Cifra Club

8 músicas do rap nacional para tocar no violão

Aumente seu repertório no violão com nossa lista de rap nacional!

A partir dos anos 90, o rap se tornou um estilo com forte presença no mercado musical brasileiro. Grandes nomes surgiram desenvolvendo o estilo e influenciando novos artistas até hoje. Por isso, elaboramos uma lista com músicas do rap nacional para tocar no violão.

Sim, isso mesmo! Pois, se engana quem pensa que não tem como tocar rap nas seis cordas. Pelo contrário, é possível montar um rico repertório de violão dentro desse estilo.

Sem falar que quem se apresenta em barzinhos vai se destacar ao tocar rap. Então, bora lá começar nossa jornada de músicas do rap nacional no violão?

O melhor do rap nacional para tocar no violão

Procuramos fazer uma lista que abrange músicas antigas e atuais dentro do rap. Além disso, aqui existe material de estudo para violonistas iniciantes, intermediários e avançados.

Eis as músicas selecionadas:

  • Deixe-me Ir
  • Cachimbo da Paz
  • Sobre Nós
  • Queimando Tudo
  • Vem Cá
  • Vida Loka (Parte 1)
  • Deixa Ela
  • Amor e Fé

1. Deixe-me Ir ― 1kilo

Uma das músicas mais tocadas do rap nacional, Deixe-Me Ir é excelente para quem quer começar a treinar dedilhado, já que quase a música inteira usa essa técnica.

Para facilitar mais ainda, ela tem só quatro acordes, sendo que nenhum deles é pestana. Recomendamos que você treine a parte dedilhada dessa música em um andamento mais lento com a ajuda de um metrônomo.

Além disso, existe uma batida de mão direita bem peculiar do meio para o fim da música. Ela não é difícil, sendo um bom estudo da técnica de abafamento.

Pratique essa parte separado, paralelo ao treino do dedilhado. Depois que ambas as partes estiverem legais, você estará apto a tocar a música do começo ao fim.

2. Cachimbo da Paz ― Gabriel O Pensador

Além de ser um clássico do rap nacional para tocar no violão, Cachimbo da Paz é ótima para iniciantes que querem começar a treinar pestana. Dentre seus dois acordes, temos o Dm7, que possui esse formato.

A batida de mão direita (esquerda para os canhotos) é bem simples. Basta fazer movimentos alternados, para baixo e para cima.

Dessa maneira, essa música fica perfeita para ser tocada no formato violão e voz. Por último, comece treinando em um andamento mais lento.

3. Sobre Nós ― Poesia Acústica

Se você quer começar a praticar acordes dissonantes com shapes complexos, Sobre Nós é uma ótima pedida, pois quatro dos seus sete acordes se enquadram nessa categoria.

Considerando que os outros três acordes são pestanas, essa música é indicada para quem se encontra no nível intermediário.

Por fim, a batida de violão dela é fácil e está bem destacada logo no início da música.

4. Queimando Tudo ― Planet Hemp

Com toda a certeza, uma lista de músicas de rap nacional para tocar no violão que não tenha o Planet Hemp está seriamente desfalcada. Por isso, escolhemos um dos maiores sucessos da banda, Queimando Tudo, para representá-la.

Essa é outra música recomendada para quem quer se iniciar nos acordes com pestana, já que dois dos seus quatro acordes têm esse shape.

A batida é executada com 4 movimentos alternados. O primeiro e o terceiro são para baixo, e o segundo e o quarto são para cima.

Toque esse ritmo uma vez em cada acorde em um andamento mais lento até você ficar fera nessa música.

5. Vem Cá ― Pelé Milflows

Vem Cá, do Pelé Milflows, é uma das mais indicadas cifras do rap nacional para quem quer evoluir na execução de acordes e aprender técnicas de solo.

Assim, dentre seus quatro acordes temos uma pestana e dois acordes dissonantes, sendo que um deles tem um formato um pouco mais intricado.

Além disso, o arranjo do violão explora dedilhado e técnicas como slide, hammer on e pull off.

Por isso, recomendamos o estudo dessa música para quem quer começar a dar um passo em direção ao nível intermediário.

6. Vida Loka (Parte 1) ― Racionais MC’s

Racionais MC’s é presença obrigatória em uma lista de músicas de rap nacional para tocar. Considerando isso, escolhemos a música Vida Loka (Parte 1).

Antes de mais nada, afine o violão meio-tom abaixo. Essa música tem só dois acordes. Um deles é o Am e o outro é o acorde de F7M.

Por isso, ela é ótima para violonistas iniciantes aprenderem um acorde com um shape mais difícil, já que a troca entre esses acordes não é tão complexa.

No entanto, recomendamos que você comece treinando em um andamento mais lento.

Por fim, é preciso palhetar duas vezes a segunda corda pressionada na primeira casa, depois fazer um toque com essa corda solta e apertá-la na mesma casa logo em seguida. 

Na sequência, temos um pull off da casa 3 para a casa 1, também na segunda corda. Tudo isso é feito em ambos os acordes.

Por isso, essa música é super indicada para se adquirir independência entre os dedos da mão esquerda (direita para os canhotos).

7. Deixa Ela ― Cynthia Luz (part. Froid)

Outro rap nacional para tocar no violão indicado para violonistas de nível avançado é Deixa Ela, da Cynthia Luz, pois seus quatro acordes são com pestana.

Além disso, a batida dessa música apresenta abafamento em alguns momentos, sendo um bom estudo dessa técnica.

8. Amor e Fé ― Hungria Hip Hop

Amor e Fé, do Hungria Hip Hop, tem apenas quatro acordes. No entanto, dois deles possuem dissonâncias, e um deles (Em7) é feito com pestana.

O acorde restante é um G, tocado usando a forma de C, começando com o mindinho na décima casa da corda Lá. Assim sendo, temos um acorde de G mais agudo, com um formato mais desafiador.

Além disso, a batida dela usa o abafamento feito com uma batida da mão direita nas 6 cordas do violão, com a intenção de gerar um efeito percussivo.

Devido à sua complexidade, esse é um rap nacional para tocar no violão recomendado para quem está em um nível intermediário.

Aprenda a tocar diferentes gêneros musicais com o Cifra Club

Se você curtiu nossa lista de músicas de rap nacional para tocar no violão, então, que tal aprender agora algumas cifras de funk?

Tocar diferentes estilos de música vai ampliar seu repertório, te transformando em um violonista com uma bagagem musical rica.

Sem falar no exímio domínio das técnicas típicas de cada gênero que você vai adquirir. Está esperando o quê para se tornar mestre no violão?

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK