Cifra Club

15 cifras de Alceu Valença para você aprender hoje

Quer aprender a tocar as músicas do Alceu Valença no violão? Confira nossas dicas facilitadoras para pegar as cifras do cantor!

Indispensáveis em qualquer repertório de violão, as cifras de Alceu Valença passam por diferentes ritmos musicais, como MPB, rock e forró. Aqui neste texto, vamos detalhar dicas para tocar grandes sucessos do artista pernambucano, que são preciosos para quem está começando no violão!

Músicas de Alceu Valença são ideais para tocar no violão
Alceu Valença é um baluarte da música que vem do lado de cá do mundo (Foto: Divulgação/Leo Aversa)

Nesse sentido, as músicas de Alceu Valença figuram entre as melhores cifras de MPB. Aliás, elas podem ser facilmente executadas por violonistas iniciantes, mas, ao mesmo tempo, apresentam técnicas interessantes e ricas para quem está estudando mais a fundo.

Assim, as melhores músicas do Alceu Valença podem ser ouvidas em bares, festas, Carnavais, praias e agora também no seu setlist! Então, vamos às dicas?

As melhores músicas do Alceu Valença para tocar no violão

Que tal começar pelas mais famosas desse mestre da música brasileira? Confira algumas das canções que você vai aprender a tocar hoje:

  • Como Dois Animais
  • Flor de Tangerina
  • Girassol
  • Ai Que Saudade D’ocê
  • Tropicana (Morena Tropicana)
  • La Belle de Jour
  • Anunciação 

1. Dia Branco

O ritmo de Dia Branco reveza entre a batida de forró, com um toque para baixo e dois para cima, e convenções feitas com power chords. 5 dos 7 acordes têm pestana, mas que não variam muito nas casas do braço do violão. Além disso, as trocas de acordes são tranquilas, o que facilita a execução.

2. Cabelo no Pente

Com ritmo de baião lento, que lembra a batida de reggae, Cabelo no Pente divide seus 13 acordes em três partes. A primeira tem uma sequência longa de shapes, o que vai demandar da sua atenção. O pré-refrão e o refrão têm trocas rápidas de acordes, mas a sequência harmônica não é tão grande. Fique de olho nas trocas de baixos (nota mais grave de cada acorde).

3. Cavalo-de-Pau

Marcado por um dedilhado, Cavalo-de-Pau cai em uma batida de forró lenta, com toques que apenas marcam o tempo. Em relação aos 6 acordes, esteja atento ao Db/F, que é importante para a progressão harmônica, mas possui um shape um pouco mais complicado.

4. Xote das Meninas

Esse clássico do forró traz a tradicional batida do ritmo nordestino, com o acento no tempo fraco! Em Xote das Meninas, temos 15 acordes e trocas rápidas entre eles, que guiam a melodia cantada. Ademais, tome cuidado com o shape de G#m7(5-), que é mais incomum, sobretudo para iniciantes. A grande dica para tocar essa música é fazer as trocas de acordes de forma bem cravada, mantendo o balanço do forrozinho.

5. Petrolina Juazeiro

No clássico ritmo do forró, mas um pouco lento, Petrolina Juazeiro tem a estrutura característica do gênero. A harmonia é bem intuitiva, com 11 acordes no total. Por isso, cuidado para não confundir as sequências da primeira parte, pré-refrão, refrão e segunda parte.

6. Solidão

Iniciando com um dedilhado, Solidão cai em uma batida simples e tranquila de fazer, quase como um reggae lento. Nesse sentido, lembre-se do toque mais acentuado no tempo fraco. A estrutura harmônica traz somente 3 acordes, em duas partes que se repetem.

7. Coração Bobo

Coração Bobo se divide em duas partes bem diferentes. Primeiramente, uma estrofe com dedilhado melódico e uma sequência em que os shapes dos acordes se complementam: Em, G/F#, G e A7. Em seguida, cai para um forró forró bem groovado e com trocas rápidas de acordes. Os 8 acordes possuem shapes simples. O mais importante é não cair demais o andamento na parte do dedilhado, para que o ritmo não fique mais lento na parte do forró.

8. Táxi Lunar

Marcada por sequências de acordes nas estrofes que compõem tanto a melodia quanto o ritmo, Táxi Lunar conta com 9 acordes. As progressões são, primeiramente, DmCBmAm7 e GFEm. No refrão, a troca entre os 3 acordes (Am7, Bm7 e C7M) é mais fácil. Por fim, o ritmo é o do forró tradicional.

Para evoluir ainda mais no violão, que tal investir em um estudo com auxílio profissional, focado no seu desenvolvimento no instrumento e por um preço acessível? Para isso, inscreva-se no curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

9. Como Dois Animais

A batida de forró lenta é feita com uma frase bem marcante antes dos ataques nas tríades nos tempos fracos, que marca todo o balanço do ritmo. Como Dois Animais traz 8 acordes no total, todos simples. Porém, no refrão, além de 2 acordes com pestana, a troca entre eles é um pouco rápida.

10. Flor de Tangerina

Entre os 9 acordes de Flor de Tangerina, há pestanas e shapes com sétima maior. Mas, com treino e dedicação, você vai conseguir tocar todos eles, mesmo sendo iniciante. O ritmo de forró lento facilita a execução, já que as trocas de acordes são bem tranquilas.


11. Girassol

Saber como tocar Girassol no violão pede dedicação e atenção quanto ao ritmo. Uma das mais conhecidas músicas de Alceu Valença, ela é formada por 5 acordes básicos. A batida é a do forró clássico, trazendo toques alternados para baixo e para cima, com uma quebrada típica do gênero. Além disso, o solo da introdução inclui as técnicas de pull off e slide.

12. Ai Que Saudade D’ocê

Sucesso que não fica de fora de uma boa festa de MPB, Ai Que Saudade D’ocê tem 18 acordes. 2 deles trazem uma variação nos baixos dos acordes (B/D# e E/G#). Ademais, temos ainda 3 acordes com pestana. Por último, o ritmo é lento, mas dançante, marcado pelo dedilhado.

13. Tropicana (Morena Tropicana)

Iniciada pela puxada de acordes nos tempos fracos (padrão no forró), Tropicana é estruturada em três partes e tem 9 acordes. A primeira estrofe conta com uma longa sequência de acordes, que vai te demandar um bocado de treino. Já o pré-refrão traz acordes com shapes menos usuais, como C#m7(5-) e Bm/F#, em trocas bem rápidas. O refrão é mais simples, com harmonia intuitiva e guiada pela melodia.

14. La Belle de Jour

A cifra de La Belle de Jour começa com um belo dedilhado que traz a melodia de introdução da canção e ainda marca o seu ritmo. Como seus 5 acordes (C, Em, G, F e Am) são simples, esse sucesso é uma baita oportunidade para praticar dedilhado – confira a nossa tablatura.

15. Anunciação

Chegou a hora de saber como tocar Anunciação no violão. As trocas entre os 5 acordes são rápidas, tocadas na levada de forró, que exige toques bem cravados no tempo, sem ralentar ou acelerar. Portanto, treine com um metrônomo. Vale a pena também praticar a introdução, com a lendária melodia desse clássico, descrita na nossa tablatura.

Certamente, aprender as cifras de Alceu Valença aproximou você de novos conhecimentos no violão. Porém, se você estiver a fim de abrir ainda mais portas no instrumento, venha para o curso de violão do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma, você recebe um aprendizado de excelência, com instrutores dedicados a te ajudar a evoluir no instrumento. Além disso, os benefícios de fazer parte do Cifra Club Academy incluem:

  • Acesso a todos os cursos da plataforma com apenas uma assinatura (são mais de 10);
  • Estudar de onde e quando quiser (basta ter internet);
  • Materiais de apoio;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Grupo exclusivo no Telegram.
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Não desperdice essa oportunidade de estudar com quem realmente entende do assunto!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK