Cifra Club

Como tocar fingerstyle: dicas e músicas para ajudar no aprendizado

Separamos as melhores dicas para você aprender, de fato, como tocar violão fingerstyle!

Alguns dos aspectos mais apaixonantes do violão são a versatilidade e a capacidade de se reinventar. Nesse sentido, hoje vamos dar dicas sobre como tocar fingerstyle, uma das abordagens mais populares da atualidade!

Violão fingerstyle
Só quem toca fingerstyle reconhece a fantástica sensação de praticar o estilo (Foto: Reprodução/Freepik)

Assim, você vai aprender de uma vez por todas o que é violão fingerstyle e quais as principais características dessa maneira de tocar. Além disso, vamos indicar músicas para você treinar as técnicas essenciais que permitem executar arranjos bonitos e inspiradores.

Então, afine o seu instrumento e venha aprender como tocar violão fingerstyle com a gente!

O que é fingerstyle?

Primeiramente, precisamos entender o conceito. A princípio, fingerstyle nada mais é do que a técnica de tocar com os dedos, simples assim. Ou seja, sem palheta. Essa é a mais pura definição do termo, que pode ser aplicado para vários instrumentos de cordas: violão de nylon, violão de aço, guitarra, baixo, banjo, ukulele e por aí vai.

A arte de dedilhar surgiu há muito tempo. Por exemplo, instrumentos considerados antepassados do violão, como o alaúde árabe, a cítara romana e a viola de mão ibérica, já eram tocados com os dedos.

Depois, nasceu o violão clássico, prioritariamente tocado sem palheta e dono de uma beleza sonora ímpar. Mais recentemente, nomes como Merle Travis e Chet Atkins consolidaram a técnica de tocar com os dedos na música popular.

Então, fingerstyle não é necessariamente um estilo musical. Encare mais como uma maneira de tocar, ok? Uma vez que entendemos isso, podemos seguir para o próximo passo.

Qual a diferença entre dedilhado e fingerstyle?

Bom, se fingerstyle é simplesmente tocar com os dedos, seria nada mais do que um dedilhado? Teoricamente, sim. Porém, como já dissemos, o violão é um instrumento que se reinventa constantemente.

Assim, de algumas décadas para cá, foi popularizado um modo de tocar moderno, ousado e encantador, que acabou por ser batizado de fingerstyle. Em outras palavras, essa nova abordagem ganhou o mesmo nome da técnica de tocar com os dedos, por isso muita gente faz confusão.

Em seguida, listamos as principais características do chamado violão fingerstyle moderno:

  • Harmonia e melodia são tocadas simultaneamente;
  • Os arranjos são feitos para músicas populares;
  • Violões com cordas de aço são mais comuns que os de nylon;
  • É um modo de tocar mais livre e despojado do que o violão clássico;
  • Afinações alternativas são amplamente usadas;
  • Elementos percussivos se fazem presentes.

Portanto, o violão fingerstyle não se trata meramente de um estilo musical, pois pode abranger várias sonoridades diferentes: pop, rock, metal, gospel, folk, country, blues etc.

Ao mesmo tempo, não é igual ao violão clássico, já que conta com uma atitude mais livre e experimental, além de ter foco na música popular.

O que é preciso para tocar fingerstyle?

Antes de mais nada, tenha em mente que qualquer pessoa pode tocar fingerstyle. Você não precisa de um dom especial, basta ter foco e disciplina nos estudos. Além disso, há vários níveis de violão fingerstyle. Ou seja, nem todos os arranjos precisam ser impressionantes do ponto de vista técnico, ok? Às vezes, menos é mais.

Enfim, para tocar fingerstyle, tudo o que você precisa é de um violão e força de vontade. Não importa se você é iniciante, intermediário ou avançado – há espaço para você no mundo do fingerstyle.

No entanto, nada de desistir nas primeiras dificuldades ou ficar se comparando com os prodígios da internet, combinado? Todo músico tem seu valor e deve trilhar o próprio caminho. Nunca se esqueça disso!

E-book

Como tocar fingerstyle: dicas práticas de estudo

Obviamente, há dicas práticas que podem facilitar – e muito – o seu aprendizado. Então, se você quer aprender como tocar fingerstyle de uma maneira objetiva e eficaz, siga as instruções abaixo.

Tenha um ambiente adequado

Quando falamos do estudo de um instrumento, não há como negar que o músico precisa de um ambiente confortável, silencioso e com todas as ferramentas necessárias à disposição.

Portanto, separe um horário e um espaço em sua casa em que você não sofra interferências externas. Desligar as notificações do celular, escolher uma boa cadeira e deixar o computador por perto para consultas são outras atitudes muito bem-vindas.

Pratique constantemente

Para colher resultados no fingerstyle, é preciso ter compromisso com os estudos. Assim, praticar todos os dias é o ideal. Não importa se você tem pouco tempo disponível, apenas seja fiel ao planejamento.

É melhor estudar 20 minutos todos os dias do que 2 horas em um único dia e deixar o instrumento encostado no restante da semana. Enfim, seu cérebro necessita se acostumar com os novos conceitos, e seus dedos precisam criar memória muscular. Isso só vem com a prática constante, não há outra saída.

Use um metrônomo

Ser preciso no andamento é uma qualidade comum aos melhores músicos. E sabe o que eles fazem para conseguir isso? Treinam com o metrônomo. Aliás, você pode baixar no celular, viu?


Assim, seu senso rítmico ficará muito mais apurado. Isso não quer dizer que você tenha de ser um robô, muito pelo contrário. Afinal, o próprio fingerstyle permite flexibilidade por se tratar de uma execução solo na maior parte das vezes.

Ou seja, em primeiro lugar, toque respeitando o andamento das canções. Depois, você poderá brincar com o aspecto rítmico para embelezar a sua performance.

Trabalhe a independência do polegar

Agora, um dos aspectos técnicos mais importantes do violão fingerstyle. O polegar deve tocar de forma independente em relação aos dedos indicador, médio e anelar. Normalmente, o dedão fica com os baixos, enquanto os outros ficam com as cordas primas, fazendo melodias.

É justamente esse casamento entre os bordões e as cordas agudas que geram a impressão de que está sendo tocado mais de um instrumento ao mesmo tempo. Afinal, o músico está executando duas linhas distintas.

Dessa forma, há exercícios muito bacanas que você pode fazer, veja só:

Treine a mão esquerda

Paralelamente, a mão esquerda (para os canhotos, a direita) será a responsável por executar as melodias e as tônicas dos acordes. Muitas vezes, essas duas linhas são feitas ao mesmo tempo, o que exige destreza e precisão.

Um macete é analisar a troca de posições de notas, verificando quais dedos estão próximos e quais casas facilitam as mudanças. Lembre-se: uma mesma nota está presente em várias partes do braço do instrumento! Analise qual delas é mais confortável para cada trecho e arranjo.

É normal que, no começo, você se atrapalhe. Novamente, o segredo é começar devagar, tocando coisas simples. Depois que estiver perfeito, aumente o nível de dificuldade.

Domine as técnicas básicas

Algumas técnicas básicas de violão e guitarra são extremamente comuns no fingerstyle. Por exemplo: slide, hammer on, pull off, tapping e harmônico, entre outras. Portanto, é preciso ter esses movimentos bem internalizados antes de se aventurar em músicas mais complexas de fingerstyle, ok?

Um dos grandes erros de quem está aprendendo como tocar violão fingerstyle é antecipar etapas. Uma coisa de cada vez! Naturalmente, você vai chegar ao nível que tanto deseja, basta ter paciência e perseverança.

E-book

Músicas para treinar violão fingerstyle

A seguir, indicamos três músicas para você treinar fingerstyle, que cobrem todos os níveis de dificuldade: básico, intermediário e avançado.

Viva La Vida – Coldplay

O hit Viva La Vida tem o baixo contínuo, com uma melodia lenta e bem marcada. Por isso, é uma ótima opção de música simples para quem quer entender como tocar fingerstyle no violão.

Blue Bird – Naruto

Esta versão do tema Blue Bird já inclui elementos como harmônicos e slides. Além disso, possui mais acordes e uma melodia mais complexa do que a música anterior. Porém, o andamento não é dos mais frenéticos, o que a torna perfeita para quem está no nível intermediário de fingerstyle.

Neon – John Mayer

As muitas variações, o andamento acelerado e a combinação de técnicas fazem de Neon uma música difícil de ser executada com perfeição. Difícil, mas não impossível! Para te ajudar nesse desafio, preparamos uma videoaula completa. Você vai conseguir, temos certeza!

Conheça o curso de fingerstyle do Cifra Club Academy!

Aqui, chegamos ao fim do artigo sobre como tocar fingerstyle. Sem dúvida, essa forma de tocar é fascinante, mas tem seus desafios. No entanto, como você notou, qualquer pessoa pode aprender fingerstyle.

Nesse sentido, temos uma dica final que vai encurtar o caminho para você: faça parte do curso de violão fingerstyle do Cifra Club Academy! Sim, a nossa plataforma de ensino tem um curso específico para a modalidade, com metodologia e exercícios específicos para quem deseja se tornar mestre no violão fingerstyle.

E não se preocupe com o preço, pois te adiantamos que é, de fato, acessível. Então, não tem desculpa, hein? Aproveite e faça a sua inscrição na nossa academia! Depois, é só colher os frutos dos seus estudos.

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK