Cifra Club

7 cifras de música com power chords para você tocar agora

Hoje vamos falar dos acordes mais poderosos que há por aí. E o melhor: além de explicar mais sobre o assunto, traremos super indicações de cifras de músicas com power chords. Mas não se preocupe, apesar de ter, literalmente, poder no nome, trata-se de uma técnica de simples execução. 

Green Day, banda ícone do grunge
O power trio Green Day gravlu muitas músicas usando power chords (Foto/Divulgação)

É sempre bom lembrar que esses acordes não são exclusivos da guitarra e do rock. Apesar de serem mais comuns a esse estilo, devido ao peso extra que eles proporcionam, os power chords não se limitam a isso. Podem ser tocados, no violão, contrabaixo e independem de um estilo. Legal, né?

O post mal começou e choveu informação! Continue com a gente, porque vem mais coisa boa por aí!

Mas o que são power chords?

Primeiro, um pouco de teoria musical para iniciantes. Os acordes “normais” são formados por, pelo menos, três notas base, o que chamamos de tríades. Já os power chords fogem a esse padrão, pois costumam ter apenas duas. Geralmente, eles são compostos da nota tônica (tanto grave como agudas) e a quinta. Por isso que nas cifras um dó maior aparece como C5, por exemplo. 

Guitarrista tocando acorde power chord
O power chord é um tipo de acorde relativamente simples de ser montado (Foto/PXHere)

Outro fato importante é que aprender um desenho de power chords significa saber tocar vários outros. Afinal, o formato se repete em muitos casos, assim, o que diferencia é a posição em relação ao braço do instrumento. E o que não faltam são macetes para executar os acordes, se liga só:

As melhores cifras de músicas com power chords

Para te ajudar a pôr em prática a teoria que você já aprendeu até agora, recorremos aos clássicos. São canções que trazem esses acordes poderosos, mas que têm outras peculiaridades para soltar o guitarrista que existe aí dentro. Preparado? Então vamos enfim curtir as cifras de músicas com power chords a seguir!

Lithium – Nirvana

Precisa de músicas com power chords? Então, o Nirvana precisa estar no seu repertório. Isso porque muitas canções clássicas da banda contêm esse tipo de acorde e pode ser excelente treinar e ainda curtir um bom e velho grunge.

Lithium é um som de muita força e os 7 power chords ajudam muito nisso. Para tocar, é até bem fácil: há repetições de sequências e ritmos, como é o caso das estrofes e refrões. Além do mais, é uma opção bem legal para treinar a palhetada alternada. Só vantagens.

American Idiot – Green Day

Saindo do grunge para o punk rock, é hora de adicionar o Green Day às nossas indicações de cifras de músicas com power chords! Billie Joe Armstrong, além de mandar muito bem nos vocais, também toca guitarra como ninguém e pode ser a inspiração que faltava para você.

A escolhida da vez é American Idiot, que foi um sucesso carregado de polêmicas por fazer uma crítica direta ao governo americano da época. O som pesado da guitarra é o cenário perfeito para essa letra, e o melhor é que são necessários apenas 4 power chords. A videoaula fala por si só:

Chopis Centis – Mamonas Assassinas

Que saudade dos Mamonas, hein? Para além das letras nonsense muito divertidas, as músicas carregavam composições melódicas muito legais. Muito desse feito é mérito do eterno Bento Hinoto, guitarrista da banda, que inseriu um som pesado e marcante principalmente nos refrões mais célebres. 

Sendo assim, os inesquecíveis Mamonas Assassinas têm algo para te ensinar sobre power chords com a música Chopis Centis. A cifra da música tem, basicamente, 4 acordes e é ideal para guitarristas iniciantes. Isso porque as posições em que eles são feitos são muito próximas umas das outras, deixando as passagens mais fáceis.

Outras cifras de músicas com power chords da banda: 1406, Vira-Vira, Robocop Gay.

I Love Rock N’ Roll – Joan Jett & the Blackhearts

Tem música mais vibrante que essa? Originalmente, a música foi lançada pelo The Arrows em 1975. E foi só em 1982 que Joan Jett e sua banda The Blackhearts regravaram, levando o single ao top 1 do Billboard Hot 100.

Joan Jett acertou demais hein? E você vai acertar também usando a música para treinar os power chords. Então, vamos lá: com um E5, A5 e B5, já é possível tocar a canção inteira. Além de tudo, o solo é bem fácil de tirar. Duvida? É só conferir a cifra e a videoaula a seguir:

Come Together – The Beatles

Os garotos de Liverpool vão te ajudar a treinar power chords e podemos provar! E vamos usar logo um clássico, a composição Lennon/McCartney, Come Together, lá de 1969. A música tem um timbre marcante, uma guitarra presente e, claro: o padrão Beatles de qualidade.

Para tocar a música inteira, você vai precisar de 4 power chords, que se repetem nas estrofes e refrão, apenas sendo necessário alternar a intensidade. Juntamente com isso, dá para treinar outras técnicas, como os bends na hora do solo, ou seja, tudo de bom!

Mulher de Fases – Raimundos

Tava faltando mais brazucas na lista, concorda? Então, vamos citar uma das bandas que marcaram o rock dos anos 90 no Brasil. Os Raimundos tiveram diversas fases em sua trajetória, mas com certeza a de maior ápice veio com o estrondoso sucesso Mulher de Fases. 

A canção fala de um namoro conturbado com uma figura feminina de personalidade forte e a letra ainda hoje é cantada pelos fãs. A cifra completa mostra 3 power chords dos 5 acordes que formam a música e ainda há o riff característico para aprender. Veja só:

Cocaine – Eric Clapton

Eric Clapton está entre os melhores guitarristas do mundo e também faz presença na nossa lista! Que honra, hein? Mesmo sendo um artista com composições complexas, os power chords também estão presentes nas músicas, conferindo um tom bem legal às músicas, com Cocaine.

Além da sonoridade incrível, a música também é relativamente fácil de tocar. Isso porque a guitarra base usa 4 power chords para o riff, que se repete tanto na introdução como nas estrofes. Então não perca tempo e vá já aprender, afinal é de Eric Clapton que estamos falando.

Esperamos que já esteja procurando a palheta perdida para tocar todas as cifras de música com power chords! Até porque para aprender uma nova técnica as palavras-chave são: muito empenho e um bom material. Concorda?

Pois é aí que entra o Cifra Club Academy. Uma plataforma voltada para quem quer aprender a tocar um instrumento de forma consciente, começando do zero e evoluindo sempre. São várias as opções: guitarra, canto, teoria musical e muito mais sem precisar sair de casa. Faça sua assinatura e domine seu aprendizado!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK