Cifra Club

Aprenda a tocar as principais músicas de 2011

Nosso papo de hoje é sobre como tocar as músicas mais bombadas de 2011! Não que atualmente não exista boa música, mas um pouco de nostalgia de vez em quando não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Chris Martin com seu violão empolgado com o público em show do Coldplay
O Coldplay lançou um dos seus grandes hits justamente em 2011 (Foto/Reprodução/Internet)

Após termos aprendido a tocar as melhores músicas de 2010, vamos agora tratar dos grandes sucessos nacionais e internacionais do ano seguinte. Nossa abordagem vai passear pelos mais variados estilos musicais. Confira algumas das canções que você vai aprender a tocar neste TBT especial:

  • Fireword – Katy Perry
  • Amar Não É Pecado – Luan Santana
  • What Makes You Beautiful – One Direction
  • Ai Se Eu Te Pego – Michel Teló

Músicas de 2011 para tocar e ouvir hoje

Como diz o ditado, recordar é viver. Neste artigo, você vai encontrar dicas perfeitas para tocar com facilidade alguns dos maiores hits daquela época. Então, bora lá aprender a tocar as principais músicas de 2011?

Loca — Shakira e Dizzee Rascal

Não só uma das principais músicas de 2011, mas também um dos maiores sucessos da cantora Shakira, Loca é muito fácil de tocar.

Seus únicos acordes são Am e Dm. A levada é feita no ritmo de rock, tocando duas vezes por acorde durante toda a música. Confira:

↓  ↓↑  ↓↑

Firework — Kate Perry

Firework tem três sequências bem fáceis de acordes, sendo que nenhum deles possui pestana. A primeira sequência é para o verso, a segunda para o refrão e a última para a ponte.

Ademais, ela precisa do capotraste na 1ª casa, e seus ritmos devem ser feitos com palheta. Assista à nossa videoaula e veja como é super fácil tocar essa música!

Água De Oceano — Victor e Leo

Grande sucesso da dupla sertaneja Victor e Leo, Água De Oceano também usa o ritmo de rock. Além disso, ela precisa do capotraste na 1ª casa e tem só uma pestana, no acorde de F. Portanto, é uma boa música para treinar esse tipo de shape.

A sequência de acordes do verso é: C, G, Am7, F, C, G, Dm, F e G. Toque o ritmo uma vez por acorde. No entanto, nos dois últimos, faça os três primeiros toques do ritmo em cada um deles. Não deixe de ver nossa videoaula da canção:

Caso prefira, confira como tocar a versão simplificada de Água De Oceano com esse outro vídeo abaixo:

What Makes You Beautiful — One Direction

É claro que a boy band de maior sucesso da época é responsável por algumas das principais músicas de 2011. Entre elas está What Makes You Beautiful.

Ela tem a mesma sequência de acordes do começo ao fim. Todavia, na introdução e verso, eles são feitos com shapes diferentes do pré-refrão e do refrão, exigindo agilidade na mão esquerda (para os destros).

No pré-refrão e refrão, toque o ritmo de rock, fazendo os três primeiros toques no E e no A9. No B11, que é sua única pestana, toque o ritmo inteiro.

Pra Você — Paula Fernandes

Hit da cantora Paula Fernandes, Pra Você precisa de capotraste na 3ª casa e tem dois ritmos. Um para o verso e refrão e outro para o pré-refrão. Ademais, a música só tem uma pestana, no Bm.

O solo não é difícil. Porém, você precisa saber dominar as técnicas de slide, Hammer On e Pull Off. Mas calma! Pois, com treino, essas técnicas não são difíceis. Veja só a nossa aula simplificada:

No entanto, se você quiser tentar a versão completa, sinta-se à vontade!

Paradise — Coldplay

Uma das músicas de 2011 que mais fizeram sucesso, Paradise exige uso do capotraste na 3ª casa. Ademais, ela tem apenas uma pestana no acorde de Bm.

Você pode tocar essa música usando duas batidas diferentes. Na nossa videoaula, você aprende tudo sobre como tocar a canção do Coldplay:

Temos ainda mais esta outra videoaula:

Só Agora — Pitty

Uma música mais tranquila de Pitty, Só Agora tem duas pestanas (nos acordes de F#m e F). No entanto, ela usa o ritmo de rock em um andamento bem lento, facilitando a troca entre esses dois shapes.

No verso, faça os dois primeiros toques no A e o restante deles no A9. Repita isso do E4 para o E. Nos outros acordes do verso e no refrão, o ritmo é feito completo uma vez em cada.

Amar Não É Pecado — Luan Santana

Um dos maiores melhores músicas de Luan Santana, Amar Não É Pecado é uma das músicas de 2011 que mais marcaram época. Para tocá-la, é preciso usar a técnica do dedilhado no verso e o ritmo de rock no refrão. Além disso, ela tem três pestanas: em G#m7, F#11 e B5(9).

Assista à  nossa videoaula e aprenda a tocar perfeitamente esse hit:

Ai Se Eu Te Pego — Michel Teló

Indiscutivelmente, Ai Se Eu Te Pego está entre as músicas mais estouradas de 2011, tanto no Brasil quanto em todo o planeta. Ela tem três pestanas (B, F# e G#m). Ademais, sua sequência de acordes é a mesma por quase toda a música: B, F#, G#m e E.

Porém, sempre que acabar de cantar o refrão, toque a seguinte progressão: B, F#, G#m, E, B, F# e E. Ela também usa duas batidas diferentes com algumas variações. Confira tudo sobre um das melhores músicas de Michel Teló na nossa videoaula:

Someone Like You — Adele

Para tocar Someone Like You no violão é preciso usar a técnica de dedilhado para fazer a harmonia tocada pelo piano.

Além disso, a canção tem três pestanas, nos acordes de Bm, F#m e F#m/C#. Assista à nossa videoaula sobre essa música e fique craque neste hino da Adele!

Agora que você já teve as dicas que precisa para tocar as principais músicas de 2011, compartilhe este artigo com seus amigos! Desse modo, mais pessoas vão se divertir aprendendo e se reunindo para tocar e curtir esses grandes sucessos nostálgicos!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK