Cifra Club

Passo a passo de como tocar as músicas da Marina Sena no violão

Aprender como tocar músicas da Marina Sena é um dos requisitos básicos para ter um repertório atual e divertido para suas rodas de violão. A cantora mineira já está deixando sua marca no cenário brasileiro e com certeza merece esse destaque!

Marina Sena se apresentando no festival No Ar Coquetel Molotov
Com passagens pelos grupos A Outra Banda da Lua e Rosa Neon, Marina Sena hoje brilha em carreira solo (Foto/Reprodução/Internet)

Com um disco de estreia (De Primeira) recheado de hits dançantes, letras originais e uma sonoridade incrível, ela é um dos principais fenômenos recentes do pop nacional. Então, para celebrar a nova música brasileira e prestar uma pequena homenagem a essa talentosa artista, hoje você aprende como tocar músicas da Marina Sena!

Como tocar as faixas do álbum De Primeira?

As canções desse disco não são das mais complicadas de tocar no violão. Você vai precisar se atentar a alguns shapes não tão convencionais e também às batidas variadas das músicas, que são perfeitas para deixar qualquer ambiente mais animado.

Portanto, fique tranquilo, pois é só praticar que você consegue! Então, bora lá!

Me toca

Primeiramente, a música Me Toca, que abre o disco, possui apenas quatro acordes: Eb7+, Fm7(b5), Cm7 e F7(9). As trocas entre eles vão exigir um pouco mais de elasticidade dos dedos, mas nada que um pouco de treino não resolva. 

A levada é realizada apenas puxando as cordas do acorde ao mesmo tempo. Mas quando chegar no refrão, faça uma batida swingada para que o instrumental cresça.

Pelejei 

A canção Pelejei também possui uma sequência de apenas quatro acordes: Am7, C7M, F7M e D7(9). O diferencial aqui está no estilo de batida que se pode fazer no violão. 

A levada, inicialmente, é feita da seguinte maneira: o dedão puxa a corda mais grave de cada acorde e, logo depois, os dedos 1, 2 e 3 pegam as três primeiras cordas do violão. O movimento se repete duas vezes em cada shape.

Mas para dar uma incrementada no ritmo, experimente trocar a levada inicial por uma batida mais encorpada. Além disso, entre os movimentos ritmados, deslize o dedo pelas cordas, para dar um efeito mais arrastado à música.

Por Supuesto

O hit Por Supuesto é tocado com apenas três acordes nada muito complexos: Bb, G7 e Dm. Porém, atenção: o acorde de ré menor (Dm) possui um tempo dobrado, ou seja, é tocado durante dois tempos de um compasso. 

Para a música ficar ainda mais charmosa, toque os primeiros versos de forma abafada (encostando a parte de trás da mão direita, para os destros, nas cordas do violão) e utilizando power chords.

Também é possível acrescentar o riff que aparece durante o refrão em nosso arranjo de violão. Tente pegar para incrementar a sua versão de uma das principais músicas da Marina Sena!

Cabelo 

A faixa Cabelo é outra que pode ser tocada com quatro acordes dos mais básicos: Cm7, Gm7, F e Am7. No entanto, é a levada do violão que você tem que se atentar, pois é o principal da música. 

Com um swing bem brasileiro e dançante, a batida é tocada a partir do toque intercalado entre as notas graves e agudas de cada acorde. Ou seja, se assemelha bastante à levada de uma bossa nova, só que um pouco mais acelerada.

Voltei Pra Mim 

Voltei Pra mim é outro sucesso que só precisa de três acordes para ser tocado. A sequência de Bb, Gm7 e Am7 se estende por toda a música.

Já a levada da canção é bem parecida com algumas faixas anteriores. O importante é se atentar ao tempo do acorde Am7, que é dobrado. Ou seja, é tocado um tempo a mais do que os outros dois, beleza?

Temporal 

Dando sequência às dicas de como tocar músicas da Marina Sena, temos a faixa Temporal. Ela se inicia de uma forma um pouco mais diferenciada em relação às outras:

Os cinco acordes da música (Dm7, C, Bb , G e A) são tocados durantes os versos iniciais com um simples dedilhado direcionado de baixo para cima. No entanto, a música cresce no refrão, e a levada muda para uma batida meio reggae, dando uma vibe mais dançante e ritmada à canção.

É recomendado montar os acordes usando pestanas, para facilitar a execução dessa batida mais swingada. Além disso, as pestanas ajudarão a produzir um timbre mais semelhante ao original.

Tamborim 

Tamborim é quase um sambinha. Essa é uma ótima pedida para treinar as levadas mais dançantes e cheias de swing no violão. 

A música possui apenas três acordes, que são tocados na mesma sequência em todas as partes da canção: Cm7, Dm7 e F7(9). A principal dica é direcionada para a duração de cada acorde. Se ligue nisso!

Amiúde 

Já na música Amiúde é importante observar como funciona a progressão da levada no violão. 

Nos primeiros versos da canção, a sequência dos acordes Cm7, Gm7, Dm7 e Am7 pode ser tocada apenas para marcar o tempo da música junto com a melodia. Faça isso com um movimento bem suave, apenas deslizando os dedos por todas as cordas do instrumento.

Mas, ao chegar no refrão, substitua essa simples abertura de acordes por uma batida mais ritmada e marcada.

Seu Olhar 

A mistura de ritmos que a música Seu Olhar possui é realmente algo muito surpreendente e original. Porém não precisa se assustar! Pegar essa canção também não é nada complicado.  

É possível tocá-la facilmente utilizando apenas uma levada com algum swing. Em outras palavras, faça uma batida um pouco mais “reggaeada”, por assim dizer, durante todas as partes da música.

Santo 

Por fim, a sonoridade suave produzida pelo dedilhado inicial dos quatros acordes é a principal característica da faixa Santo

A sequência Dm9, Am7, Em, e Eb7(9) acontece em todas as partes da canção. A única variação da obra é na sua levada. Os versos são tocados com o mesmo dedilhado do começo da música. Se preferir, execute com apenas a abertura dos acordes (uma única batida para baixo, deixando cada nota soar).

O refrão, por outro lado, pode ser acompanhado por uma levada mais agitada que utilize o som das cordas soltas e abafadas no contratempo de cada batida. Isso significa que você deve substituir a abertura dos acordes por uma batida mais ritmada.

Compartilhe as dicas de como tocar músicas da Marina Sena!

Bom, agora não há mais desculpas para não animar seus momentos de lazer tocando violão! Você já aprendeu como tocar músicas da Marina Sena, então já tem o repertório perfeito para animar a galera.

Se curtiu nossas dicas, que tal compartilhar este artigo com os amigos? Continue acompanhando o Cifra Club e muita música para você!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK