Cifra Club

20 cifras simplificadas de Henrique e Juliano para aprender no violão

Hoje você vai aprender a tocar no violão as melhores músicas de Henrique e Juliano de uma maneira muito fácil!

Para os amantes de boa música sertaneja, preparamos esta lista de cifras simplificadas de Henrique e Juliano para tocar no violão! Assim, mesmo que você seja iniciante no instrumento, vai poder tocar os hits dessa dupla tão amada.

Henrique e Juliano cantando abraços em show
Henrique e Juliano: uma das duplas sertanejas mais queridas do Brasil (Foto: Divulgação)

Henrique e Juliano colecionam muitos sucessos. Desde que saíram do interior do Tocantins, os dois irmãos rodam o Brasil inteiro encantando os fãs com suas músicas. Agora, é sua vez de arrasar tocando essas canções de sucesso. Bora lá?

Melhores músicas de Henrique e Juliano

A seleção que fizemos para você aprender a tocar as músicas de Henrique e Juliano serve para qualquer nível de instrumentista. Ou seja, essa é uma ótima forma de evoluir tocando sertanejo no violão!

Confira algumas das cifras simplificadas de Henrique e Juliano que separamos para você:

  • Aquela Pessoa
  • Acordo
  • Briga Feia
  • Evento Cancelado
  • Liberdade Provisória
  • Arranhão
  • A Maior Saudade

1. Vem Pra Minha Vida

Para tocar Vem Pra Minha Vida, você vai precisar saber fazer pestanas. Isso porque 4 dos 5 acordes da música têm este fundamento. Mas não se assuste, pois, com um pouco de treino, você vai conseguir tocar!

2. Vidinha de balada

Para você que quer tocar Vidinha de Balada, essa versão simplificada vai te ajudar bastante! A música não tem nenhuma pestana, mas preste atenção na batida do violão na segunda parte. Isso porque há duas palhetadas em que as cordas devem ser abafadas.

3. A Mala É Falsa

A primeira coisa que você vai precisar para tocar A Mala é Falsa é de um capotraste na 1ª casa do braço do violão. Os acordes são quase todos muito simples – o mais diferentão é o D/F#. Ademais, o solo de introdução da música exige as técnicas de slide, vibrato e hammer on.

4. Como É Que a Gente Fica

No clássico Como É Que a Gente Fica, nossa melhor dica é para a primeira parte da música. Repare que, para soar como a versão original, basta você dar palhetadas apenas para baixo. Tirando isso, os acordes são bem básicos e incluem somente uma pestana.

5. Aquela Pessoa

Você vai precisar de bastante elasticidade nos dedos para tocar Aquela Pessoa. Isso porque o acorde F9 ocupa cinco casas do braço do violão. Tirando isso, bastam os simples shapes de G, Am, Em e A.

6. Volta Por Baixo

Volta Por Baixo é mais uma das músicas da dupla Henrique e Juliano que você vai precisar de um capotraste para tocar. Coloque o acessório na 1ª casa, e não haverá problemas para tocar essa canção, que possui apenas 4 acordes.

7. Acordo

Acordo é a música perfeita para quem ainda não sabe fazer pestanas. Nenhum dos seus 5 acordes exige essa técnica. Porém, atente-se às variações da batida da canção, principalmente no refrão.

8. Cidade Vizinha

Em Cidade Vizinha, você vai precisar de um capotraste 2ª casa do braço do violão. A dica principal é, na primeira parte, dar apenas palhetadas para baixo, criando o clima que a música pede. Além disso, 5 acordes básicos – e só uma pestana – são o suficiente para tocar essa, que é uma das melhores músicas de Henrique e Juliano.

9. Briga Feia

Quando for tocar Briga Feia, preste atenção no solo do começo da música. Embora possa parecer complexo, você vai usar apenas três casas para executá-lo. Ou seja, escute a canção algumas vezes antes de tocar, para reproduzir o trecho corretamente. Por outro lado, essa cifra possui 10 acordes, sendo que 6 têm pestana. Isso significa que essa música é um bom desafio para iniciantes no violão.

10. Na Hora da Raiva

Na Hora da Raiva é mais uma música que exige domínio de pestanas. Nesse sentido, 3 dos 4 acordes possuem a técnica. Já em relação à batida, o ritmo segue o mesmo padrão em toda a faixa e não te causará dor de cabeça para aprender a tocar.

Se você tem interesse em aprimorar suas técnicas de sertanejo no violão, conheça agora o curso do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

11. Seu Perfil

Seu Perfil é ótima para iniciantes, pois é uma das mais fáceis cifras simplificadas de Henrique e Juliano. Os acordes da música são Em, D, C, Cm e G. Você só precisa ficar ligado nas mudanças entre eles, porque, em alguns momentos, cada shape dura dois tempos.

12. Evento Cancelado

Coloque capotraste na 3ª casa para tocar Evento Cancelado. Assim, você só tem 4 acordes em toda a faixa. Além disso, atenção na batida e nas mudanças de acorde. Essa música é tocada em compassos de 3 tempos, portanto ouça bem a canção antes de tentar tocá-la.

13. Cuida Bem Dela

No caso de Cuida Bem Dela, a própria cifra original já é bem fácil! A canção tem apenas 5 acordes, mas o mais importante é se ligar nas variações rítmicas. Na primeira parte, deixe cada acorde soar, com apenas um toque em cada. A partir do pré-refrão, a dinâmica vai crescendo, até entrar na batida cheia.

14. Liberdade Provisória

Como tocar Liberdade Provisória, primeiramente, coloque o capotraste na 1ª casa do violão. Feito isso, nenhum dos acordes vai precisar de pestana. Antes da batida de vanera entrar, faça um pequeno dedilhado.

15. Arranhão

Para tocar a cifra de Arranhão, de Henrique e Juliano, simplificada, use o capotraste na 1ª casa do braço do violão. A levada da música começa com o padrão ↓↓↑↑↓↓↑ e, no refrão, cai na batida de vanera.

16. Até Você Voltar

Na introdução, na primeira parte e no pré-refrão de Até Você Voltar, o ritmo segue o mesmo. Já no refrão, a batida sofre variação, indo para uma levada mais característica da música sertaneja.

17. Recaídas

Caso você ainda não domine as pestanas, Recaídas pode ser uma boa opção para começar. Sobre o ritmo, a música tem uma única batida que segue por toda a canção: ↓↓ ↑↑ ↓↑. Os acordes devem ser trocados ao final de cada sequência.

18. Mudando de Assunto

Embora Mudando de Assunto tenha um dedilhado em sua versão original, é possível tocá-la sem essa técnica, fazendo um único ritmo em toda a música. Ademais, essa cifra tem 7 acordes, sendo que 4 possuem pestana.

19. A Maior Saudade

Você não vai sofrer muito para tocar a cifra de A Maior Saudade simplificada. Dos 6 acordes, somente o F tem pestana, e o ritmo da música é o mesmo do início ao fim (↓↓ ↑↑↓↓). Fácil, não é?

20. Flor e o Beija-flor

Flor e o Beija-flor é um modão sertanejo clássico. O mais importante é se ligar na duração em cada acorde, pois há shapes que duram dois tempos, enquanto outros apenas um.

Agora que você aprendeu a tocar 20 cifras simplificadas de Henrique e Juliano, o melhor a se fazer é conhecer o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Dessa forma, você evolui tocando este histórico gênero musical nas seis cordas.

Na nossa plataforma de ensino online, você tem acesso a uma metodologia de primeira qualidade, pensada para o seu desenvolvimento musical. Para completar, uma série de benefícios está inclusa ao assinar o Cifra Club Academy. Confere só:

  • Materiais de apoio;
  • Possibilidade de assistir às aulas de onde e quando quiser;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Canal exclusivo no Telegram;
  • Acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10) com apenas uma assinatura;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

Cursos do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK