafio.

9. Surto de Amor 

O ritmo de valsa não é comum na música sertaneja, mas encaixou muito bem em Surto de Amor. Além disso, é fácil de tocar, pois possui apenas uma sequência com 4 acordes que se repete. O tom original é F e há dois shapes com pestana.

Se você não domina essa técnica, experimente tocá-la no tom de G. Aliás, substitua Bm por Bm/D. Dessa forma, fica mais fácil tê-la em seu repertório!

10. Na Conta da Loucura 

E chegamos ao fim das melhores músicas de Bruno & Marrone com o hit Na Conta da Loucura, música animada e fácil de tocar. A versão original está em Bm e possui apenas 6 acordes. Há algumas variações no ritmo, principalmente nas passagens mais rápidas.

Quem quiser evitar a pestana, tente tocá-la em Em. Além disso, todos os shapes são básicos. Portanto, se você for iniciante, pode aprendê-la agora mesmo! 

Essas foram as nossas dicas para você tocar as melhores músicas de Bruno & Marrone. Agora, seja um bom amigo e compartilhe o texto com a sua turma!

Assim, vocês podem se divertir tocando esses grandes sucessos juntos. Quem sabe, pode até surgir uma nova dupla sertaneja para surpreender o Brasil!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK