Cifra Club

Pedal de chorus: descubra o que é e como usar o efeito

Aprenda como funciona o pedal de chorus, confira dicas para usá-lo e conheça 5 músicas tocadas com esse efeito!

Os efeitos têm a missão de levar um sabor especial aos instrumentos e à própria voz nas músicas. Ou seja, são capazes de tornar a sonoridade original mais rica e marcante. Na guitarra, não há dúvida de que um dos sons mais utilizados nesse sentido vem do pedal de chorus.

Pedalboard de guitarra no palco de um show
O chorus está entre os efeitos mais procurados por guitarristas que buscam abrilhantar seus timbres (Foto: Reprodução/Pexels)

Dessa forma, hoje você vai descobrir tudo sobre o efeito chorus: o que é, para que serve e como usar na prática. Além disso, listamos algumas músicas que foram gravadas com esse pedal.

Assim, exemplificaremos a utilização desse recurso sonoro e traremos uma inspiração extra para a sua caminhada musical. E aí, bora descobrir o que é chorus na música? Então, continue a leitura!

O que é chorus na guitarra?

Definitivamente, o chorus é um dos pedais de guitarra mais populares e versáteis da história. Como sugere o nome, ele pode ser definido como um “coro”.

Em outras palavras, o chorus tem a tarefa de emular a sonoridade de dois ou mais instrumentos tocando a mesma coisa simultaneamente.

Enquadrado na categoria de modulações, o efeito de chorus adiciona uma segunda camada ao sinal original, só que ligeiramente desafinada e atrasada.

Dessa forma, a suave alteração no tempo e na afinação cria uma sonoridade grandiosa e envolvente. O resultado é similar ao som natural de um instrumento de 12 cordas, por exemplo.

O chorus para guitarra surgiu oficialmente em 1975, quando a Roland adicionou o efeito ao amplificador Roland Jazz Chorus.

Logo depois, a Boss lançou o primeiro pedal de chorus da história, o CE-1. O curioso é que ele foi inicialmente desenvolvido para teclado, mas caiu nas graças dos guitarristas. Mais tarde, nasceu o compacto e clássico CE-2.

Para que serve o pedal de chorus?

Acima de tudo, o chorus cria um som espacial e brilhante. Por isso, é muito utilizado para gerar uma sensação estéreo em instrumentos de sinal mono, como a guitarra, o violão e o baixo.

Uma das aplicações mais tradicionais desse efeito é em acordes dedilhados sem distorção, como prova boa parte das bandas de rock dos anos 1980 e 1990.


Ao mesmo tempo, o pedal de chorus também é vastamente explorado em timbres distorcidos. A ideia dessa abordagem é criar uma sensação de dobra.

Em outras palavras, o sinal fica mais largo e aberto, com uma característica sonora metalizada. Na prática, parece que duas guitarras estão sendo tocadas ao mesmo tempo.

Por fim, vale também citar que o pedal de chorus para baixo tem o poder de deixar o som do instrumento mais profundo e complexo. Dessa forma, o efeito é um recurso muito empregado por engenheiros de áudio, a fim de que o baixo preencha ainda mais a mixagem de uma música.

Como usar o efeito chorus?

Embora o efeito de chorus seja muito interessante, é preciso ter bom senso em sua utilização. Isso ocorre porque, em regulagens mais extremas, o som pode se tornar artificial e até cafona.

A mesma ideia vale para o repertório: se você usar chorus em muitas músicas, ele tende a soar enjoativo.

Já em relação ao posicionamento na cadeia de sinal, há um consenso de que o pedal de chorus soa melhor quando ligado depois do compressor e dos drives.

Porém, é recomendado que o efeito de modulação venha antes das ambiências, como pedais de delay e reverb.

Geralmente, o pedal de chorus para violão ou guitarra não vai além de um atraso de 20 ms. Caso contrário, o efeito estaria mais para um eco ou um delay.

Porém, brincando com os controles, é possível conseguir sons parecidos com outros efeitos de modulação, como vibrato e tremolo.

Em seguida, confira os principais controles presentes em um pedal de chorus:

  • Depth: também chamado de Intensity ou Width, esse botão é responsável por controlar a profundidade da alteração na afinação;
  • Speed: é o botão que regula a velocidade da oscilação na onda sonora do efeito, podendo também ser batizado de Rate;
  • Tone: é uma espécie de filtro de equalização do efeito, tornando o som mais ou menos brilhante;
  • Mix: também denominado Level, é o botão que mescla o efeito ao sinal original, dosando a quantidade de cada um no timbre final.

Músicas com chorus

Uma vez que entendemos a teoria por trás do pedal de chorus, chegou a hora de identificar como o efeito é usado na prática. Dessa maneira, aqui estão 5 músicas bastante conhecidas que contam com essa marcante modulação. Confira:

1. Come As You Are – Nirvana

O riff de guitarra de Come As You Are é um dos maiores exemplos do efeito de chorus na guitarra. Repare como as notas graves apresentam um som mais cintilante e rico do que o comum. Demais!

2. Continuum – Jaco Pastorius

Como exemplo do uso de chorus no baixo, aqui está a faixa Continuum, do saudoso mestre Jaco Pastorius. Uma vez que o contrabaixo é o protagonista dessa gravação, o efeito de modulação traz um toque bem especial ao som do instrumento.

3. No More Tears – Ozzy Osbourne

Agora, uma prova de que o efeito de chorus não está restrito apenas aos sons limpos. Note como as bases de guitarra distorcidas de No More Tears têm um som diferenciado: mais metálico, largo e agressivo do que estamos acostumados.

4. Meu Erro – Os Paralamas do Sucesso

O chorus também está muito presente no rock nacional! Ao ouvir os primeiros acordes de Meu Erro, é claramente perceptível o efeito na linha de guitarra. Seja com notas arpejadas ou batidas rítmicas, o efeito ganhou um destaque muito interessante aqui.

5. Knockin’ on Heaven’s Door – Jon Bon Jovi

Não é novidade que Knockin’ on Heaven’s Door, de Bob Dylan, ganhou inúmeras versões de sucesso, como a do Guns N’ Roses. Porém, a versão abaixo, de Jon Bon Jovi, é um ótimo exemplo do uso de pedal de chorus no violão.

E aí, entendeu o que é e como usar o pedal de chorus? Sem dúvida, esse belo efeito é capaz de abrir novos horizontes sonoros para qualquer músico. Então, comece a fazer as suas experimentações por aí, combinado?

Por fim, outra sugestão: acelere a sua evolução musical com o curso de guitarra do Cifra Club Academy! A nossa plataforma de ensino online segue uma didática clara e objetiva, perfeita para o seu desenvolvimento no instrumento. Além disso, o preço é bem acessível!

Ou seja, não dá para não perder essa oportunidade única de dominar a guitarra!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK