Cifra Club

As 20 melhores de Michael Jackson para tocar hoje

Aumente seu repertório no violão e/ou na guitarra tocando as melhores músicas de Michael Jackson!

Todo músico que deseja formar um repertório de respeito precisa saber tocar as principais cifras de Michael Jackson. Afinal, o Rei do Pop desenvolveu um trabalho rico e de alta qualidade, que rendeu incontáveis hits como legado.

Michael Jackson jovem com um violão no colo, com o braço direito esticado, a mão aberta e vestindo um chapéu
As faixas de Michael estão eternizadas na história da música mundial (Foto: Reprodução)

Nesse sentido, hoje vamos ensinar como tocar as melhores músicas de Michael Jackson no violão e na guitarra. Ou seja, te daremos dicas simples e objetivas para que você acerte a mão em 20 sucessos do icônico artista. Vamos lá!

As melhores cifras de músicas de Michael Jackson

Em seguida, confira algumas das cifras de Michael Jackson que trazemos no artigo de hoje para você:

  • Billie Jean
  • Smooth Criminal
  • Beat It
  • Thriller
  • Black Or White
  • Human Nature
  • Rock With you
  • I’ll Be There

Antes de mais nada, é importante salientar que Michael Jackson era um artista muito eclético. Isso quer dizer que ele gravou músicas de diversas sonoridades e de vários níveis de complexidade.

Portanto, embora muitas dessas faixas sejam fáceis até para iniciantes, pode ser que surjam desafios ao longo do caminho. O segredo é persistir!

Empolgado para tocar as melhores músicas de Michael Jackson? Então, afine o seu instrumento e continue com a gente!

1. Don’t Stop Till You Get Enough

Primeiramente, saiba que Don’t Stop Till You Get Enough apresenta uma batida cheia de energia e swing. Dessa forma, a sua mão direita (no caso dos destros) deve fazer um ritmo frenético e constante. Já a esquerda, precisa executar sutis abafamentos nos acordes. Assim, desaperte os dedos das cordas rapidamente para um som mais percussivo.

2. Music And Me

Music And Me é uma das famosas músicas românticas de Michael Jackson. Repare que o violão principal é tocado de forma arpejada. Ou seja, as notas dos acordes são executadas de forma individual e consecutiva. Esse mesmo padrão se repete por todas as partes da canção.

3. Love Never Felt So Good

O aspecto dançante é uma das principais características de Love Never Felt So Good. Nesse sentido, o segredo para tocar a faixa é fazer uma levada muito bem marcada e precisa no tempo. Acima de tudo, solte o pulso e use os abafamentos a seu favor.

4. Bad

Logo no começo da cifra de Bad, você pode conferir a tablatura do riff principal da música. Embora o trecho seja tocado em uma frequência grave, fica muito bom tanto no violão quanto na guitarra. Já no refrão, você pode cair na batida, tocando os acordes com mais vigor.

5. One Day In Your Life

A base harmônica de One Day In Your Life fica ótima com acordes dedilhados. Dessa forma, preze principalmente pela clareza de notas. Já os pequenos solos de violão, apresentam grande sensibilidade por meio de técnicas, como ligados e slides.

6. The Way You Make Me Feel

Para seguir a ideia do arranjo original de The Way You Make Me Feel, toque a batida da primeira parte no contratempo de forma pausada, quase como uma levada de reggae. No refrão, a batida fica melhor solta. Depois, há um pequeno riff que pode ser replicado na guitarra com distorção e vibratos curtos.

7. Earth Song

Apesar de Earth Song ser executada no teclado, você pode adaptar facilmente para as cordas. Dessa forma, toque a introdução de forma dedilhada. Quando o vocal entra, deixe os acordes soando. Já quando a música fica mais intensa, emende um ritmo. No fim, a guitarra distorcida é responsável por trazer mais peso ao arranjo.

8. Man In The Mirror

Man In The Mirror é uma balada reflexiva, mas que inclui uma batida contagiante. Portanto, uma boa fórmula é começar com dedilhados e executar uma levada quando a música se torna mais agitada. Além disso, tenha atenção às convenções, ok?

9. Black Or White

O riff marcante de Black Or White deve ser tocado com overdrive. Assim, o ritmo precisa ser limpo e nítido, pausando as cordas no momento certo. Repare que o violão complementa a linha de guitarra com uma batida mais solta. Por fim, a harmonia é bem simples, com apenas 7 acordes básicos.

10. I’ll Be There

Uma das mais conhecidas músicas antigas de Michael Jackson, a cifra de I’ll Be There pode ser executada com levadas simples. Na primeira parte, batidas só para baixo dão conta do recado. Mais à frente, um ritmo agitado se faz necessário. Por fim, os licks de guitarra não têm técnicas avançadas.

11. Rock With You

Rock With You possui vários acordes com pestana. Mas, antes de desanimar, muita calma! Aqui, esse tipo de formação é bem-vindo, já que facilita o abafamento das notas na levada. Só cuidado para não perder o tempo, combinado?

12. Human Nature

Em Human Nature, a técnica de palm muting é importante para fornecer a sonoridade percussiva da linha de guitarra. No refrão, há pausas e convenções que dão um toque especial à execução. Falando da harmonia, pode ser que você leve um tempo para decorar os 16 acordes da música.

13. Thriller

Quer aprender a cifra de Thriller? Novamente, trata-se de uma música marcada pelo ritmo cheio de vitalidade. Então, a mão direita é crucial para gerar o aspecto dançante da faixa, seja no violão, seja na guitarra. No fim do refrão, há acentuações bem interessantes que podem ser replicadas na sua execução.

14. You Are Not Alone

Antes de mais nada, saiba que é fácil adaptar essa linha de teclado para o violão ou a guitarra. Como o andamento é lento, um dedilhado casa perfeitamente com a linha vocal. Além disso, observando a cifra de You Are Not Alone, é possível notar a presença de alguns acordes mais rebuscados. Encare como uma oportunidade de ampliar o seu vocabulário harmônico!


15. Ben

A cifra de Ben traz não só os 11 acordes da música, mas também a tablatura do dedilhado da introdução. Aliás, esse padrão de execução se mantém por toda a faixa. O grande lance é não acelerar o andamento e acertar as trocas de shapes.

16. Heal The World

A cifra de Heal The World deve ser tocada com acordes arpejados. Como as formações mudam com certa constância, é preciso ter as progressões bem memorizadas. Ademais, fique ligado, porque a música sobe um tom na parte final!

17. We Are The World

Mais uma vez, inicie essa faixa com dedilhados e emende um ritmo quando a música se torna mais intensa. Exceto a quantidade considerável de acordes (23), We Are The World não oferece grandes dificuldades. Novamente, a música sobe de tom na última parte.

18. Smooth Criminal

O riff de Smooth Criminal é icônico. Por isso, tire as notas do trecho com a tablatura presente em nossa cifra, ok? No entanto, quando chega o refrão, opte por tocar os acordes cheios, para dar mais peso à execução, sempre seguindo o padrão rítmico da gravação. Mais à frente, surge uma linha de guitarra inusitada e cheia de swing.

19. Beat It

Beat It é uma das mais roqueiras músicas de Michael Jackson. Dessa forma, o riff principal apresenta muita atitude. Atenção para que as notas não soem ao mesmo tempo — caso contrário, o som ficará sujo. Já o solo, é um capítulo à parte, uma vez que está recheado de técnicas como bends, tapping, harmônicos, ligados e alavancadas.

20. Billie Jean

Finalizando nossa lista de melhores músicas de Michael Jackson, Billie Jean! Use o recurso de palm muting para executar o tema inicial. Em seguida, os acordes entram com duração bem curta, fazendo o complemento. Quando a dinâmica aumenta, é o momento de tocar a levada mostrada em nossa videoaula abaixo, assim como o solinho com slides:

Muito legais essas cifras de Michael Jackson, não é mesmo? Definitivamente, agora o seu repertório está muito mais rico e atrativo.

Para que mais pessoas possam aprender a tocar essas músicas incríveis, compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também tocam violão e/ou guitarra. Dessa forma, você espalha o legado do Rei do Pop por aí!

E, para aprender as cifras de músicas de outros artistas, aproveite o acervo do Blog do Cifra Club!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK