Aprenda 15 riffs de guitarra para iniciantes
Confira como desenvolver riffs e evolua na guitarra!
Além de aumentar o repertório, uma boa seleção de riffs de guitarra para iniciantes ajuda a desenvolver suas habilidades e superar desafios.

Muitas músicas se tornaram clássicos por seus icônicos riffs de guitarra e nada melhor do que aprendê-las e melhorar no instrumento, não é mesmo? Então, bora estudar riffs de guitarra para iniciantes!🙂
Riffs de guitarra para iniciantes: 15 músicas para começar agora
Dois pontos nos quais você vai melhorar muito usando nossa lista: a assimilação de ritmo e coordenação motora.
Então, prepare-se para dar um salto evolutivo com os riffs para iniciantes que escolhemos para você.
1. (I Can’t Get No) Satisfaction ━ Rolling Stones
Além de ser um dos riffs de guitarra mais famosos de todos os tempos, (I Can’t Get No) Satisfaction é também bem simples.
No entanto, é preciso se atentar para o uso da técnica de pull off usada na segunda metade do riff, o que exige uma certa coordenação entre as duas mãos.
2. Seven Nation Army ━ The White Stripes
Seven Nation Army é um excelente riff de guitarra para quem deseja começar a estudar power chords, que aparecem no refrão.
O riff é o mesmo no verso, mas tocado apenas pelas notas fundamentais dos power chords, e não pelo acorde completo, o que torna essa música fácil.
3. Enter Sandman ― Metallica
Um bom riff de guitarra para iniciantes fãs de metal é Enter Sandman.
Além de aumentar seu repertório com um clássico, ele traz ótimos estudos de digitação e downpicking, que são técnicas de guitarra para iniciantes que curtem heavy metal.
4. Sunshine Of Your Love ― Cream
Entre os riffs de guitarra para iniciantes que trazem um estudo rico está Sunshine Of Your Love.
Ele é construído em cima de acordes que usam o formato do Mi Maior e do Lá Maior, sendo ótimo para estudar o sistema CAGED.
Além disso, esse riff é um excelente estudo de mudança de posicionamento na mão esquerda (direita para os canhotos).
Ele mistura notas tocadas isoladamente que não pertencem aos acordes com os próprios acordes tocados por inteiro, fazendo mudanças rápidas como no final do riff.
Da mesma forma, notas isoladas que pertencem aos acordes também se misturam com eles tocados por inteiro, como pode ser ouvido no meio do riff.
A penúltima nota desse riff exige um bom domínio da técnica de vibrato.
5. Come As You Are ― Nirvana
O riff de Come As You Are tem uma digitação bem fácil, usando as cordas soltas do mizão e do Lá.
Porém, é preciso afinar a guitarra um tom abaixo para que o som fique igual ao da gravação original.
6. Mannish Boy ― Muddy Waters
Uma lista de riffs de guitarra para iniciantes estaria seriamente desfalcada se não incluísse o blues em Mannish Boy.
Ele traz um interessante estudo de bend, sendo feito nas cordas Sol e Si, pressionadas na quinta casa ao mesmo tempo.
7. Otherside ― Red Hot Chili Peppers
Red Hot Chili Peppers tem como uma de suas características a construção de riffs bem distintos e criativos, como em Otherside.
Ele tem uma digitação fácil, mas o ritmo da melodia pode causar dificuldade para iniciantes, principalmente na primeira vez que aparece na música. Por isso, recomendamos o uso do metrônomo.
Também há uma variação antes de entrar na segunda parte da música, em que é preciso ir da casa 7 para a 14 na corda Ré com rapidez.
8. Smoke On The Water ― Deep Purple
Um dos mais fáceis riffs de guitarra para iniciantes é Smoke On The Water, composto de quatro acordes formados por duas notas com uma digitação bem tranquila.
Se achar necessário, comece treinando de maneira mais lenta com um metrônomo.
9. Back In Black ― AC/DC
Back In Black faz parte de um repertório básico de riffs de guitarra para iniciantes.
Ele mescla o uso de power chords com licks rápidos feitos na escala pentatônica. Novamente indicamos o uso do metrônomo e o treino em um andamento mais lento.
10. Day Tripper ― The Beatles
Outro riff que está entre os mais icônicos de todos os tempos é Day Tripper. A digitação dele não é complicada, mas exige um pouquinho de dedicação até ser assimilada.
Por isso, use o metrônomo mais uma vez e comece treinando-o em um andamento mais lento.
11. Cocaine ― Eric Clapton
A clássica Cocaine traz um riff construído sobre power chords fácil de tocar. O detalhe com o qual é preciso ter uma atenção maior é o segundo D5 do riff, tocado no contratempo.
12. Tempo Perdido ― Legião Urbana
Um riff de guitarra construído sobre dedilhados bem rápidos é a principal característica de Tempo Perdido.
Primeiro, se familiarize com os formatos dos acordes do riff inicial. Depois que você os tiver decorado, comece a treinar o dedilhado em um andamento mais lento com a ajuda do metrônomo.
13. Iron Man ― Black Sabbath
Iron Man é uma música que tem 4 riffs de guitarra, todos são fáceis. Só atente para o riff principal, que usa a técnica de slide, e sua variação na parte vocal usando pull off
14. Zóio de Lula ― Charlie Brown Jr.
Para tocar o riff de Zóio de Lula é preciso afinar a guitarra meio-tom abaixo. Ele traz um ótimo estudo de inversão de acordes e da batida de reggae, usando uma variação fácil do ritmo.
15. Beat It ― Michael Jackson
Fechamos nossa lista de riffs de guitarra para iniciantes em grande estilo com Beat It.
A digitação dele é um pouquinho desafiadora para os iniciantes. Por isso, comece treinando em um andamento mais lento.
Deixe o Cifra Club Academy te ajudar a evoluir mais na guitarra!
Curtiu nossa lista de riffs de guitarra para iniciantes e quer evoluir mais no instrumento? Então, te convidamos para se inscrever no Curso de guitarra do Cifra Club Academy.
Com ele, você vai dominar mais riffs, solos de guitarra e todas as técnicas necessárias para virar mestre das seis cordas. Não perca mais tempo e se inscreva agora!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.