8 solos de guitarra fáceis para iniciantes
Para tirar solos de guitarra mais técnicos e rápidos, é preciso trilhar um caminho. E ele começa pelos meios mais simples. Por isso, fizemos uma lista de solos de guitarra fáceis!
É com o estudo de solos fáceis que se desenvolvem as técnicas, a coordenação e a assimilação das escalas. Bora?
Aprenda 8 solos de guitarra fáceis de tocar
Nossa lista traz solos acessíveis para iniciantes que desejam treinar técnicas como bend, palhetada, slide, hammer on e pull off. Prepare-se e venha com a gente!
1. Come Together – The Beatles
Tanto no solo do meio quanto no final de Come Together, George Harrison trabalha variações do mesmo lick.
Além de ser um excelente treino de bend e vibrato, esse solo exige um cuidado maior com a pegada imprimida.
Ela não deve ser nem com muita agressividade, nem com muita leveza. Portanto, toque-o usando uma palhetada determinada com feeling.
Busque um timbre semelhante ao da gravação, pois isso ajuda a desenvolver a pegada do solo e a intensidade com que os bends e vibratos devem ser tocados.
2. Knockin’ On Heaven’s Door – Guns N’ Roses
Escolhemos a versão do Guns N’ Roses de Knockin’ On Heaven ‘s Door, pois está entre os melhores solos fáceis de guitarra.
Para tocá-la, baixe a afinação da guitarra em meio-tom. Tanto no primeiro quanto no segundo solo, temos uma aula de bend e release, pull off e vibrato.
Como os solos são longos, recomendamos que você divida os solos de guitarra em pequenos trechos, em ordem mesmo.
Pratique o primeiro trecho até ele ficar legal, depois passe para o segundo. Em seguida, vá para o terceiro trecho e assim por diante.
Com um pouco de paciência e dedicação, seu esforço será recompensado e logo estará tocando os solos de um grande clássico do rock.
3. American Idiot – Green Day
Para tocar American Idiot, baixe a afinação da guitarra em meio-tom. O solo traz uma técnica de guitarra que não é tão usada quanto outras: os intervalos harmônicos de oitava.
Para fazer esse intervalo é preciso montar o shape do power chord com o indicador e o mindinho.
O indicador pressiona a casa 7 da quinta corda e abafa totalmente o som da quarta corda. Já o mindinho pressiona a casa 9 da terceira corda. Esse shape pode ser movido para cada nota da escala.
Além de ter trechos com intervalos de oitava nos solos, algumas trocas entre eles são feitas usando a técnica de slide. Comece treinando em um andamento mais lento com a ajuda de um metrônomo.
4. Living On A Prayer – Bon Jovi
Living On A Prayer tem técnicas de guitarra mais complexas, como ghost notes e harmônicos artificiais, que exigem dedicação e paciência.
Recomendamos que você treine o lick final desse solo por último. Ele exige o uso do hammer on com bastante rapidez. Pratique em um andamento mais lento e assista nossa videoaula.
5. Come As You Are – Nirvana
Para tocar Come As You Are, é preciso baixar a afinação da guitarra em meio-tom. Se você deseja aprender como tocar um solo de guitarra, ela é uma ótima sugestão.
O solo reproduz a melodia principal da música, o que é algo muito comum. Ele é todo tocado na corda Sol, com a corda Si solta tocada junto em alguns momentos.
A transição entre algumas notas é feita com o uso da técnica de slide. Treine em um andamento mais lento.
Em pouco tempo, ele será o primeiro de vários solos de guitarra fáceis que você vai tirar.
6. Ousado Amor – Isaias Saad
Indicado para iniciantes em solos, para tocar Ousado Amor coloque o capotraste na segunda casa.
O solo é bem simples, trazendo uma digitação super fácil que usa bastante as cordas mizinha e Si soltas.
O andamento desse solo já é lento por natureza, mas se você sentir necessidade, treine-o mais devagar ainda.
7. I Wanna Be Sedated – Ramones
Uma das bandas mais icônicas de todos os tempos, os Ramones não poderiam ficar de fora da nossa lista.
E nada melhor do que treinar solos de guitarra com a clássica I Wanna Be Sedated. Ela tem dois solos com uma nota só em cada um deles.
No primeiro, apenas a casa 5 da corda Si é tocada. E, no segundo, é a casa 7 da mesma corda.
O primeiro solo está em destaque na música. Porém, o segundo é tocado com a melodia de voz na última parte.
Apesar de ter apenas duas notas ao todo, esses solos são perfeitos para treinar dinâmica de palhetada e percepção de pulso e compasso.
8. Yellow – Coldplay
Escolhemos Yellow para fechar nossa lista de solos de guitarra fáceis.
Podemos dizer que esse solo é todo construído em cima de acordes. No entanto, eles não são os acordes maiores e menores básicos.
A principal característica desses acordes é que eles são feitos nas 3 primeiras cordas, sendo que a corda Si está solta neles todos.
Além disso, algumas notas da corda Sol são tocadas com bend. As palhetadas seguem um ritmo constante e são sempre tocadas para baixo.
Treine em um andamento mais lento e não deixe de ver nossa videoaula sobre a música. A explicação sobre o solo começa no minuto 8:40 do vídeo.
Aumente seus conhecimentos na guitarra com o Cifra Club Academy!
Curtiu nossa lista de solos de guitarra fáceis e deseja aprender? Então, inscreva-se no Curso de guitarra do Cifra Club Academy!
Domine as principais técnicas, tablaturas, power chords e muito mais. Está esperando o que para começar? Se inscreva agora!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.