Cifra Club

Como tocar os estilos de blues na guitarra?

Neste artigo, você confere dicas preciosas de como tocar 7 estilos de blues na guitarra!

A maioria das pessoas pensa que o blues é sempre a mesma batida, com solos abusando dos clássicos licks do estilo. No entanto, essa é uma visão bem reducionista, pois o blues tem várias vertentes, cada uma com suas particularidades. Por isso, fizemos este artigo explicando 7 estilos de blues para tocar na guitarra!

Músico tocando estilos de blues na guitarra
Apesar de ter características marcantes, o blues é um estilo que varia entre suas vertentes (Foto: Reprodução/Freepik)

Desde o seu surgimento com o canto dos escravos africanos nas plantações de algodão no sul dos Estados Unidos, o blues evoluiu de diferentes formas.

Com o fim da escravidão e a migração desses ex-escravos e seus descendentes para outras partes do país, o blues foi incorporando novos elementos regionais. Assim, diferentes estilos de blues foram surgindo.

Outras transformações aconteceram quando surgiram a guitarra e o baixo elétrico, e o blues entrou em sua fase urbana. Portanto, temos diferentes estilos de blues para tocar e cada um deles têm suas próprias características. Bora lá conhecê-los?

Quais são os estilos de blues?

Um guitarrista fã do gênero precisa saber como tocar os diferentes estilos de blues. Além de se tornar fera no estilo, será possível desenvolver o feeling, sem o qual o blues não existe.

Então, pronto para conhecer 7 estilos de blues para tocar na guitarra? Olha só o que você vai aprender:

  • Delta Blues
  • Chicago blues
  • Country blues
  • Blues-rock
  • Texas blues
  • West Coast blues
  • Louisiana blues

Bora lá!

1. Delta blues

Esse é um dos estilos de blues para tocar de forma acústica. Além disso, muitas das músicas dentro dessa variante do gênero usam afinação aberta.

Uma afinação aberta consiste em deixar as cordas soltas do violão soando com um acorde. Por exemplo, confira a afinação em Sol maior aberto (de baixo para cima):

  • desce 1 tom, ficando a nota
  • fica normal, nota Si
  • fica norma, nota Sol
  • fica normal, nota
  • desce 1 tom, ficando a nota Sol
  • desce 1 tom: ficando a nota

Uma das principais características desse tipo de blues é manter o shuffle feel do gênero no baixo do acorde. Ou seja, manter a batida clássica do blues (↓  ↓↓  ↓) na sexta, na quinta ou na quarta corda, dependendo do acorde que está sendo tocado.

Além disso, muitos músicos usam uma dedeira no polegar da mão direita (esquerda para os canhotos) para tocar os baixos dos acordes.

Por fim, licks são tocados nas outras cordas simultaneamente aos baixos dos acordes, muitas vezes usando o bottleneck (ferramenta slide).

A música Crossroads, de Robert Johnson, é um típico Delta blues. Confira:

2. Chicago blues

Essa vertente do gênero é uma boa base para quem quer aprender como tocar blues, pois muitos elementos do estilo se destacam aqui. Podemos dizer que o Chicago blues é o Delta blues eletrificado.

Portanto, o uso da guitarra no lugar do violão traz algumas inovações. Os típicos acordes de blues com power chords e suas variações com sexta e sétima são amplamente usados. A escala blues se sobressai, tornando fundamental o domínio de bend, vibrato, hammer on e pull off, entre outras técnicas.

Além disso, é essencial ter um cuidado maior com o timbre de guitarra. Uma das principais características do blues é que cada guitarrista tem um som próprio. Dessa forma, é preciso saber qual modelo, marca de guitarra e amplificador usar.

Além disso, é primordial descobrir como regular o grave, o médio e o agudo, tanto no instrumento quanto no amplificador.

Assim sendo, tenha em mente o timbre que você quer alcançar e pesquise para saber qual o equipamento mais propício para atingir esse som. Considere também o fator custo-benefício.

Por fim, Baby Please Don’t Go, do Muddy Waters, é um exemplo de Chicago Blues.

3. Country blues

O country blues é um dos estilos de blues que usam muito o fingerstyle. Dessa forma, essa vertente mantém a marcação nos baixos dos acordes, mas melodias são dedilhadas nas outras cordas entre eles.

Primeiramente, descubra a posição mais cômoda para sua mão direita (no caso dos destros). Alguns músicos apoiam o dedinho no tampo do violão ou no corpo da guitarra.

No entanto, outros instrumentistas preferem deixá-lo curvado como os outros três dedos. Não existe certo ou errado, apenas o posicionamento mais confortável.

Depois que você tiver encontrado o melhor posicionamento, mantenha o polegar atuando na região das três cordas mais graves. Dessa forma, o indicador fica na corda Sol, o médio na Si e o anelar na mizinha.

O segredo do country blues é alternar o polegar com os outros dedos. Portanto, comece treinando em andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo.

A música Hobo Blues, do John Lee Hooker, ilustra bem o country blues. Ouça:

4. Blues-rock

O blues-rock é o sonho de consumo de todo guitarrista que sonha em aprender como tocar blues. Muitos dos grandes guitar heroes da história construíram seu legado com os solos memoráveis que criaram dentro dessa vertente.

Um dos estilos de blues mais completos que existem, o blues-rock exige o domínio total das escalas pentatônicas e da escala blues. Além disso, é imprescindível um amplo conhecimento de licks e de todas as técnicas de guitarra necessárias para tocá-los.

Além das improvisações, para saber como tocar blues-rock é preciso ter conhecimento da linguagem do blues. Ou seja, conhecer a estrutura do 12 bar blues e o shuffle feel em compassos 12/4 e 4/4.

Por último, ter familiaridade com todas as possibilidades harmônicas e todos os tipos de acordes que existem no universo do blues.

A clássica Voodoo Child (Slight Return), de Jimi Hendrix, é um dos maiores blues rocks da história.


Sacou as características fundamentais do blues para tocar esse hino do blues-rock? Para evoluir ainda mais tocando este gênero musical no seu instrumento favorito, não deixe de conferir o curso de guitarra blues do Cifra Club Academy!

Curso de guitarra blues do Cifra Club Academy

5. Texas blues

Por ter uma forte influência do jazz, o Texas blues é um dos estilos de blues cuja principal característica é o swing. Dessa forma, ele tem um shuffle feel bem acentuado, usando a seguinte batida: ↓↑.

Toque a batida para baixo com palm muting. A batida para cima é feita pegando apenas as cordas primas (Mizinha, Si e Sol).

Predominantemente elétrico, o Texas blues usa as mesmas estruturas harmônicas e rítmicas de outros estilos de blues.

Seus solos também são embasados em improvisações feitas com licks dentro das escalas pentatônicas e escala blues.

Em Cold Shot, do Stevie Ray Vaughan, o shuffle feel do Texas blues é fortemente destacado. Confira:

6. West Coast blues

Quem tem interesse em aprender como tocar blues deve estudar o West Coast blues. Essa é uma vertente do blues também com forte influência do jazz.

Portanto, seus solos fogem um pouco do estilo clássico de outros estilos de blues. Dessa forma, você enriquece seu vocabulário dentro do gênero.

Na maioria das vezes, o piano é o instrumento principal dentro do West Coast blues, mas a guitarra tem seu destaque com solos mais jazzísticos. Dessa forma, é primordial aprender outros tipos de licks e até incorporar escalas maiores e menores nos seus estudos.

Por último, esse é um dos estilos de blues para tocar que exigem um estudo maior de harmonia. Nesse sentido, alguns acordes dissonantes típicos de jazz podem aparecer nas progressões das músicas.

Please Come Home For Christmas, de Charles Brown, é um clássico do West Coast blues.

7. Louisiana blues

Apesar de também ser um estilo fortemente influenciado pelo jazz, o Louisiana blues é a vertente que mais se aproxima do rock dos anos 50. Dessa forma, seus ritmos são mais rápidos e as progressões de acordes são típicas do blues.

Assim sendo, é preciso já ter um bom domínio de velocidade nos solos e nas trocas de acordes para tocar uma música dentro do Louisiana blues. No entanto, você pode escolher uma ou duas músicas do gênero e começar treinando-as em andamento mais lento.

Apesar de algumas semelhanças com outros estilos de blues para tocar, é recomendado o estudo do Louisiana blues para se tornar um blueseiro completo.

Isso porque essa vertente do blues tem suas peculiaridades ao tocar. Além disso, um repertório de guitarra blues precisa passear por todos os estilos do gênero.

Confira I’m Gonna Keep What I’ve Got, de Slim Harpo:

Agora que você conheceu os fundamentos dos principais estilos de blues para tocar na guitarra, se inscreva no Cifra Club Academy para aprimorar suas técnicas!

No curso de guitarra blues, você vai se aprofundar nos fundamentos do gênero, improvisação e tudo o que se relaciona com o estilo. Tudo isso com ótimas aulas por um preço acessível. Não perca mais tempo!

Antes de partir, de fato para o curso, que tal conferir um material rico sobre licks de blues históricos? Para isso, baixe o nosso e-book gratuito sobre alguns temas clássicos de grandes nomes da guitarra blues

E-book de licks de guitarra blues do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK