Como praticar leitura de cifras? Aprenda com 10 músicas
Pratique essas músicas para dominar a leitura de cifras e desenvolver suas habilidades!
É comum encontrarmos pessoas que tocam bem, mas se perdem com a simbologia da cifragem. Contudo, o domínio desse tipo de notação musical facilita muito a vida de quem toca. Por isso, vamos ensinar como praticar leitura de cifras.
Além de não demorar muito, aprender como ler cifras ajuda muito na memorização dos formatos dos acordes e das progressões das músicas. Vem com a gente!
10 músicas para praticar leitura de cifras
Como sempre, dividimos nossa lista com músicas para todos os níveis. Então, você vai encontrar as músicas com as cifras certas para seu estudo aqui.
Bora lá praticar leitura de cifras? 🙂
1. Que País É Esse ― Legião Urbana
Se você está começando no violão, recomendamos músicas que tenham apenas acordes maiores e menores, sem pestana.
Esse é o caso do clássico Que País É Esse, da Legião Urbana, que tem apenas os acordes de Em, C e D.
Mas como ler as letras da cifra? Simples: cada uma delas indica uma nota da escala maior natural de Dó:
- A = Lá
- B = Si
- C = Dó
- D = Ré
- E = Mi
- F = Fá
- G = Sol
Quando sozinhas, as letras indicam acordes maiores. Por outro lado, o acorde é menor quando acompanhado de um “m” minúsculo.
Essa música usa a batida de rock, consistente em seis toques. Com a ajuda de um metrônomo, vamos fazer o primeiro toque para baixo com o primeiro clique. De maneira idêntica, o segundo toque é feito com o segundo clique.
O terceiro toque é feito para cima entre o segundo e o terceiro clique. Assim como o quarto, só que entre o terceiro e o quarto clique.
O quinto toque é feito para baixo, com o quarto clique e o sexto; o último toque é para cima, entre o quarto e primeiro clique. Confira no diagrama abaixo:

2. Three Little Birds ― Bob Marley
Outra boa música para quem é iniciante praticar leitura de cifras é Three Little Birds, do Bob Marley.
Seus três acordes são A, D e E: Lá maior, Ré maior e Mi maior, respectivamente. Como seu andamento não é rápido, o treino dessa música é mais tranquilo.
Além disso, ela traz uma variação bem fácil da batida de reggae, sendo boa também para expandir seu vocabulário rítmico no instrumento.
3. Tempo Perdido ― Legião Urbana
Na leitura de cifras, existem mais sinais do que apenas as letras do abecedário. Ou seja, aparecem números também. Por exemplo:
- Os power chords são representados pelo número 5.
- Os acordes tétrades, como as sétimas menores, são indicadas por números, nesse caso, o número 7.
- As sétimas maiores trazem o número 7 junto de um “M” maiúsculo.
Com a cifra de Tempo Perdido, da Legião Urbana – recomendada para o pessoal de nível básico –, você vai se familiarizar mais com essas simbologias.
Para tocar essa música é preciso já saber montar acordes com pestanas básicas.
4. Vou Deixar ― Skank
Falando em pestanas, Vou Deixar tem 5 acordes com esse formato em um total de 8, usando a batida de rock. Para quem está no nível básico, ela não traz nenhum grande segredo.
No entanto, para quem quer praticar leitura de cifras, essa música acrescenta o símbolo #, indicando quando um acorde é sustenido.
5. Bondade de Deus ― Isaías Saad
Outro sinal que aparece muito nas cifras é a barra (/), que indica acordes invertidos. Repare também que os números são lidos no ordinal e no feminino.
Temos três desse tipo de acorde na música Bondade de Deus, de Isaías Saad, além de acordes com notas adicionadas como a nona e acordes com quarta e sexta.
Indicada para violonistas de nível intermediário, é preciso colocar o capo na segunda casa para tocá-la.
6. Só Os Loucos Sabem― Charlie Brown Jr.
Só Os Loucos Sabem, do Charlie Brown Jr., também é recomendada para o pessoal de nível intermediário que deseja praticar leitura de cifras.
Ela tem 11 acordes e traz o uso da técnica de slide. Para tocá-la é preciso colocar o capo na terceira casa. Recomendamos apenas ter atenção com a batida de mão direita.
7. Evidências ― Chitãozinho e Xororó
Na leitura de cifras também temos como símbolo o sinal de adição na matemática (+), indicando quando um acorde tem uma alteração na sua tríade ou tétrade.
Por exemplo, C5+ (Dó maior com quinta aumentada), sinaliza que a quinta desse acorde é aumentada em meio-tom. A música Evidências, da dupla Chitãozinho e Xororó, tem esse acorde.
Já o E5+ é um bom estudo para o pessoal de nível intermediário praticar leitura de cifras.
8. Sapato Velho ― Roupa Nova
Clássico da música brasileira, Sapato Velho traz mais simbologias de cifra para violonistas de nível intermediário aprenderem.
Temos o sinal de “໐”, indicando o acorde diminuto, e o “b” que indica acorde bemol. Recomendamos paciência e dedicação com essa música, pois tem uma batida peculiar e 44 acordes.
9. Samba de Verão ― Caetano Veloso
Samba de Verão, do Caetano Veloso, é indicada para quem está no nível avançado. Ela traz acordes com extensões, com notas adicionadas uma oitava acima da nota fundamental.
É o caso dos acordes com nona, décima primeira e décima terceira, muito presentes nessa música.
10. Garota de Ipanema ― Tom Jobim
Além de também ter vários acordes com extensão, Garota de Ipanema é um ótimo estudo da batida de bossa nova.
Sem falar que é um clássico da música brasileira que precisa estar em qualquer repertório.
Quer aprimorar seu conhecimento? O Cifra Club te ajuda!
Após usar nossa lista de músicas para praticar leitura de cifras, ficou aquela vontade de aprender mais, não é mesmo? Por isso, te convidamos a se inscrever no Curso de teoria musical do Cifra Club Academy!
Nele, você vai entender mais sobre intervalos, escalas musicais e outros conhecimentos. Então, tá esperando o que para começar?
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.