Cifra Club

Aprenda a tocar as melhores músicas do Led Zeppelin

Separamos dicas especiais para você aprender a tocar as cifras do Led Zeppelin com mais facilidade.

Muitos são os motivos pelos quais o Led Zeppelin se tornou uma das maiores bandas da história. Um deles é que seus integrantes eram excelentes músicos, que priorizavam a criatividade ao invés de exibirem seu virtuosismo gratuitamente. Pensando na qualidade do mestre Jimmy Page, hoje te ensinaremos a tocar as melhores músicas do Led Zeppelin na guitarra!

Robert Plant cantando e Jimmy Page tocando guitarra em show do Led Zeppelin
O Led é eterna referência no meio do rock (Foto: Reprodução)

Bandas e artistas de diferentes estilos e épocas mostram nítidas influências do Led Zeppelin. Com toda a certeza, isso se deve à versatilidade do repertório da banda. Além disso, a banda fez escola com riffs extremamente engenhosos e timbragens únicas de guitarra.

Portanto, o estudo do repertório do Led Zeppelin é algo amplamente enriquecedor para um músico, tanto em técnica quanto em criatividade na hora de tocar. Assim sendo, bora lá começar a aprender as melhores músicas do Led Zeppelin?

Quais as melhores músicas do Led Zeppelin?

As cifras do Led Zeppelin apresentam diferentes níveis de dificuldade técnica. Dessa maneira, nossa lista traz desde músicas para guitarristas iniciantes até para avançados.

Se liga em alguns clássicos que você vai aprender:

  • Whole Lotta Love
  • Kashmir
  • All My Love
  • Black Dog
  • Rock And Roll
  • Since I’ve Been Loving You
  • Imigrantes Song
  • Stairway To Heaven

Vamos nessa começar a estudar 23 músicas do Led Zeppelin?

1. Moby Dick

Os riffs de Moby Dick são bem tranquilos. No entanto, os licks feitos entre eles exigem um pouco mais de dedicação, pois, além de serem rápidos, usam bend, hammer on e pull off. Portanto, tire-os um por vez e treine em um andamento mais lento, de preferência com a ajuda de um metrônomo.

2. When The Levee Breaks

Apesar de ser uma das cifras do Led Zeppelin que não trazem nenhum segredo, When The Levee Breaks precisa da pegada certa para ser tocada. Ela é boa para iniciantes que querem começar a treinar pestana, pois só tem um acorde com esse fundamento, que é o B. Ademais, use a clássica batida de rock para tocá-la: ↓ ↓↑  ↓↑↓. Os riffs são fáceis, mas ouça bem a faixa para encontrar um timbre de guitarra próximo ao original.

3. No Quarter

Além de ser uma das melhores músicas do Led Zeppelin, No Quarter é um exemplo da versatilidade da banda, pois se trata de um rock progressivo. Para tocar o riff da canção, deixe o slide bem definido. Se possível, use um pedal de fuzz para o timbre ficar bem bacana. Por fim, o solo é um bom treino de bend, hammer on e pull off, mas é longo. Portanto, tire-o por frases e em um andamento mais lento.

4. Since I’ve Been Loving You

Outro exemplo da versatilidade da banda é Since I’ve Been Loving You, onde os caras mandam um blues de responsa. Assim sendo, quem quer começar a se aventurar pela guitarra blues tem um bom início com essa música. Portanto, vá tirando lick por lick, em andamento mais lento, e nunca deixe de valorizar o feeling ao tocar.

5. Ten Years Gone

Uma das mais ricas e melhores músicas do Led Zeppelin, Ten Years Gone usa a afinação drop D. Além disso, ela é ótima para treinar dedilhado, power chord e batidas um pouco mais complexas de mão esquerda (direita, para os canhotos). Ademais, o solo dela é excelente para quem quer aprender a usar o pedal de wah-wah, além de treinar bend, hammer on e pull off.

6. Good Times, Bad Times

O que mais demanda dedicação em Good Times, Bad Times é o solo de guitarra, que exige rapidez e domínio de palhetada alternada. Por isso, tire por partes, em andamento mais lento, e vá praticando até conseguir tocar com a música. Por fim, essa é mais uma música do Led Zeppelin onde a timbragem conta muito. Portanto, use um pedal de fuzz, se possível.

7. Dazed And Confused

Com toda a certeza, uma das melhores músicas do Led Zeppelin, Dazed And Confused mostra a banda passeando pela psicodelia do fim dos anos 60. Além disso, essa faixa demanda o uso de hammer on no riff principal. Acima de tudo, o uso de harmônicos e a sutileza que as partes mais lentas exigem tornam imprescindível o desenvolvimento de uma pegada mais leve. Por fim, tire o solo por partes e treine em andamento mais lento.

8. Over The Hills And Far Away

Over The Hills And Far Away é uma excelente música para quem quer evoluir do nível iniciante para o intermediário. Assim sendo, o riff inicial dela é um ótimo treino de hammer on e pull off feitos rapidamente entre as também rápidas batidas. Por isso, treine a base dessa música em um andamento mais lento. Por último, recomendamos o solo dela para iniciantes.


9. Ramble On

Uma das cifras do Led Zeppelin um pouco mais complexas é Ramble On. Assim sendo, temos 2 pestanas (Bm e Gm) e as dissonâncias de F#m7 e G#m7. Além disso, o ritmo dela é tocado bem rápido. Portanto, comece treinando, em andamento mais lento, as trocas que envolvem as pestanas e dissonâncias. Depois que essas mudanças estiverem legais, avance para o resto da música. Por fim, os solos de guitarra são tranquilos.

10. Heartbreaker

Certamente, Heartbreaker é uma das melhores músicas do Led Zeppelin. O solo dela é o que mais exige dedicação e paciência. Assim sendo, ele exige precisão extrema em bends, hammer ons e pull offs, sem falar na rapidez que demanda o uso de palhetada alternada. Portanto, como de praxe, tire-o por partes e em andamento mais lento.

11. Tangerine

Com 11 acordes – entre eles, a pestana de F e a dissonância de D5(9), que é bem difícil de montar –, Tangerine é recomendada para guitarristas intermediários. Além disso, ela tem rápidas mudanças de acordes e um dedilhado curto, mas bem rápido, um pouco antes de começar a voz. Por fim, o solo é fácil, e soa bem com um pedal de fuzz.

12. Thank You

Uma das mais belas baladas do Led Zeppelin, Thank You não traz grandes segredos. Ela é recomendada para iniciantes começarem a treinar pestana, pois só tem um acorde desse tipo (Bm). Além disso, aparecem outros 2 acordes mais complexos, mas não tão difíceis, que são o D/C e o D/G. Como o andamento da música é lento, as trocas desses acordes ficam mais fáceis de fazer.

Evolua na guitarra com aulas completas e pensadas no seu desenvolvimento musical! Conheça o curso de guitarra do Cifra Club Academy e saiba tudo sobre o instrumento!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

13. D’Yer Mak’er

Mais um exemplo da versatilidade do Led Zeppelin é a música D’Yer Mak’er, que nada mais é que um reggae. Primeiramente, treine os dedilhados feitos na introdução e no verso. Depois que eles estiverem legais, ouça bem o refrão para pegar o tempo do ritmo da guitarra. Assim sendo, ele tem quatro palhetadas, com um intervalo entre a segunda e a terceira: ↓↑  ↑↓.

14. The Rain Song

Uma das mais belas e melhores músicas do Led Zeppelin, The Rain Song usa uma afinação diferente. Nesse sentido, o Mizinho e o Mizão abaixam um tom (para Ré), o Lá abaixa um tom (para Sol), o Ré abaixa um tom (para Dó) e o Si sobe meio-tom (para Dó). Dessa forma, os acordes ficam bem fáceis de tocar. Para ajudar mais ainda, o andamento da música é bem lento.

15. Rock And Roll

Recomendamos Rock And Roll para quem quer ir do nível intermediário para o avançado. Ela é uma música bem rápida. Por isso, tanto os riffs quantos os solos demandam uma boa dose de paciência e dedicação. Assim sendo, comece treinando os riffs. Depois que eles estiverem legais, se aventure no solo, mais uma vez, tirando por partes e treinando em um andamento mais lento. 

16. Babe I’m Gonna Leave You

Babe I’m Gonna Leave You é um ótimo estudo de dedilhado. Porém, como ele é rápido, comece treinando mais devagar, já que os acordes têm shapes mais complexos também. Por outro lado, as partes com batidas são tranquilas, assim como o solo mais para o fim da música.

17. Going To California

Com toda a certeza, Going To California é uma das músicas mais complexas do Led Zeppelin. Assim sendo, ela usa a afinação drop D no violão. Além disso, ela tem dedilhados e trocas de acordes muito rápidos. Por isso, treine por partes em um andamento mais lento até dominar as particularidades da faixa.

18. All My Love

All My Love está entre as cifras do Led Zeppelin que são um bom estudo para atingir o nível intermediário. Assim sendo, ela tem 16 acordes. Entre eles, as pestanas de Bb, Bm e F.  Além disso, os acordes Bm7(5-) e Em/G são um bom começo para quem quer novos desafios. Por fim, o andamento da música é lento, mas, se preferir, treine mais devagar ainda até você pegar o jeito.

19. Immigrant Song

Uma lista com as melhores músicas do Led Zeppelin tem que ter Immigrant Song. Ela não tem segredos. Nesse sentido, o riff tem uma digitação fácil. Por fim, é uma boa música para iniciantes começarem a treinar power chords. Não perca nossa videoaula:

20. Black Dog

O riff de Black Dog tem uma digitação chatinha no começo. Por isso, comece seu estudo por ele. Depois que você estiver tocando essa parte tranquilamente, comece a treinar o solo. Como de costume, tire por partes e em um andamento mais lento.

21. Kashmir

Inegavelmente, Kashmir é uma das melhores músicas do Led Zeppelin, e é mais uma que usa uma afinação diferente. Assim, Mizinho e Mizão abaixam um tom (para Ré) e o Si abaixa um tom (para Lá). Como é uma música longa, vá tirando um riff por vez. Depois que estiver bom em todos eles, toque a música do começo ao fim. Além disso, não deixe de conferir nossa videoaula:

22. Whole Lotta Love

Whole Lotta Love é outra daquelas músicas em que o solo é o que mais exige treino. Assim sendo, ele é formado por seis licks rápidos, que usam muito bend, hammer on, pull off e palhetada alternada. Portanto, tire um de cada vez, em andamento mais lento.

23. Stairway To Heaven

A cifra de Stairway to Heaven é praticamente um estudo de dedilhado completo. Portanto, tire-a por partes, em um andamento mais lento. De maneira idêntica, o solo de Stairway To Heaven usa várias técnicas: bend, hammer on, pull off, slide e palhetada alternada, além de ser rápido. Por isso, pegue lick por lick e assista à nossa videoaula:

Agora você sabe tudo o que precisa para tocar as melhores músicas do Led Zeppelin! Contudo, sempre dá para aprender mais! Por isso, não deixe de conhecer o Cifra Club Academy!

No curso de guitarra da nossa plataforma, você terá aulas de excelente nível técnico, com instrutores capacitados e focadas na sua evolução.

Além disso, as aulas são online. Ou seja, você estuda quando e onde quiser. E tem mais! Saca só alguns dos benefícios que você vai ter ao se inscrever na plataforma:

  • Lives para tirar dúvidas;
  • Materiais de apoio;
  • Grupo exclusivo no Telegram;
  • Acesso a todos os outros cursos da plataforma com a mesma assinatura;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

E o mais legal é que tudo está disponível por um preço acessível! Então, não perca mais tempo e se torne mestre nas seis cordas!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK