Cifra Club

Você conhece a shred guitar? Saiba tudo sobre esse assunto!

Aprender guitarra nos permite explorar infinitas possibilidades do universo musical e, ao mesmo tempo, nos motiva a traçar metas de aprendizado. E para boa parte dos guitarristas, a shred guitar costuma estar entre os principais destes objetivos!

Joe Satriani, Steve Vai e John Petrucci: três ícones da shred guitar
A partir da esquerda: Satriani, Steve Vai e Petrucci: três ícones da shred guitar (Foto/Divulgação

Provavelmente, esse estilo já deve ter marcado presença em algum solo que você ouviu. Talvez seja habitual descrevê-lo apenas como um “solo rápido” ou uma “música veloz”. Errado até que não está, mas já que somos curiosos, decidimos ir mais a fundo no assunto.

De quebra, ainda selecionamos algumas feras do shredding para animar seus ouvidos durante a quarentena. Mas se você ainda não sabe que raios é isso, fique tranquilo: até o final da página o tema vai estar na ponta dos dedos!

O que é shred guitar?

“Shred” é um verbo em inglês que significa, segundo o Dicionário Cambridge, “cortar ou rasgar algo em tiras finas”. Traduzindo literalmente, seria algo como “retalhar” ou “desfiar”. 

O nome fez sentido agora? A shred guitar é um estilo de tocar guitarra que busca transições rápidas de uma nota para outra, elevando o tempo e a experimentação das músicas. Bem bacana, né não?

Para chegar lá, no entanto, essas lendas do rock precisaram aplicar diferentes técnicas de forma sucessiva. Em outras palavras, os caras não economizaram no uso de hammer-ons, pull-offs, tappings, palhetadas alternadas e até arpejos. Como consequência, essa combinação permitiu que grandes guitarristas levassem sua arte aos limites.

Desde o auge do rock clássico, entre os anos 60 e 70, alguns artistas já acenavam para solos de guitarra mais longos e com maior variedade e velocidade sonora. Foi o caso do Led Zeppelin, com Heartbreaker, e Lynyrd Skynyrd, no clássico Freebird.

Paralelamente, a história contemplava Ritchie Blackmore a fazer uma insana mistura de elementos da música clássica, do jazz e do rock nas bandas Deep Purple e Rainbow. Muitos dizem que ali estava o embrião da shred guitar, e Gates of Babylon é uma forte evidência:

No entanto, apesar da virtuosidade dos artistas, até aquele momento o estilo ainda não havia sido posto em prática da forma que conhecemos hoje. O grande ponto de virada foi a introdução do tapping, por parte do então prodígio Eddie Van Halen, já no final dos anos 1970. 
Assim, abriu-se o caminho para uma enorme geração de shredders, que emplacaram carreiras ao longo dos anos 1980 e 90 e serão o tema do próximo tópico!

Heróis da shred guitar- Top 7

Agora, você vai conferir um Top 7 com expoentes da shred guitar. Muitos heróis desse estilo ficaram de fora desta lista. Porém, os que guitarristas que selecionamos são inspiradores e incontestáveis.

Eddie Van Halen

Eddie Van Halen nasceu em Amsterdã, na Holanda, a 26 de janeiro de 1955. Sim! Ele era europeu, mas se mudou para os Estados Unidos aos 7 anos. E foi lá mesmo que Eddie viria a montar sua banda de sucesso junto do irmão baterista: Alex Van Halen.

Sem dúvida, o saudoso EVH foi um dos músicos que mais revolucionaram a história da guitarra. Como falamos anteriormente, o guitar hero teve um papel particular na trajetória do instrumento por popularizar a técnica tapping. Essa habilidade consiste em utilizar as duas mãos para “tocar” a nota, diretamente no braço do violão.

O resultado? A Shred Guitar deu um salto imenso ao ser aplicado pelas mãos e performances exuberantes de Eddie Van Halen. A videoaula recente do Cifra Club te mostra passo a passo como fazer o solo de Jump!

Joe Satriani

Difícil falar em Joe Satriani sem lembrar dos seus solos arrebatadores. O guitarrista, natural do estado de Nova York, já lançou 18 álbuns e tem uma trajetória musical quase irretocável!

Entretanto, um fato que nem todos sabem é que esse grande shredder foi professor de guitarra de outro famoso adepto do estilo: Steve Vai! Dá pra acreditar? 

Assim, fica mais fácil compreender a proporção que tem um shred guitar feito por este homem. Para reproduzir aí na sua casa, dê uma olhada no passo a passo:

Kiko Loureiro

Depois de mais de 20 anos como guitarrista do Angra, Kiko Loureiro se consagrou um incrível velocista na música! Dessa forma, suas habilidades acabaram marcando e servindo de inspiração para roqueiros mundo afora.

E foi “retalhando” o braço de cada guitarra que tocava que Kiko conquistou, com sobras, seu lugar neste Top 7 da shred guitar! Se liga na videoaula de Carry On, do Angra!

Randy Rhoads

Talvez você não reconheça esse nome de primeira, mas calma: as coisas já vão fazer sentido! Randy Rhoads foi um guitarrista natural de Santa Mônica, Califórnia, que ganhou certa notoriedade após entrar para a banda Quiet Riot, quando tinha 16 anos.

Alguns anos mais tarde, o lendário Ozzy Osbourne estaria procurando um novo guitarrista. Onde? Em Los Angeles, também na Califórnia. Assim, o destino uniu duas grandes figuras para que lançassem, em 1980, o álbum Blizzard Of Ozz. 

Esse clássico introduziu ao mundo faixas como Mr. Crowley e Crazy Train! E vamos combinar: a Shred Guitar combina perfeitamente com o ritmo frenético do Ozzy. 

Não acredita? Então assista essa videoaula prontinha do Cifra Club:

Zakk Wylde

Outra figura que já passou pela banda do Ozzy, Zakk Wylde levou a técnica da palhetada alternada e o shredding a outro patamar! Mas se tem outra coisa que é indistinguível do seu trabalho é a sua bela Gibson Les Paul customizada. Linda demais da conta, hein?

Zakk Wylde é especialista em shred guitar
Com sua inconfundível Gibson Les Paul em mãos, Zakk Wylde cria hinos da shred guitar (Foto/Divulgação)

Um dos sons mais conhecidos de Wylde é Farewell Ballad, com um solo que toca fundo na alma! Veja só a aula do Cifra Club:

John Petrucci

Nascido em Nova York, Petrucci foi, desde cedo, fã de grandes bandas de heavy metal e rock progressivo, como Iron Maiden e Rush! Não tardou até que ele, em 1985, consolidasse sua própria carreira de guitarrista na banda Dream Theater. 

Com uma proposta ousada, única e de grande profundidade musical, John ganhou espaço garantido entre os maiores adeptos da Shred Guitar! Acompanhe o belo solo de Erotomania:

Yngwie Malmsteen

Malmsteen é um guitarrista sueco que participou de bandas como Steeler e Alcatraz, antes de partir para a carreira solo. Sozinho, lançou admiráveis 20 álbuns

E foram os solos de guitarra de Ritchie Blackmore que inspiraram essa lenda a beber da fonte de Johann Sebastian Bach, Antonio Lucio Vivaldi e outros compositores clássicos! Tudo isso, somado à sua indiscutível virtuosidade, emplacaram definitivamente a presença de Malmsteen na história do shredding! Se liga:

Conforme dito anteriormente, muitos ficaram de fora, mas são igualmente admirados e respeitados! O universo da guitarra será eternamente grato a Paul Gilbert, Michael Angelo Batio, Guthrie Govan e a mais um sem-número de mestres da shred guitar!

É possível tocar shred guitar em qualquer guitarra?

Conforme já conversamos, a shred guitar envolve muitas técnicas diferentes e seu objetivo é atingir alta velocidade. Para treinar essas habilidades separadamente – hammer-ons, pull-offs e palhetadas alternadas, por exemplo – não é preciso nenhuma guitarra específica. 

No entanto, como estamos falando de combiná-las todas em um estilo muito veloz, aí sim, pode ser difícil praticar em instrumentos com uma captação de som que não está preparada. 

Os modelos mais indicados quando falamos de shredding são os modelos Flying V e Explorer, em especial das marcas Jackson ou Gibson, além das séries S e RG da Ibanez!

Vale citar também a emblemática Stratocaster que, apesar de limitada, é muito versátil e pode dar conta do recado para quem está começando!

Como dominar o Shred Guitar

A primeira dica aqui é imprescindível: criar uma rotina de treino. Utilize o metrônomo para controlar a velocidade e adaptar o movimento das mãos. Aos poucos, e conforme você sentir possibilidade, vá aumentando o tempo do metrônomo para atingir velocidades mais altas.

A maior dificuldade está em tornar suas palhetadas alternadas, tappings e legatos adaptados a tempos altos e ritmos intensos. Separamos aqui alguns artigos que podem ajudar a ampliar a velocidade da sua palheta:

Além disso, confira as dicas cruciais do instrutor. Vinícius Dias para aumentar a velocidade dos dedos no instrumento. Anote tudo e lembre-se: paciência e perseverança são sempre fundamentais!

Cifra Club Academy: seja um guitarrista completo

A Shred Guitar domina mentes e corações em busca de um som único, inconfundível e bem veloz. Com toda certeza, esse estilo continuará estando no horizonte de guitarristas iniciantes e profissionais por muito tempo!

O Cifra Club, como você sabe, trabalha para tornar dinamizar e ampliar o aprendizado da música. Nesse sentido, o maior site de cifras de música do Brasil preparou o Cifra Club Academy. Trata-se de uma plataforma com variedade incrível de cursos, todos com o padrão de qualidade que você já conhece.

Bora ser um guitarrista completo? Bend Up!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK