Cifra Club

As 20 melhores cifras do Roupa Nova para tocar

Quer incluir músicas do Roupa Nova no seu repertório? Confira as melhores dicas para tocar as cifras da banda!

Hoje você vai aprender a tocar vários sucessos ótimos para ter no repertório e animar festas e rodas de violão. Vamos lá aprender a tocar as melhores cifras do Roupa Nova?

Integrantes do Roupa Nova em sessão de fotos com fundo todo branco
O Roupa Nova foi um dos destaques da cena carioca surgidos na década de 1980 (Foto: Divulgação)

Os grandes sucessos da banda são altamente recomendados para estudantes de violão, sobretudo porque usam muitas pestanas e acordes dissonantes, com formatos mais complexos. Portanto, é uma ótima oportunidade para evoluir tecnicamente.

Quais são as melhores do Roupa Nova?

Pela grande quantidade de pestanas e acordes dissonantes, as cifras do Roupa Nova são mais indicadas para violonistas intermediários e avançados. No entanto, os iniciantes também poderão aproveitar para evoluir.

Se liga só nas músicas que selecionamos:

  • Whisky A Go Go
  • Volta Pra Mim
  • Seguindo no Trem Azul
  • Dona
  • Linda Demais
  • Sapato Velho
  • A Viagem
  • Coração Pirata
  • A Força do Amor
  • Os Corações Não São Iguais
  • Anjo
  • A Paz
  • Chuva de Prata
  • Meu Universo É Você
  • A Lenda
  • Começo, Meio e Fim
  • Amar É
  • Um Sonho a Dois
  • Noites Traiçoeiras
  • Amor de Índio

Bora lá aprender as 20 melhores cifras do Roupa Nova?

1. Amor de Índio

Violonistas que querem sair do nível iniciante terão um bom estudo em Amor de Índio. Entre seus 10 acordes, há a pestana de Bm7 e os shapes de D/E e G7M, que vão exigir um pouco mais.

Por isso, comece treinando as trocas que envolvem esses acordes e em um andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo.

2. Noites Traiçoeiras

Com 7 pestanas entre seus 12 acordes, Noites Traiçoeiras é perfeita para quem quer dominar esse fundamento.

Por esse motivo, inicie seus treinos praticando as trocas em que esses shapes aparecem. Ademais, o andamento lento da música ajuda bastante na hora de aprender.

3. Um Sonho a Dois

Um Sonho a Dois está entre as melhores cifras do Roupa Nova para violonistas de nível intermediário. Ela tem 22 acordes, sendo 5 pestanas e 5 dissonâncias, com formatos mais complexos.

Por outro lado, a batida é bem simples: ↓↑↓↑. As setas para baixo são tocadas pelo polegar no baixo dos acordes. Já as para cima, são tocadas ao mesmo tempo pelos dedos indicador, médio a anelar nas cordas primas.

4. Amar É

Entre os 13 acordes de Amar É, 8 têm pestana, sendo um bom treino para esse formato. Por conta disso, recomendamos essa música para quem quer passar do nível intermediário para o avançado.

Ela já está em um andamento lento, mas, se achar necessário, pratique mais devagar ainda.

5. Começo, Meio e Fim

Uma das mais complexas cifras do Roupa Nova, Começo, Meio e Fim tem 22 acordes. 6 deles são feitos com pestana, além das várias dissonâncias com shapes mais difíceis de montar.

Se você for tocar essa música na guitarra, um pedal de overdrive vai deixar o timbre bem bacana (porém, nesse caso, toque apenas no refrão).

Use a mesma batida de Um Sonho a Dois, seguindo a cifra para saber quantas vezes tocar a batida em cada acorde.

6. A Lenda

A Lenda é recomendada para violonistas que já estejam em nível avançado ou perto disso.

Primeiramente, ela tem 32 acordes. Portanto, uma dica é separar a canção em partes e treinar as mudanças que você considera mais difíceis.

Por fim, quando você estiver dominando a base, aprenda o solo de violão. O trecho é um bom estudo das técnicas de slide, hammer on e pull off.

7. Meu Universo É Você

Mais uma entre as cifras do Roupa Nova indicada para iniciantes é Meu Universo É Você. Entre os 5 acordes, só o F possui pestana. Logo, comece treinando as mudanças que envolvem esse shape.

Além disso, o solo de violão no final da música é bem simples, com destaque para a técnica de pull off.

8. Chuva de Prata

Além de figurar entre as melhores do Roupa Nova, Chuva de Prata é outra música excelente para quem quer se dedicar às pestanas, já que 8 dos seus 15 acordes têm o fundamento.

Ademais, ela soa bem legal se tocada usando a batida de bossa nova no violão.

Por fim, pratique em um andamento mais lento, até você dominar todas as nuances da canção.

9. A Paz

Outra entre as cifras do Roupa Nova indicadas para quem quer atingir o nível avançado é A Paz, com 22 acordes. Entre eles, 7 pestanas e vários acordes dissonantes.

Como de costume, comece treinando as mudanças que você tem mais dificuldade e, de preferência, em um andamento mais lento.

10. Anjo

A cifra de Anjo, do Roupa Nova, exige dedicação e paciência. Entre seus 16 acordes, há 3 pestanas e 8 acordes com shapes bem complexos.

Além disso, a música tem um andamento consideravelmente rápido. Mais uma vez, fragmente seu treino e pratique primeiro as mudanças de acordes mais trabalhosas, em andamento lento.

11. Os Corações Não São Iguais

Além de estar entre as melhores músicas românticas do Roupa Nova, Os Corações Não São Iguais é boa para quem quer passar para o nível intermediário. Isso porque 4 entre seus 14 acordes exigem pestana.

No entanto, os outros shapes são fáceis. Por isso, comece praticando as mudanças que envolvem as pestanas.

12. A Força do Amor

A Força do Amor também está entre as cifras do Roupa Nova indicadas para os iniciantes que já dominam as pestanas.

Dessa forma, o esforço maior fica para os acordes A/C# e A/B, que são mais trabalhosos.

Por fim, pratique em andamento mais lento.

13. Coração Pirata

Uma das cifras do Roupa Nova que recomendamos para se firmar no nível intermediário é Coração Pirata.

Nas trocas de acordes como de D para D4 ou G para G4, só uma corda é alterada de um shape para o outro. Ou seja, se essa corda não for bem apertada, o efeito sonoro da transição de acordes não acontece.

Por isso, ela é um bom treino para lapidar o posicionamento da mão esquerda (direita para canhotos).


14. A Viagem

Com toda a certeza, a cifra de A Viagem é recomendada para violonistas de nível avançado.

Assim sendo, até mesmo instrumentistas experientes vão precisar de dedicação para estudar uma música com 41 acordes e trocas rápidas.

Portanto, fragmente seu treino. Ou seja, pratique de parte em parte e em um andamento lento.

15. Sapato Velho

Mais uma entre as cifras do Roupa Nova indicadas para o pessoal de nível avançado é Sapato Velho.

Uma das músicas mais famosas da banda, ela tem 44 acordes, que abusam de pestanas e dissonâncias, com trocas extremamente rápidas.

Novamente, treine por partes e devagar. Para te ajudar nessa missão, confira a videoaula abaixo:

16. Linda Demais

A cifra de Linda Demais, que é uma das melhores músicas antigas do Roupa Nova, é perfeita para iniciantes começarem a treinar pestana. Ela só tem 1 acorde com pestana, o F, e seus outros 5 shapes são bem fáceis.

Além disso, há dois solos de guitarra bons para quem está querendo começar a se aventurar por esse caminho. Assim sendo, treine lick por lick.

17. Dona

Recomendamos o estudo de Dona para quem está do nível intermediário para frente. Isso porque ela tem mudanças complexas entre seus 22 acordes, que vão demandar esforço e paciência até que soem bem.

Como de praxe, comece treinando as trocas de acordes que você sentir mais dificuldade. Por fim, não perca nossa videoaula:

18. Seguindo no Trem Azul

Uma lista com as melhores do Roupa Nova não pode deixar Seguindo no Trem Azul de fora. Essa cifra tem 14 acordes, onde a predominância, mais uma vez, é das pestanas (5) e das dissonâncias (4).

Portanto, comece treinando as mudanças que envolvem esses acordes para, depois, partir para a música inteira.

19. Volta Pra Mim

Se você está buscando evoluir para o nível avançado, a cifra de Volta Pra Mim é um prato cheio. Entre seus 20 acordes, há 4 pestanas e 7 acordes com shapes bem complexos. Portanto, as trocas entre eles são bem difíceis. No entanto, o andamento lento da canção acaba facilitando o treino.

20. Whisky A Go Go

Whisky A Go Go é uma música fácil de tocar. Mas, antes de tudo, coloque o capotraste na terceira casa.

Entre os 6 acordes da cifra, há somente as pestanas de F e F7.

Por fim, se você é iniciante, comece praticando em um andamento mais lento e não deixe de conferir a nossa videoaula:

Agora você sabe tudo o que precisa para tocar as cifras do Roupa Nova! Compartilhe este artigo com mais pessoas, para que elas também tenham a oportunidade de aprender a tocar essas músicas de sucesso.

Por fim, conte sempre com o Blog do Cifra Club para as melhores dicas para tocar o repertório de vários artistas!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK