Cifra Club

Cifras do Engenheiros do Hawaii para tocar

Aprenda a tocar as 15 melhores do Engenheiros do Hawaii, banda que marcou o rock brasileiro!

Com quase 40 anos de boa música, fica difícil indicar as melhores do Engenheiros do Hawaii em uma lista breve. A banda assina alguns dos maiores sucessos do rock nos anos 80 e 90 e seguiu se renovando e produzindo grandes hits até os anos 2000.

Integrantes do Engenheiros do Hawaii na capa do álbum O melhor de Engenheiros do Hawaii
Foto da capa do álbum O melhor de Engenheiros do Hawaii (Foto: Reprodução)

Com letras certeiras e construções poéticas ímpares na música brasileira, os Engenheiros foram conquistando a sua legião de fãs de carteirinha. Ao mesmo tempo, mantiveram o diálogo com o grande público e, com isso, eternizaram suas canções na memória coletiva.

Portanto, aqui vão 15 cifras dessa grande banda para você conquistar também a sua audiência por aí!

As melhores do Engenheiros do Hawaii para tocar no violão

Focada em sucessos da banda, nossa lista com as melhores do Engenheiros do Hawaii traz variedade nas temáticas e períodos da banda. Isso resulta em certa diversidade também nos estilos das músicas, mas, em geral, a batida de rock basta para o acompanhamento.

Dá uma olhada em alguns dos títulos que você vai encontrar aqui:

  • Somos Quem Podemos Ser
  • Refrão de Bolero
  • Dom Quixote
  • Até o Fim
  • 3 X 4
  • Terra de Gigantes
  • Infinita Highway

1. Toda Forma de Poder

Não tem muito segredo para tocar Toda Forma de Poder. A única dificuldade que pode ser encontrada por principiantes está nas pestanas. Mas, se você ainda não domina esse fundamento, a música é uma boa alternativa para começar. Afinal, são só duas pestanas das mais comuns: F e Bb. No mais, você encontra apenas acordes básicos, às vezes até em pares semelhantes, como D e Dm.

2. Alívio Imediato

Entre os 6 acordes de Alívio Imediato, o shape mais desafiador é o de D5(9), que exige certa elasticidade nos dedos. Os outros vão de formas básicas, como a de E, a pequenas variações delas. Nem o F#m7(11)/C#, apesar do nome, chega a representar alguma dificuldade. Difícil mesmo é saber qual letra cantar, já que a banda já gravou inúmeras versões. Na página da cifra, você encontra a letra original. Confira a videoaula da música:

3. O Preço

Com 5 pestanas, O Preço não é uma cifra para os mais novatos, mas também não chega a sair do nível básico. Os shapes se repetem em pontos diferentes do braço, com variações mínimas de uma corda a mais ou a menos sendo pressionada. Entre o A e o B, por exemplo, só é preciso avançar duas casas.


4. Eu Que Não Amo Você

A base de Eu Que Não Amo Você são acordes que qualquer um aprende em suas primeiras aulas de violão/guitarra. Só o que complica um pouco são as duas variações de D. Por sua vez, o solo exige certo domínio de técnicas como slide, hammer on e pull of. O resultado é incrível e vale cada segundo de dedicação!

5. Dom Quixote

A cifra de Dom Quixote tem 10 acordes, entre os quais somente alguns poucos elevam seu grau de dificuldade, mais especificamente os acordes D5 e D5(9). Porém, como eles são só pequenas variações um do outro, não tem tanta coisa assim para aprender. Outros shapes podem ter nomes complexos, como D5(7M/9), mas são bem fáceis. E, para melhorar tudo, você pode contar com uma videoaula:

6. Piano Bar

A cifra de Piano Bar tem 16 acordes e tablaturas de dedilhado, que elevam o nível das cifras do Engenheiros do Hawaii. O shape de B4(9) exige atenção, mas os outros, em geral, são mais fáceis de montar, mesmo os de nomes extensos, como Bbm7(5-). Os dedilhados têm lá a sua complexidade, mas a videoaula a seguir deixa tudo bem mais simples:

7. Até o Fim

Ainda não sabe fazer pestana e quer praticar o seu primeiro shape do gênero? Escolha Até o Fim, pois é toda feita de acordes básicos, como A e G, e, lá no meio, inclui a pestana de Bm. Esse shape é bem comum e tem um formato que se repete em outros acordes. Além disso, você ainda conta com a orientação dessa super videoaula disponível abaixo:

Quer ficar fera em técnicas, batidas e músicas no violão? Então, você precisa de um auxílio profissional de qualidade e focado na sua evolução musical. Para isso, não há opção de estudos melhor do que com o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

8. Somos Quem Podemos Ser

Dedilhados marcantes enchem a cifra de Somos Quem Podemos Ser de tablaturas. Elas não são muito difíceis, mas incluem técnicas específicas em certas partes, especialmente slides. Já os 6 acordes, apesar de serem poucos, têm também o seu toque de complexidade. O C7M(9) talvez exija mais atenção, mas o D4(7/9) consiste unicamente em uma pestana na 5ª casa. E, para tudo isso, temos uma videoaula:

9. 3 X 4

4 dos 7 acordes que compõem a cifra de 3 X 4 usam pestanas, mas elas seguem um padrão bem básico. Entre os acordes restantes, temos duas variações de A com nomes que soam mais complexos, mas que não são nada disso. Por fim, temos o E, com toda a sua simplicidade, e o ritmo lento ajuda a realizar as mudanças de acordes. Para facilitar ainda mais, confira nossa videoaula:

10. Terra de Gigantes

A cifra de Terra de Gigantes é de nível intermediário, incluindo acordes mais avançados, como E/G# e Ab/C. O shape desse último se repete algumas casas adiante, no B/D#. Os dedilhados são rápidos, longos e bem variados, além de incluírem técnicas diversas, especialmente vibrato. Na videoaula a seguir, você encontra tudo muito bem explicadinho:

11. O Papa É Pop

Uma curiosidade sobre a cifra de O Papa É Pop é que ela é a mesma de outra música do mesmo álbum, chamada Perfeita Simetria. Aqui, temos algumas pestanas simples intercaladas com shapes básicos, como C e G. O solo inconfundível exige algum domínio técnico, mas você encontra todas as dicas de que precisa na videoaula a seguir:

12. Refrão de Bolero

Os acordes de Refrão de Bolero formam um “quadradinho” durante os versos que é simplificado durante o refrão. Assim, apesar de incluir uns shapes mais fora do comum, como o de E/G#, a sequência repetida torna o conjunto mais fácil de pegar. O solo explora várias técnicas e percorre todas as cordas do violão, mas você estará muito bem assessorado pela videoaula a seguir:

13. Infinita Highway

A épica Infinita Highway explora os power chords, o que faz com a cifra esteja cheia de pares de acorde maiores + o acorde com quinta. Por exemplo: A e A5. Talvez você precise de um pouco de atenção para montar o C#m/G#, mas pegará o resto com facilidade. Já os solos, vão demandar bastante prática e determinação. Assista à videoaula a seguir:

14. Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones

Qualquer pessoa que ouça o solo de introdução dessa música sabe o que vem a seguir. Aliás, é um solo muito simples e ideal para quem está começando. Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones precisa de capotraste na 1ª casa, mas os acordes, em geral, são fáceis de montar, com exceção do F/A. A videoaula a seguir te ensina como tocar sem o capo, fazendo a transposição dos acordes:

15. Pra Ser Sincero

O solo icônico de Pra Ser Sincero é uma boa indicação para quem está aprendendo agora a fazer solos, sendo relativamente fácil e bastante conhecido. Em geral, os 8 acordes também são simples, até mesmo as 3 pestanas, que incluem o par F# e F#m. O ritmo lento facilita as mudanças de acordes, que às vezes já são bem espaçadas. Para tornar tudo ainda mais fácil, confira a videoaula dessa cifra:

E aí, o que achou de aprender a tocar as melhores dos Engenheiros do Hawaii? Certamente, dava para listar muitas outras músicas, mas uma hora ou outra teríamos que parar. Porém, te incentivamos a continuar, sempre e mais e mais conhecendo novas músicas e aprendendo novas técnicas.

Para aprofundar o seu domínio do violão, que tal aprender com profissionais incríveis sem precisar sair de casa? Sim, isso é possível! Acesse agora mesmo e se inscreva no curso de violão do Cifra Club Academy, com o melhor método de ensino online de música do Brasil!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK