Cifra Club

15 cifras de Ney Matogrosso para o seu repertório

Aprenda as melhores músicas de Ney Matogrosso no violão e evolua no instrumento com canções emblemáticas desse artista histórico!

Hoje falaremos sobre esse cantor, compositor, ator, dançarino e diretor que é um dos artistas mais lendários e marcantes de todos os tempos. Neste artigo, você vai aprender as melhores cifras de Ney Matogrosso para tocar no violão!

Ney Matogrosso em show cantando sorrindo com figurino característico
As canções de Ney são verdadeiros patrimônios da música brasileira (Foto: Divulgação/Ricardo Nunes)

O ex-integrante do Secos e Molhados possui em seu repertório canções poéticas e mostra imensa versatilidade com uma mistura de estilos. Vamos conhecer algumas delas? Fique com a gente e amplie seu repertório com as músicas de Ney Matogrosso!

Melhores músicas de Ney Matogrosso

Dentre as cifras de Ney Matogrosso, há canções mais fáceis e outras que irão exigir um pouco mais de atenção. Então, veja nossas dicas com atenção, para tocar com mais facilidade. Veja alguns sucessos que separamos:

  • Poema
  • Sangue Latino
  • Homem com H
  • Balada do Louco
  • O Vira
  • Noite Severina
  • Rosa de Hiroshima
  • Metamorfose Ambulante

E muito mais!

1. Viajante

Em Viajante, há 6 pestanas, e ao todo são 13 acordes. Dentre eles, alguns são mais fáceis, como A, e outros podem ser mais complicados, dependendo da sua experiência no instrumento. A batida tem algumas variações. Por isso, veja cada parte com calma. Além disso, não deixe de acompanhar a cifra para saber o tempo exato das transições de acordes.

2. A Ordem é Samba

Se você está fugindo das pestanas, uma ótima opção é A Ordem é Samba! Essa canção não conta com nenhum shape com esse fundamento ao longo dos seus 5 acordes. O ritmo segue uma base, mas cuidado com as variações. Caso tenha dificuldades com a levada, comece mais devagar e vá aumentando aos poucos, até conseguir acompanhar a versão original.

3. O Tic-Tac do meu Coração

Para tocar O Tic-Tac do meu Coração, são necessários 8 acordes. Além disso, metade deles está em forma de pestana. A levada é bastante dinâmica e com variações. Então, separe a canção em partes para facilitar o entendimento. Para o ritmo, toque (sem palheta) os baixos com o polegar e puxe as cordas mais agudas com os demais dedos.

4. Mal Necessário

Para tocar Mal Necessário, é preciso se atentar bastante em relação às transições dos acordes. Isso porque, em alguns momentos, a batida é dividida entre mais de um shape. Por isso, veja verso por verso se for preciso, para não ser pego de surpresa nas variações. Os 8 acordes são de nível intermediário, com 5 pestanas.


5. Tanto Amar

Tanto Amar é uma excelente oportunidade para ampliar seu repertório de acordes, pois ela é composta por 26 shapes! Dentre eles, 4 têm pestana, e outros acordes, como A7/C#, Em7/4 e Gm7/9, podem dificultar para os iniciantes. A técnica de dedilhado é utilizada do começo ao fim da canção. Portanto, pratique uma estrofe por vez e vá notando as variações entre as partes.

6. Bandoleiro

Para tocar Bandoleiro, é preciso prestar bastante atenção na levada. A canção segue uma base, porém há algumas pausas e momentos em que são feitos apenas toques para baixo. Dos 8 acordes, 2 deles possuem pestana (F e G7), na primeira e na terceira casa, respectivamente. O restante dos shapes é mais simples.

7. Pavão Misterioso

O ritmo de Pavão Misterioso é tocado majoritariamente com batidas para baixo, mas você pode acrescentar alguns toques para cima para ficar mais dinâmico. Ouça a canção com atenção para perceber melhor a levada, as transições e as variações (como nos finais dos versos com a sequência de acordes AA4A5A4). Ao todo, são 14 acordes e apenas 2 pestanas, ambas na segunda casa (B e F#m).

Quer aprender mais técnicas, batidas e músicas nas seis cordas? Aprimore suas habilidades com o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

8. Metamorfose Ambulante

Nessa versão, a cifra de Metamorfose Ambulante é composta por 7 acordes, sendo que 2 deles possuem pestana: Bb e F. O ponto de atenção aqui está nas trocas de acordes em que o ritmo é dividido entre mais de um shape. Por isso, treine essas passagens e siga a cifra para saber o tempo exato dessas transições.

9. Rosa de Hiroshima

A cifra de Rosa de Hiroshima é acompanhada, do começo ao fim, por um dedilhado, conforme mostra a tablatura. Para executá-lo, é importante saber a técnica de slide e praticar o padrão até conseguir tocar com desenvoltura. 2 dos 9 acordes são feitos com pestana. Além disso, os shapes de G/D, Gm/Bb e Gm6/Bb também podem trazer certa dificuldade.

10. Noite Severina

Assim como a canção anterior, Noite Severina é acompanhada por um dedilhado. Sendo assim, não se esqueça de conferir os bordões de cada acorde (sinalizado com uma bolinha preenchida no desenho do shape na página da cifra da música). Caso considere o ritmo muito rápido, comece tocando mais devagar e vá aumentando conforme se sentir confortável. Ao todo, são 16 acordes e 3 pestanas.

11. O Vira

Com somente 4 acordes e nenhuma pestana, O Vira é uma boa pedida para você que está iniciando os estudos no violão. Para tocar a música toda, é preciso apenas um ritmo. Então, é só seguir a cifra para saber o tempo exato das transições. Tente tocar acompanhando a música para ficar bem alinhado com a versão original.

12. Balada do Louco

Balada do Louco é uma das músicas de Ney Matogrosso que contam com dois ritmos: dedilhado e batidas. Os 13 acordes incluem 2 pestanas ( e G7). Note que, em alguns versos, há uma progressão de acordes que se repete. Tente fixá-la, que já será um grande passo para tocar a música toda!

13. Homem com H

A música Homem com H é tocada com a batida característica do xote. Preste atenção nas variações, como pausas e toques para baixo, por exemplo, no trecho “Cobra, homem, pega, come”. Outro ponto importante é a frase que aparece após o refrão. Quanto aos 9 acordes, 2 são feitos com pestana (Bm e F#7).

14. Sangue Latino

A cifra de Sangue Latino é composta por apenas 4 acordes, sem nenhuma pestana. São eles: A7DEmG. Para executar o solo da introdução, você precisará pôr em prática sua técnica de pull off e treinar algumas repetições para fixar a melodia. No início dos versos, toque uma vez para baixo em cada um dos shapes de A7 e G. No restante, siga com as batidas base.

15. Poema

Na cifra de Poema, os solos aparecem na introdução, no meio e no final da canção. Pratique as técnicas de vibrato e slide, e logo estará tirando de letra. Para tocar a música toda, é preciso apenas um ritmo, mas atente-se, pois ele é dividido entre mais de um acorde na maior parte da canção. Há 3 pestanas entre os 10 acordes: F e F7, na primeira casa, e C9, na terceira casa.

Curtiu aprender as cifras de Ney Matogrosso? Esperamos que tenha conseguido praticar e aprimorar suas habilidades com as canções desse grande artista da música brasileira!

Para continuar evoluindo seus estudos, não deixe de conhecer o curso de violão do Cifra Club Academy! Dessa forma, você vai aprofundar seus conhecimentos em novos ritmos, acordes e técnicas com os melhores professores de música online.

Além disso, você pode estudar de onde e quando quiser, e ainda com preço acessível. Não fique de fora!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK