Cifra Club

Como fazer slap no baixo: o passo a passo completo

Confira um guia completo sobre uma das principais técnicas das quatro cordas e aprenda a fazer slap no baixo!

Fala, amante dos graves! Neste artigo especial, vamos te explicar como fazer slap no baixo, uma das técnicas mais marcantes e impactantes do instrumento, que pode ser aplicada em vários gêneros musicais. Embora não seja supercomplexo, o recurso esconde alguns macetes que fazem toda a diferença.

Baixista praticando a técnica de slap
O slap é uma das técnicas de baixo mais notáveis e divertidas de fazer (Foto: Reprodução/Pexels)

Então, o nosso objetivo aqui é facilitar a sua vida com um tutorial simples e objetivo sobre essa incrível técnica das quatro cordas. Vamos explicar todos os movimentos básicos e incluir vídeos de apoio. Como resultado, você terá todas as informações necessárias para começar a fazer slap!

Portanto, se você quer descobrir como fazer slap no baixo de uma vez por todas, continue com a gente!

Como fazer slap no baixo?

Basicamente, o slap consiste em bater e puxar as cordas do contrabaixo a fim de gerar sons percussivos e estalados.

Desde que foi inventada, no começo do século XX, a técnica marca presença em sonoridades como jazz, funk, pop e rock, entre outras. Assim, dominar o slap é uma importante missão para qualquer estudante de baixo.

Acima de tudo, o segredo para um bom slap é tocar com precisão e clareza. Ou seja, além de dominar os movimentos básicos, é preciso treinar bastante para aperfeiçoar o ataque às cordas.

Além disso, o slap tem de ser encaixado nas músicas sempre com bom-gosto. No entanto, não se preocupe, porque isso vem naturalmente com a experiência, ok?

Agora é o momento de se concentrar nos três principais fundamentos do slap no contrabaixo. Confira o passo a passo:

Batida com o polegar (thumb)

De certa forma, o slap no baixo nada mais é do que atacar as cordas de uma forma diferente. Nesse sentido, o primeiro e principal movimento é feito com o polegar da mão direita (no caso dos destros).

Posicione os dedos de forma similar ao sinal de positivo, mas com a mão inclinada lateralmente. O intuito é que o dedão fique alinhado com as cordas.

Chamado de thumb e representado em partituras e tablaturas pela letra T ou pela letra S, o fundamento consiste em bater com o dedão nas cordas em um movimento para baixo.

Normalmente, é executado nas notas mais graves de uma linha de slap. Certifique-se de usar a rotação do pulso para fazer o ataque. Ou seja, toda a mão precisa se mover, e não só o dedão.

Após tocar a corda, volte a mão à posição original, para não matar o som sem querer. Essa batida com o polegar precisa ter certa força e não pode esbarrar em outras cordas.

Portanto, teste a aplicação em diferentes posições, até achar a maneira mais confortável e de melhor sonoridade, combinado?

Puxada com o indicador (popping)

Por sua vez, o movimento popping é realizado puxando a corda para longe do corpo com o dedo indicador da mão direita. Desse modo, quando solta, a corda bate nos trastes, gerando um som agudo e bem destacado.

Geralmente, essa puxada é executada nas cordas mais finas. Também pode ser feita com os dedos médio e anelar.

Na partitura e na tablatura, o fundamento é indicado pela letra P. Acima de tudo, o popping é complementar ao thumb. A batida com o polegar gera um som mais grave, enquanto a puxada com o indicador fornece um timbre agudo logo em seguida.

Como resultado, cria-se um efeito percussivo similar ao de uma levada de bateria conduzida por bumbo e caixa.

Abafamento

Por último, mas não menos importante, o abafamento com a mão esquerda é essencial na aplicação de slap no baixo. Isso quer dizer que, além de apertar as notas, a mão que fica na escala deve eliminar qualquer som indesejado.

Para isso, encoste a mão levemente nas cordas, sem apertar. É justamente a técnica de abafamento a responsável por um som limpo e definido de slap. Seu símbolo é a letra X.

Ao mesmo tempo, é possível realizar o movimento thumb em uma corda abafada propositalmente. Chamado de nota morta (dead note ou ghost note), esse recurso cria um som percussivo que cai muito bem para linhas de slap agitadas e dançantes.

Por isso, músicos profissionais costumam intercalar notas mortas com notas normais em linhas de slap no baixo.

Outras dicas para tocar slap no baixo

Você já tem os três fundamentos básicos para fazer slap. Por outro lado, a técnica pode ser ornamentada por meio da mescla de outros movimentos.

Além disso, há pontos que merecem atenção ao estudar slap no contrabaixo. Nesse contexto, confira as dicas extras abaixo:

  • Comece praticando com cordas soltas e em um andamento lento;
  • Use sempre um metrônomo para tocar cravado no tempo;
  • Se o sinal estiver sujo, reposicione as mãos e tente novamente;
  • O volume das notas do slap deve ser bem nivelado e controlado;
  • Tire músicas conhecidas com slap;
  • Crie suas próprias linhas;
  • Adicione a técnica de ligados para um som mais interessante;
  • Aplique tercinas e escalas para temas mais complexos;
  • Insira slaps pontuais em linhas tocadas com pizzicato.

Pronto, agora você sabe como fazer slap no baixo! Definitivamente, essa técnica tem o poder de abrilhantar qualquer arranjo nas quatro cordas e transformar o instrumento em um protagonista de peso.

Tudo o que você tem a fazer agora é treinar bastante os movimentos até que eles se tornem precisos e naturais.

Por fim, se você deseja acelerar a sua evolução no contrabaixo, não deixe de conferir o curso de baixo do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino de música online, você terá acesso a aulas de alta qualidade, lideradas pelo talentosíssimo instrutor Samuel Chacon.

Ou seja, você progride de forma real, sem lacunas de conhecimento, com um auxílio profissional de primeira!

Além disso, as aulas podem ser assistidas quando e de onde você quiser. Tudo isso por um preço bem bacana, que não vai pesar no seu bolso.

Então, o que você está esperando? Faça hoje mesmo a sua assinatura e venha estudar baixo com quem entende do assunto!

Curso de contrabaixo do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK