Cifra Club

20 músicas do Coldplay para tocar no violão

Aprender a tocar as melhores músicas do Coldplay, donos de alguns dos maiores sucessos do pop rock dos anos 2000!

Mesmo com arranjos pretensiosos, orquestrados, com teclados e timbres eletrônicos, as músicas do Coldplay se baseiam no bom e velho violão! Nesse sentido, separamos dicas para você aprender as melhores cifras do grupo.

Integrantes do Coldplay
Chris Martin, vocalista da banda, divertindo o público em show (Foto: Divulgação)

Nesse sentido, mesmo se você estiver no nível iniciante no instrumento, não terá problemas em tocar essas cifras. Primeiramente, são marcadas pela batida de balada, com acordes cheios.

Alguns acordes invertidos, com quartas ou nonas, e o uso do capotraste também são características das composições do grupo inglês.

Então, tudo pronto para tocar as melhores do Coldplay no violão?

Como tocar Coldplay no violão?

Antes de tudo, sugerimos que você toque as músicas do Coldplay em um violão folk com cordas de aço, de preferência, tocado com palheta.

Confira um pouco do nosso repertório de hoje:

  • My Universe
  • Yellow
  • The Scientist
  • Viva La Vida
  • Paradise
  • Fix You
  • Clocks
  • A Sky Full Of Stars

1. My Universe

A parceria do Coldplay com o BTS é toda construída em uma sequência irresistível de 4 acordes, sendo 2 com pestana: A, C#m, B e E. Além disso, My Universe segue repetindo a mesma batida durante a canção inteira. Por fim, atenção para o groove em alguns toques nos acordes.

2. Don’t Panic

Ao longo de seus 6 acordes, Don’t Panic traz uma batida simples. Porém, caso você toque a canção sem bateria, apenas no violão, uma ideia é acrescentar um groove na sua levada. Na estrofe, se ligue nos shapes de C/G, F7M e F9. O refrão tem a troca de acordes tranquila de fazer e é bem gostoso de tocar!

3. Speed Of Sound

Com uma batida que antecipa os tempos 2 e 4, Speed Of Sound conta com 9 acordes. No refrão, apesar do ritmo continuar o mesmo, a intensidade da canção muda, e você pode atacar com aquela palhetada intensa para baixo, típica dos rocks do Coldplay!

4. Shiver

Em Shiver, o ritmo é intenso, pesado e quebrado, em compassos 6/8. Enquanto isso, a guitarra executa melodias marcantes, que são características da canção! Esses fraseados incluem as técnicas de slide, hammer on e pull off, e você aprendê-las na nossa tablatura. Além disso, alguns licks oitavados são bem importantes!

5. Magic

A sequência de acordes C#mDF#mE atravessa toda Magic. Ela começa minimalista, com dedilhados sobre duas notas de cada acorde, e vai crescendo aos poucos. Você pode tocar levadas mais cheias no refrão, subindo a dinâmica da música. A batida é simples e tem uma leve atrasada nos tempos fracos, para dar aquele groove.

6. Charlie Brown

Graças ao capotraste na 3ª casa, os shapes dos 6 acordes de Charlie Brown são mais simples de fazer. Além da batida de pop rock no fundo, a canção traz uma frase irresistível que não pode ficar de fora (confira na tablatura da canção). O ritmo é simples, mas tente se acostumar com a quebrada entre C e G nas primeiras das duas vezes em que é tocada a sequência EmCG.

7. Trouble

O início melancólico de Trouble merece aquele toque na cabeça de cada compasso. Dos 14 acordes da canção, alguns shapes são menos usuais, – não chegam a ser difíceis, mas merecem uma olhadinha. São eles: A4(9), Bm7(11) e G7M. A batida é alternada para cima e para baixo e pede aquela palheta nas cordas de aço.

8. Something Just Like This

Something Just Like This tem trocas de acordes mais rápidas. Por isso, atente-se para que a sua execução não saia com ritmo prejudicado. Porém, a dinâmica da música vai crescendo, primeiro com ataques intensos a cada tempo, depois com o refrão dançante. A harmonia é simples: a faixa repete uma sequência de 3 acordes (A, G e Bm) praticamente do início ao fim, incluindo apenas o shape de D em algumas passagens.


9. Hymn For The Weekend

Tocar no violão uma canção em que a percussão e o piano são destaques é um aprendizado bastante curioso. Nas seis cordas você acaba unindo a intenção harmônica e a pegada rítmica da canção. É assim com Hymn For The Weekend. No violão, o ritmo de balada pode conversar com a batida constante dos 5 acordes, feitos com capotraste na 3ª casa.

10. Green Eyes

Aquela levada folk que cai bem em todo violão aço! Para tocar Green Eyes, coloque o capotraste na 2ª casa e afine a corda Mizona em Ré. Assim, os shapes da maioria dos 9 acordes são bem tranquilos de fazer. Atenção para as pestanas de C9 e C9/G e para as digitações de D/F# e F6/C.

Se você sente que ainda tem muito a evoluir musicalmente (e sempre dá pra melhorar!), confira o curso de violão do Cifra Club Academy! Com a nossa plataforma de ensino de música online, você poderá estudar os principais quesitos no instrumento sem nem precisar sair de casa.

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Adventure Of A Lifetime

Para pegar a cifra de Adventure Of A Lifetime, você precisa aprender o tema principal da canção, descrito na nossa tablatura. Ele foca bastante na técnica de pull off e inclui também um vibrato. Com tempo simples e uma batida meio disco music, que privilegia as cordas agudas, a música tem 3 acordes fáceis: Dm, G e Am. Ademais, a batida varia toques para cima e para baixo.

12. In My Place

Com o capotraste na 2ª casa, os 6 acordes de In My Place são simples. No entanto, G/F# e C/G exigem uma atenção a mais, por terem um desenho um pouquinho diferente, mas nada difícil. A batida, de levada alternada para cima e para baixo, é tranquila, inclusive com trocas de acordes fáceis. O dedilhado central da faixa é simples, e você pode aprender como tocá-lo seguindo a tablatura da faixa.

13. Sparks

Com capotraste na 6ª casa, Sparks tem uma batida lenta que alterna toques para cima e para baixo. A levada mantém sempre em evidência a corda Mizinha, ressoando por toda a harmonia. No total, são 9 acordes – atente-se principalmente nos shapes de C#m7(5-/9), Am9(11), C7M(9) e G7M.

14. A Sky Full Of Stars

A batida de A Sky Full Of Stars não é difícil, mas sim rápida. Além disso, ela se mantém constante por toda a faixa, o que pode cansar sua mão. Então, exercite bastante. Ademais, coloque o capotraste na 6ª casa para tocar os 5 acordes da canção. Harmonicamente, a música é toda estruturada na mesma sequência de acordes: AmG5F9CEm7(6-). Este último tem um shape um pouco menos usual.

15. Clocks

Clocks vai exigir um pouquinho mais de treino! Além da palhetada intensa para baixo, marcando o ritmo pulsante, apenas 2 dos 7 acordes da canção não têm pestana. A troca entre eles não é rápida, mas o excesso de pestanas faz com que você precise de resistência na mão esquerda (para violonistas canhotos, mão direita). Durante praticamente toda a faixa, impera a sequência EbBbmFm. Só no final muda para a progressão Gb7MDbAb.

16. Fix You

A batida balada folk (de preferência, toque no violão de aço) dita o ritmo de Fix You a partir da segunda estrofe. São 9 acordes ao todo, feitos com capotraste na 3ª casa. Apenas o F7M tem shape mais complicado, e as trocas entre eles também são tranquilas. Porém, como a maioria das músicas do Coldplay, a dinâmica cresce de uma pegada mais delicada para um final épico. Ou seja, capriche na interpretação!

17. Paradise

Com o capotraste na 3ª casa, Paradise mantém o mesmo ritmo, groovado e lento. Entre os seus 10 acordes, os shapes de Em7(9) e D9/F# pedem uma dedicação um pouco maior. A melodia cantada é fácil e se repete, mas a harmonia muda, o que pode te confundir. Portanto, atente-se e ouça a faixa algumas vezes antes de tentar tocar.

18. Viva La Vida

Para a sequência CD9(11)GEm nessa levada alternada para cima e para baixo, priorize as variações com pestana de cada acorde. Viva La Vida pede o capotraste na 1ª casa para executar os 6 acordes. Como o ritmo se repete, capriche na dinâmica, que é o grande trunfo da faixa.

19. The Scientist

Chegou a hora de aprender como tocar The Scientist. O tom da música é Fá maior. Mas, com o capotraste na 1ª casa, os 9 acordes ficam com shapes menos complicados. Apesar disso, surgem algumas formações que talvez sejam novas para você, como B11/D#, E7M(9) e E9. A levada alternada no violão, com um toque para cima e um para baixo, marca o ritmo lento de balada.


20. Yellow

Para aprender como tocar Yellow, você vai precisar afinar a Mizinha meio tom abaixo, em Eb. A canção possui uma batida e uma harmonia características do rock dos anos 2000. O primeiro sucesso do Coldplay mistura palhetadas para baixo com power chords, em uma levada alternada no violão folk. Dos 6 acordes da música, o shape de F#6(11) vai demandar um pouquinho mais de treino.

Certamente, aprender as músicas do Coldplay no violão foi importante para conhecer novos acordes, praticar batidas e, claro, aumentar o seu repertório no instrumento.

Para continuar turbinando os estudos musicais, acesse agora o Cifra Club Academy e aproveite o curso de violão da nossa plataforma! Por um preço que cabe no seu bolso, você tem aulas de qualidade, com instrutores super capacitados e que seguem um método de ensino pensado na sua evolução.

Tá esperando o que para estudar violão com a gente?

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK