Cifra Club

As 15 melhores cifras dos Titãs para tocar

Toque os sucessos de uma das maiores bandas do rock nacional com dicas que vão facilitar seu aprendizado!

Formada em São Paulo, no ano de 1982, a banda Titãs coleciona sucessos e se tornou um clássico do rock nacional e da música brasileira. Então, se você é fã do grupo e curte tocar violão, chegou o momento de aprender as melhores cifras dos Titãs!

Nando Reis tocando baixo, Paulo Miklos cantando e Tony Bellotto em show dos Titãs
Os Titãs são referência da música brasileira (Foto: Marcos Hermes/Divulgação)

Inicialmente com 9 integrantes, número fora do comum, a banda teve uma grande rotatividade de músicos ao longo do tempo. Fato é que todos eles contribuíram para que hoje possamos desfrutar de tantas obras incríveis.

Então, vamos conhecer um pouco mais e adicionar algumas delas no seu repertório?

Cifras dos Titãs para tocar no violão hoje

A seguir, você irá se deparar tanto com canções mais fáceis quanto com outras que exigirão um pouco mais de técnica. Mas não se preocupe, pois poderá contar as melhores dicas e videoaulas. Portanto, afine o seu violão e venha com a gente!

Confira algumas das músicas que separamos aqui:

  • Go Back
  • Bichos Escrotos
  • Família
  • Homem Primata
  • Televisão
  • Isso
  • Porque Eu Sei Que É Amor
  • Enquanto Houver Sol

1. Go Back

Na introdução de Go Back, há um solo, que pode ser dividido em três partes. Treine repetições para fixar bem a melodia. Em seguida, na maior parte do tempo, a canção fica repetindo os acordes A, C#m e Bm, nessa ordem. Somente na última estrofe, os shapes variam: A, E/G# e F#m. É também nessa última parte que há um novo ritmo, tocado com batidas características do ritmo de reggae.

2. Bichos Escrotos

Para executar os solos de Bichos Escrotos, é importante saber algumas técnicas de violão. O slide para tocar a introdução, e o bend para o solo que aparece no meio da música. A levada é tocada bem solta, e há somente 3 acordes na cifra. São eles: CC#7Dm. Tente tocar juntamente com a versão original para se habituar com o ritmo e não deixe de treinar bastante os solos!

3. Família

Assim como a canção anterior, Família tem apenas 3 acordes e nenhuma pestana: A, D e G. Os solos aparecem no início e no final da música, e é importante que você saiba as técnicas de pull off e hammer on. De modo geral, a levada segue o ritmo de reggae. Então, prepare-se para toques para baixo e batidas abafadas.

4. Homem Primata

O grande lance de Homem Primata é conseguir tocar o ritmo dividido entre os acordes F e G. Portanto, treine bastante essas transições, que já facilitará bastante a execução de boa parte da música. Outro ponto de atenção é a partir da passagem “Eu me perdi na selva (…)”, onde temos variações na ordem dos acordes e também no ritmo.

5. Televisão

Televisão é mais uma das cifras dos Titãs com apenas 3 acordes. Há uma pestana (F#) e outros 2 shapes que são bem tranquilos: A e E. Pratique o solo, que aparece na introdução, quantas repetições precisar, até conseguir reproduzir a melodia no tempo certo. A batida é tocada duas vezes em cada acorde, sem variações na levada. Então, é só seguir a cifra!

6. Isso

Para tocar a cifra de Isso, coloque o capotraste na 4ª casa do violão. A introdução e a primeira parte são dedilhadas (acompanhe a tablatura e veja o padrão tocado nessas partes). Já no refrão e na segunda parte, o ritmo muda e entram as batidas. Ao todo, a música possui 9 acordes, e somente um deles tem pestana (F). Confira na videoaula a seguir a explicação completa:

7. Porque Eu Sei Que É Amor

Na introdução de Porque Eu Sei Que É Amor, há uma pequena passagem entre os acordes C e C7M, conforme indica a tablatura. Na sequência, faça um toque para baixo em cada shape da primeira parte. As demais partes da música (segunda parte e refrão) terão ritmos diferentes. Então, treine cada um deles com atenção. Ao todo, a canção conta com 8 acordes. Para mais dicas, acesse a videoaula abaixo:

Quer evoluir cada vez mais no violão e aprender ainda mais músicas para o seu repertório? No curso de violão do Cifra Club Academy, você encontra aulas completas e uma metodologia de ensino de qualidade!

Curso de violão do Cifra Club Academy

8. Enquanto Houver Sol

Os solos de Enquanto Houver Sol aparecem na introdução, no meio e no final da música. No total, são 8 acordes, e 4 deles estão em forma de pestana. Na primeira parte, o ritmo é tocado apenas com toques para baixo, mas no refrão entra uma nova levada. Confira mais detalhes e o passo a passo completo assistindo à videoaula a seguir:

9. Os Cegos do Castelo

Para tocar Os Cegos do Castelo, você precisará aprender somente um ritmo. Porém, é preciso atenção, pois em alguns momentos ele será dividido entre 2 acordes. Além disso, no pré-refrão, temos uma passagem entre os acordes C e Bb6. Após o refrão e no final da música, ainda temos o interlúdio. Aproveite para ver como tocar esse e outros trechos na videoaula a seguir:

10. Pra Dizer Adeus

Pra Dizer Adeus conta com somente 4 acordes e nenhuma pestana! O ponto de atenção dessa canção está nos versos em que o ritmo é tocado dividido. Então, treine essas partes para não se perder no ritmo. Antes dos refrãos, há uma pequena passagem. Pratique quantas repetições precisar, até conseguir tocar essa parte importante da canção com desenvoltura.

11. Sonífera Ilha

Em Sonífera Ilha, há pequenos solos e riffs bem marcantes em diversos momentos. Como eles se repetem várias vezes, não será um problema fixar a melodia. Tente tocar juntamente com a versão original para ficar bem alinhado com o ritmo. Quanto aos 12 acordes, há apenas uma pestana, na primeira casa, no shape de F.

12. Marvin

Na introdução de Marvin, você pode optar por tocar a base ou o solo. Caso queira tocar o solo, prepare-se para usar a técnica de hammer on. A música é tocada com batida de reggae e conta com 11 acordes, sendo 4 pestanas. Para te ajudar nessa, na videoaula abaixo você pode acompanhar a explicação completa de cada parte da canção:

13. Flores

Para tocar a versão simplificada de Flores, você precisará de 4 acordes, e nenhum deles está em forma de pestana. A música toda seguirá com um ritmo padrão, com variação somente no número de vezes que a batida será feita em cada acordes. Caso queira saber mais detalhes, é só clicar e conferir a videoaula abaixo:

14. É Preciso Saber Viver

A cifra de É Preciso Saber Viver, nessa versão dos Titãs, é composta por 8 acordes – dentre eles, apenas uma pestana (Bm). O ritmo segue um padrão, mas preste atenção nos versos onde ele será dividido. Para tocar o solo, é possível tocar com e sem o auxílio de um slide (bottleneck). Aprenda as duas formas acessando a videoaula a seguir:

15. Epitáfio

O ritmo de Epitáfio possui algumas variações. Nesse sentido, há partes tocadas com dedilhado e outras com toques para baixo. A dica é separar a música por estrofes e estudá-las uma por vez, para não confundir. São 11 acordes no total, e 2 têm pestana: Cm e G7. Na videoaula a seguir, você pode conferir a explicação completa de como tocar cada trecho:

Curtiu aprender as cifras das melhores músicas dos Titãs? Esperamos que nossa lista e nossas dicas tenham te ajudado a conhecer e praticar novas técnicas!

Para continuar evoluindo seus estudos musicais, acesse agora o curso de violão do Cifra Club Academy! Essa é sua chance de aperfeiçoar seus conhecimentos em novos acordes, ritmos e muito mais. Aprenda com os melhores instrutores, onde e quando quiser e por um preço acessível!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK