20 músicas de sertanejo anos 90 para tocar
Neste artigo, você vai aprender os maiores sucessos do sertanejo anos 90 no violão!
A década de 1990 ficou marcada por duplas e cantores sertanejos que fizeram muito sucesso, embalando os corações dos fãs do sertanejo raiz. Pensando nisso, preparamos essa seleção especial com 20 músicas de sertanejo anos 90 para você tocar no violão!

Sendo assim, você vai aumentar seu repertório e relembrar sucessos do passado, além de aprender muito mais sobre o violão sertanejo, é claro. Prepare-se e venha conosco na nossa lista de sertanejo anos 90!
Como tocar os maiores sucessos do sertanejo anos 90?
São vários os sucessos sertanejos dos anos 90. Pela maior desenvoltura das cifras aqui listadas, nossa seleção é direcionada a quem já domina, de certa forma, o instrumento. Ou seja, as canções estão entre os níveis intermediário e avançado.
Porém, para dar uma aliviada, há também algumas músicas tranquilas de tocar. Dá só uma olhada em algumas das obras que você vai aprender por aqui hoje:
- Só Dá Você na Minha Vida
- Vida Vazia
- Ela É Demais
- Temporal de Amor
- Chalana
- No Dia Em Que Eu Saí de Casa
- Evidências
- Amargurado
1. Adoro Amar Você — Daniel
Atenção ao ritmo de Adoro Amar Você, que se repete ao longo de toda a música e segue a famosa batida rock. Além disso, a canção possui 17 acordes, e é bom dar uma boa olhada nos shapes menos usuais antes de tocar a música para valer. Por exemplo, G/A, G/D, B7/9+ e B7/9-.
2. Só Dá Você Na Minha Vida — João Paulo e Daniel
A maioria dos acordes de Só Dá Você Na Minha Vida é bem simples – com exceção do Eb, que aparece na 3ª casa e é feito com uma meia pestana. Ademais, essa música é uma boa oportunidade para treinar dedilhado.
3. Vida Vazia — Bruno e Marrone
A batida de Vida Vazia é um excelente exercício de mão direita (para os canhotos, mão esquerda). Os acordes, no geral, são tranquilos, mas dê uma olhadinha no G6 e no G7M antes de praticar a canção inteira. Em relação aos solos, você vai precisar das técnicas de abafamento e hammer on para tocá-los. Se pintar alguma dúvida, assista à nossa videoaula:
4. Frio da Madrugada — Rionegro & Solimões
A introdução de Frio da Madrugada conta com um dedilhado super legal de tocar. Por ter andamento mais lento, você não encontrará muitos problemas para aprender essa música. Para completar, os acordes são todos básicos: G, D, A7, A, Em e D7. Ou seja, tudo numa boa para tocar esse sucesso do sertanejo anos 90!
5. Ela é Demais — Rick e Renner
Antes de qualquer coisa, afine o seu violão um tom abaixo para tocar Ela é Demais. A música tem solinhos legais de aprender! Tanto o da introdução quanto o que aparece no meio da canção são ótimos estudos de slide, hammer on e pull off. Sobre os acordes, não há nada com o que se preocupar: são apenas 4 shapes básicos: G, Em, C e D.
6. Temporal de Amor — Leandro & Leonardo
Temporal de Amor possui acordes bem fáceis de tocar, como A, E e D. Porém, se você for iniciante, atente-se aos shapes de F° e E7. A levada rítmica também é tranquila, e recomendamos que você escute a música enquanto toca.
7. Chalana — Almir Sater
A introdução de Chalana é feita, originalmente, na viola caipira, mas você pode facilmente reproduzir o trecho no violão. O solo é o grande desafio e inclui técnicas de vibrato e slide. Essa é mais uma das músicas de sertanejo anos 90 que têm somente 4 acordes. Ademais, não se esqueça de ouvir a canção antes de tentar tocar, para pegar o ritmo certinho. Caso surja alguma dúvida, assista à nossa videoaula:
8. No Dia Em Que Eu Saí De Casa — Zezé Di Camargo & Luciano
No Dia Em Que Eu Saí De Casa tem solinhos incríveis para você praticar slides, bends e releases – atente-se, principalmente, à duração das notas. Sobre os acordes, quase todos são básicos, mas vale dar uma conferida especial no D/A. Dúvidas? Segue uma videoaula completa sobre a música:
9. Evidências — Chitãozinho & Xororó
Você vai precisar de uma dedicação maior para tocar este hino sertanejo, principalmente pela quantidade de acordes (25) e as rápidas trocas de um para outro. Por isso, Evidências geralmente é recomendada para quem já possui certa prática no violão. Além disso, no meio da música, há um solo de guitarra que pode ser um bom desafio para iniciantes!
10. Cheiro de Shampoo — Chrystian & Ralf
Dos 12 acordes de Cheiro de Shampoo, dois chamam mais atenção: C#°, por ter uma meia pestana, e C7(4/9), que é montado somente com uma pestana na 3ª casa. Sobre o ritmo, faça um dedilhado por toda a música.
Curtindo aprender os maiores sucessos do sertanejo anos 90? Para turbinar ainda mais o seu conhecimento sobre este gênero musical, acesse o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!
11. Te Quero Pra Mim — Edson e Hudson
Para tocar Te Quero Pra Mim, coloque o capotraste na 2ª casa. Ademais, o solinho da introdução abusa da técnica de hammer on e é bem tranquilo de tocar. Fique de olho também na digitação do acorde D/F#°, que é menos usual para iniciantes – mas este é o único shape um pouco mais difícil. Por fim, você não tem com o que se preocupar em relação ao ritmo.
12. Mais Uma Noite Sem Você — Wilson & Soraia
Você só precisa dos acordes C, D7 e G para tocar Mais Uma Noite Sem Você. Moleza, não é? A levada da canção também é fácil, mas fique ligado no break que acontece toda vez que o verso da música é retomado.
13. Na Hora de Amar — Cleiton & Camargo
Em Na Hora de Amar, o capotaste vai na 1ª casa. Não se assuste com a quantidade de acordes (11), pois todos eles são shapes básicos, e muitos são variações de outros. A batida também é bem fácil de tocar. Basta ouvir a música antes de praticar para que você aprenda a levada da canção.
14. Amargurado — Tião Carreiro e Pardinho
Com 8 acordes você já consegue tocar Amargurado. Atente-se aos shapes de C#m e G#m, pois são montados na 4ª casa do violão, região pouco explorada por iniciantes. A batida é de guarânia, ritmo bem característico dos sucessos sertanejos dos anos 90.
15. De Igual Pra Igual — Matogrosso & Mathias
Dos 9 acordes de De Igual Pra Igual, olhe com mais atenção Gm/D, que é feito com uma meia pestana, e F7M, que exige maior desenvoltura dos seus dedos. Todos os outros, apesar de incluírem mais 5 pestanas, são tranquilos de montar. Além disso, a batida da música também é fácil, e segue o mesmo padrão do início ao fim.
16. Convite de Casamento — Gian & Giovani
Escute Convite de Casamento antes de tocar para não ter problemas nas trocas de acordes. Ademais, estude a digitação de cada um dos 15 shapes para que você fique confortável na hora de tocar.
17. Estou Apaixonado — João Paulo & Daniel
Uma atenção especial em 2 dos 8 acordes de Estou Apaixonado é tudo o que você precisa para tocar a música sem dificuldade. São eles: G/B e E7. O restante dos shapes é fácil de executar, e aproveite o ritmo lento da canção para pegar o dedilhado.
18. Sol da Minha Vida — Roberta Miranda
Para tocar Sol da Minha Vida, você só precisa de 6 acordes. Porém, antes de praticar a música, verifique a digitação do Am7/5-, porque sua montagem exige bastante elasticidade dos dedos. O restante dos shapes é tranquilo de montar. As levadas do verso e do refrão possuem algumas diferenças. Por isso, ouça repetidas vezes a canção para pegar a batida certinha de cada parte.
19. Viola Está Chorando — João Mineiro e Marciano
Atente-se à montagem dos acordes D#5- e E/G#. O primeiro porque está na 6ª casa do violão, e o segundo por conta da complicada digitação. Em razão das rápidas mudanças de acordes, ouça Viola Está Chorando várias vezes e procure memorizar as trocas.
20. Nóis Não Vive Sem Muié — Gilberto e Gilmar
Todos os 8 acordes de Nóis Não Vive Sem Muié são simples – com exceção, talvez, do E7. No entanto, as mudanças de acordes são bem rápidas. Por isso, fique ligado nessas mudanças, além da subida de um tom na segunda parte da canção.
Agora que você aprendeu as melhores do sertanejo anos 90, o que acha de expandir ainda mais seu repertório no violão? Para isso, conheça nosso curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!
Na nossa plataforma de ensino musical online, você vai ganhar ainda mais desenvoltura para tocar os ritmos sertanejos no violão. E o melhor de tudo: você estuda na hora que quiser e sem sair de casa, por um preço que cabe no seu bolso!
Pablo Sathler
Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

