Cifra Club

Biografia de Jorge e Mateus: a dupla que conquistou o país

Conheça a história completa e os maiores sucessos da dupla Jorge e Mateus!

A biografia de Jorge e Mateus é sinônimo de sucesso. Com milhares de fãs espalhados por todo o país e álbuns de grande vendagem, a dupla, surgida na cidade de Itumbiara, no interior de Goiás, está na estrada desde 2005. Com mais de 15 anos de carreira, eles são considerados nomes de referência no sertanejo universitário.

Jorge e Mateus em foto para o DVD É Simples Assim
Jorge e Mateus acumulam uma imensidão de fãs ao redor do Brasil (Foto: Reprodução/Spotify)

Mais do que contribuir para a história da música sertaneja, eles colecionam uma admirada discografia, além de diversos prêmios e indicações, tanto nacionais quanto internacionais. Atualmente, somam-se aos seus números de sucesso dezenas de milhões de ouvintes nas plataformas de streaming e seguidores nas redes sociais.

Por essas e outras, o artigo de hoje é dedicado a essa trajetória tão brilhante. Ao longo da nossa conversa, você vai conferir algumas curiosidades sobre a dupla Jorge e Mateus. Quer saber tudo sobre eles? Então, acompanhe conosco!

Quem é o Jorge e quem é o Mateus na dupla?

Jorge Alves Barcelos, o primeira voz da dupla, nasceu no dia 27 de agosto de 1982. Descobriu seu talento para música ainda bem jovem e sempre cantou em festas e festivais. Antes de ser um astro do sertanejão, cursou faculdade de Direito.

Conterrâneo de seu parceiro musical, Mateus Pedro Liduário de Oliveira nasceu em 15 de julho de 1986. Assim como seu colega de palco, também descobriu sua vocação para as artes logo cedo, além de ser figura carimbada em festivais de música na escola. Antes do sucesso como segunda voz da dupla, chegou a cursar Agronomia.

Como surgiu a dupla Jorge e Mateus?

Em 2005, os até então universitários, mas já cantores, Jorge e Mateus se conheceram por meio de um amigo em comum. Pouco depois desse primeiro contato, tiveram a oportunidade de cantar juntos em um churrasco.

Como resultado, foi uma química artística acima da média, e, a partir dali, decidiram formar uma dupla.

O primeiro show oficial foi ainda em 2005, em uma boate da cidade de Itumbiara. Na mesma época, eles lançaram um CD independente, gravado na garagem da casa de Mateus, com algumas composições próprias e novas roupagens de clássicos sertanejos.

Em 2007, lançaram o DVD Ao Vivo Em Goiânia. O álbum sacudiu o cenário da música sertaneja e fez da faixa Pode Chorar o primeiro sucesso de Jorge e Mateus.

Por consequência, o projeto recebeu certificação de disco de platina da PMB, enquanto o single esteve entre as 100 músicas mais reproduzidas do ano. A partir daí, eles não pararam mais.

Consolidação da carreira

Após o sucesso do primeiro trabalho, a dupla emendou canções em trilhas de novelas, como De Tanto Te Querer, contribuindo para a notoriedade dos dois.

Ao mesmo tempo, passaram a experimentar algumas sonoridades, como pop e axé, misturados ao sertanejo. Dessa forma, impulsionaram a popularização do gênero, levando o ritmo a outras regiões do país.

O segundo álbum, O Mundo É Tão Pequeno (2009), veio para consolidar a carreira de Jorge e Mateus, com singles marcantes, como Voa Beija-Flor.

No ano seguinte, lançaram o terceiro trabalho, intitulado de Ao Vivo Sem Cortes, que novamente recebeu disco de platina. Além disso, realizaram a primeira turnê internacional, com direito a shows nos Estados Unidos.

Mas foi com o quarto disco – o primeiro de estúdio – que o destaque da dupla tomou proporções estratosféricas. Assim, Aí Já Era (2010) conta com canções memoráveis.

Por exemplo, Amo Noite e Dia (a mais executada do ano na Billboard Hot Popular Songs), Seu Astral, Chove, Chove e a homônima Aí Já Era.

Por fim, encerraram o ciclo do disco com apresentações em Londres, Amsterdã, Bruxelas e Lisboa, ampliando os horizontes.

Carreira internacional: um passo significativo na história da dupla

Após seis anos de carreira, a história de Jorge e Mateus contou ainda com voos maiores, de alcance internacional.

Ao mudarem da Universal Music para a Som Livre, a dupla gravou A Hora é Agora (2012), projeto registrado na praia de Jurerê Internacional, em Santa Catarina. Eles misturaram violão e sanfona do sertanejo a elementos de axé, forró, eletrônico e pop rock.

O projeto se tornou um marco na biografia de Jorge e Mateus e contou com a regravação de Cartaz, do cantor Fagner.

Ainda no mesmo ano, eles seguiram com grandes shows em Nova York, com público estimado de 1 milhão de pessoas durante o festival Brazilian Day. Jorge e Mateus eram atração principal do evento!

Além disso, se apresentaram em Toronto e, no ano seguinte, lançaram o álbum At the Royal Albert Hall – Live in London, produzido na Europa. Bem como o projeto anterior, este conta com a regravação de um clássico nacional, a faixa Amor Pra Recomeçar, de Frejat.

Após a boa recepção no lançamento dos singles Calma e Nocaute, eles lançaram o álbum Os Anjos Cantam, em 2015. Como resultado, venderam mais de 500 mil cópias e permaneceram com o disco entre os três primeiros no Brasil por 16 semanas consecutivas.

Para completar, foram indicados ao Grammy Latino, na categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja.

Números que marcam a biografia de Jorge & Mateus

A carreira de Jorge e Mateus também é marcada por hits e números expressivos que comprovam seu sucesso. O single Sosseguei, por exemplo, ocupou a terceira posição da Brasil Hot 100 Airplay, se destacando nas plataformas de streaming.

O álbum Como. Sempre Feito. Nunca (2016) ainda conta com Louca de Saudade e as regravações de Dias de Sol e O Amor Não é Paixão.

A história recente de Jorge e Mateus conta com o lançamento de singles consecutivos, como Se o Amor Tiver Lugar, Medida Certa e Contrato. Somado a eles, estão também Quase Sem Querer, do Legião Urbana, e a canção Mil Anos, com novos arranjos, seguidas pelo disco Terra Sem CEP (2018).

Por fim, as canções Propaganda, Tijolão e Cheirosa despontaram entre as mais tocadas do país, ocupando o topo das playlists dos aplicativos de streaming.

Que tal tocar como Jorge e Mateus?

Ao longo desses vários anos de história, a biografia de Jorge e Mateus representa não só a força do sertanejo no Brasil. Mas, principalmente, a inovação de sonoridade ao misturar ritmos, os timbres únicos da dupla e composições memoráveis, influenciando as novas gerações de cantores sertanejos.

Por isso, suas canções foram ouvidas em dezenas de países, por mais de 10 milhões de fãs. Mais do que isso, estão entre os artistas brasileiros mais seguidos nas plataformas de streaming, além de conquistarem recorde de visualizações em seus clipes. Incrível, não é?

E, se você toca violão, o que acha de celebrar a história de Jorge e Mateus incluindo as músicas da dupla em seu repertório? Para isso, você precisa aprimorar a sua técnica no instrumento, sobretudo as habilidades específicas deste gênero musical.

Nesse sentido, conheça agora mesmo o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Com a nossa plataforma de ensino online, você terá um aprendizado de primeira qualidade, que vai te ajudar a evoluir musicalmente e arrasar nas suas apresentações!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club PRO

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club PRO
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK