Cifra Club

Aprenda a tocar os melhores solos de guitarra

Que tal saber como tocar os melhores solos de guitarra? Separamos 10 para você aprender, juntamente com dicas que vão facilitar os seus estudos!

Cada guitarrista tem a própria lista dos melhores solos de guitarra em sua opinião, de acordo com suas preferências musicais. Mesmo que alguns se repitam, essas seleções jamais serão idênticas, pois o universo guitarrístico é gigantesco!

Jimmy Page fazendo um solo na sua guitarra de dois braços em show do Led Zeppelin
Jimmy Page, o guitar hero do Led Zeppelin, em ação com sua famosa guitarra de dois braços (Foto: Divulgação)

Nesse sentido, existem solos melódicos, que entram na sua cabeça e nunca mais saem, assim como solos extremamente técnicos e virtuosos. Acima de tudo, temos que entender que um estilo não é melhor que o outro.

Em outras palavras, existem grandes solos de guitarra com os quais cada guitarrista mais se identifica. Por isso, preparamos este artigo com os 10 melhores solos de guitarra, considerando a técnica e a estrutura melódica de cada um deles!

Bora lá aprender a tocar os melhores solos de guitarra de todos os tempos?

Como tocar os melhores solos de guitarra?

O sonho da maioria de quem está aprendendo a tocar guitarra é se tornar um grande solista. Por outro lado, existem guitarristas que já estão se aventurando em solos tecnicamente mais complexos.

Portanto, nossa lista traz dicas certeiras de como tocar os melhores solos guitarra tanto para músicos iniciantes quanto para intermediários e avançados.

Pronto para começar nossa jornada pelos 10 melhores solos de guitarra da história?

1. Still Got The Blues — Gary Moore

O solo inicial do maior sucesso de Gary Moore, Still Got The Blues, está entre os melhores solos de guitarra para iniciantes. Além de ser um bom treino de bend e vibrato, o trecho não é rápido.

No entanto, o segundo solo dessa música é uma variação do primeiro, incluindo frases bem rápidas. Portanto, se você está iniciando no instrumento, foque no primeiro solo da música. Mas se você já está em um nível mais avançado, aventure-se no segundo!

2. Comfortably Numb — Pink Floyd

Comfortably Numb também possui dois solos. Assim como a canção anterior, o primeiro é excelente para guitarristas iniciantes, sendo um bom estudo de bend, slide e sweep picking.

Contudo, o segundo solo já abusa um pouco da velocidade. Logo, se você tiver disposição para ganhar um pouco mais de rapidez na guitarra, esse solo é todo seu! Para te ajudar no aprendizado com um andamento mais lento, treine com o auxílio de um metrônomo.

3. Something — The Beatles

Um dos melhores solos de guitarra para tocar, Something é mais uma indicada para guitarristas iniciantes. Além de ser outra excelente opção para praticar as técnicas de bend e vibrato, esse solo é bom para aprimorar a interpretação e a precisão ao tocar.

4. Bohemian Rhapsody — Queen

Este foi eleito o melhor solo de guitarra de todos os tempos pela revista Total Guitar em 2021! Bohemian Rhapsody é perfeita para guitarristas em um nível intermediário, sobretudo para treinar bend, hammer on e pull off.

5. Hotel California — Eagles

Certamente, Hotel California tem um dos melhores solos de guitarra da história. Ele é mais um excelente treino para várias técnicas, como bend, slide, hammer on e pull off.

Além disso, os arpejos do memorável final do solo são ótimos para treinar abertura de dedos da mão esquerda (para os canhotos, a direita). Esses arpejos, feitos em cima das tríades dos acordes, são tocados por duas guitarras, criando uma harmonia bem interessante entre elas.

Já deu pra sacar que, para tocar os melhores solos da história, você precisa ter as principais técnicas de guitarra na ponta dos dedos, não é? Nesse sentido, aqui vai uma dica de ouro: conheça o curso de guitarra do Cifra Club Academy!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

6. Sultans Of Swing — Dire Straits

Sem dúvida, os dois solos de Sultans Of Swing estão entre os melhores solos de guitarra para tocar. O primeiro, sobretudo, é ótimo para guitarristas intermediários. Confira uma videoaula dedicada especialmente a esse solo:

No entanto, o segundo é indicado para quem está na transição do nível intermediário para o avançado. Ou seja, você já deve ter domínio das técnicas de bend, pull off, hammer on e slide para tocá-lo. Ademais, treine as rápidas tercinas no final do solo em um andamento mais lento, novamente com a ajuda do metrônomo.

7. All Along The Watchtower — Jimi Hendrix

Com seus quatro solos de guitarra, All Along The Watchtower é um excelente estudo de fundamentos das seis cordas. Por exemplo, o terceiro solo é bem interessante pela forma como a técnica de slide é usada. Além disso, para tocar esse solo, Jimi Hendrix usa o pedal de Wah-wah, ou seja, é uma baita oportunidade para aprender a usar este famoso efeito.

8. Sweet Child O’Mine — Guns N’ Roses

Sempre citada como um dos melhores solos de guitarra da história, a linha de Sweet Child O’Mine também usa o pedal de Wah-wah. Além disso, para tocar esse solo, é preciso já ter alcançado um bom desenvolvimento da velocidade.

9. Stairway To Heaven — Led Zeppelin

Considerado por muitos como o melhor solo de guitarra de todos os tempos, Stairway To Heaven exige um estudo fragmentado. Ou seja, mesmo que você já tenha a agilidade necessária para tocá-lo, treine o solo trecho por trecho.

Pelo fato de que esse solo tem poucos repousos, é bom dominar cada frase para não sair do tempo ao tocá-lo por inteiro. Caso necessário, pratique em um andamento mais lento.

10. Eruption — Van Halen

Definitivamente, um dos melhores solos de guitarra de todos os tempos é o de Eruption. Ele é um ótimo treino de tapping, palhetada alternada e alavanqueada. Inegavelmente, esse é um solo para guitarristas de nível avançado. Por fim, para tocá-lo, é necessário usar uma guitarra com uma ponte Floyd Rose.

Agora que você já teve dicas certeiras para tocar os melhores solos de guitarra, que tal investir na sua evolução nas seis cordas? Para isso, inscreva-se no curso de guitarra do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino online, você encontra uma metodologia abrangente, focada no seu melhor desenvolvimento musical. Dessa forma, você vai dominar com precisão as técnicas de guitarra e tudo o que faz parte desse universo. Não perca essa oportunidade!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK