Cifra Club

Músicas do NX Zero para tocar hoje

Quer incluir sucessos do emo brasileiro no seu repertório? Hoje é dia de aprender como tocar as melhores cifras do NX Zero!

No artigo de hoje, vamos falar sobre essa banda, formada lá em 2001, e que até os dias atuais faz muito sucesso. Com o retorno recente do grupo, após hiato de anos, que tal celebrar suas músicas aprendendo as melhores cifras do NX Zero?

Integrantes do NX Zero
O NX Zero foi uma das caras do rock brasileiro nos anos 2010 (Foto: Divulgação)

Nada melhor do que relembrar grandes sucessos do emo nacional, que têm um lugar mais que especial em nossos corações, não é mesmo? Então, pegue seu violão ou sua guitarra, ache sua palheta e venha com a gente nessa!

16 cifras do NX Zero para o seu repertório

A seguir, listamos 16 músicas do NX Zero com dicas certeiras para que você possa aprender de forma simples e sem canseiras. Bora conferir esses hits? Nossa lista de hoje é composta pelas seguintes faixas:

  • Bem Ou Mal
  • Apenas Mais Uma de Amor
  • Maré
  • Melhor Parte de Mim
  • Pela Última Vez
  • Hoje o Céu Abriu
  • Espero a Minha Vez
  • Daqui Pra Frente
  • Além de Mim
  • Não É Normal
  • Só Rezo
  • Onde Estiver
  • Ligação
  • Cartas Pra Você
  • Cedo ou Tarde
  • Razões e Emoções

Vamos, enfim, aprender as principais cifras do NX Zero?

1. Bem Ou Mal

Para tocar Bem Ou Mal, você precisa afinar seu violão meio tom abaixo (EbBbGbDbAbEb). Nessa música, há um solo que aparece no começo e no final. Portanto, treine algumas vezes para se acostumar com a melodia. Ao todo, temos 9 acordes (2 com pestana), e o ritmo possui variações na ponte.

2. Apenas Mais Uma de Amor

Em Apenas Mais Uma de Amor, é muito importante se atentar ao ritmo e ao tempo em cada acorde. Nessa cifra, existem diversas passagens. Por isso, veja cada parte com calma para ir notando todas as nuances. Além disso, dos 8 acordes, 4 são feitos com pestana.

3. Maré

Maré é uma boa pedida para iniciantes no violão ou na guitarra. Antes de tudo, lembre-se de colocar o capotraste na 2ª casa. Essa música conta com somente 4 acordes, e apenas um tem pestana! São eles: Bm, C, D5 e Em. Por outro lado, você também pode se aventurar aprendendo o solo da canção, que exige as técnicas de pull off, hammer on, slide e bend.

4. A Melhor Parte de Mim

Para tocar A Melhor Parte de Mim, é necessário descer a afinação do seu instrumento em meio tom. A primeira parte e o final da música são tocados em dedilhado, e a segunda parte com batidas. No total, são 7 acordes, que incluem 2 pestanas – ambas na 2ª casa.

5. Pela Última Vez

É essencial ter uma boa resistência na mão esquerda (direita, no caso dos canhotos) para tocar Pela Última Vez. Isso porque todos os 8 acordes da música estão em forma de pestana. Ademais, para aprender os solos da canção, tente tocar junto com a música original, para notar as diferenças de cada parte.

6. Hoje o Céu Abriu

Na introdução de Hoje o Céu Abriu, temos o único solo da música, que é bem simples. Em contrapartida, a maioria dos 6 acordes tem pestana – o que é ótimo para praticar o fundamento. Note que, na maior parte do tempo, os shapes seguem a mesma sequência, mas há variações no refrão e na ponte. Por fim, o ritmo é um só para a música toda.

7. Espero a Minha Vez

Antes de tocar a cifra de Espero a Minha Vez, coloque o capotraste na 1ª casa. Para tocar essa música, é preciso de certa dedicação, pois ela possui diversas variações na levada. Há também algumas passagens e um solo, que irá exigir repetições e técnicas – bend, release, vibrato, hammer on e pull off. Para saber a explicação detalhada de cada parte, assista à videoaula a seguir:

8. Daqui Pra Frente

Daqui Pra Frente exige que você saiba 11 acordes – todos possuem bemol ou quinta. Nesse sentido, a maioria dos acordes tem pestanas (7 no total). Na introdução e antes da segunda parte, temos dois dedilhados, que merecem uma atenção especial. Em relação à levada, use batidas alternadas para deixar o ritmo mais dinâmico.

Quer evoluir musicalmente? O Cifra Club Academy é a sua solução! Na nossa plataforma, você encontra cursos completos de violão, guitarra e vários outros instrumentos. Não perca mais tempo!

Cursos do Cifra Club Academy

9. Além de Mim

Além de Mim é mais uma música tocada meio tom abaixo da afinação padrão. Na introdução e no meio da música, temos alguns riffs. Busque se familiarizar com a melodia e treine quantas repetições precisar. Ao todo, temos 8 acordes, sendo a maioria com quinta.


10. Não É Normal

Em Não É Normal, para tocar meio tom acima, como na versão original, é preciso colocar o capotraste na 1ª casa. De modo geral, a levada segue um padrão de batidas para baixo, mas há variações em determinados momentos e um dedilhado na segunda parte. Os 10 acordes possuem nível intermediário, mesclando shapes básicos com formações mais complicadas. Treine cada parte com calma e confira a videoaula abaixo:

11. Só Rezo

Só Rezo conta com três solinhos: na introdução, no meio e no final da música. Treine repetidas vezes, até se habituar com todas as melodias. Ao todo, temos 5 acordes, e todos eles são feitos no formato de power chord. Tente tocar enquanto ouve a música para pegar o ritmo das batidas, que segue um padrão.

12. Onde Estiver

Onde Estiver possui três ritmos diferentes. Logo, estude cada um separadamente antes de tocar a música inteira, para saber as variações. Além disso, temos 5 acordes, um pouquinho mais complexos, mas nenhuma pestana. Note que alguns deles possuem o mesmo formato, mas são posicionados em casas diferentes. Veja a videoaula abaixo para mais dicas:

13. Ligação

Dê uma atenção especial para a introdução de Ligação. Ao longo da música, os 5 acordes da cifra são tocados em diferentes sequências. A levada é mais calma na estrofe e no pré-refrão, se intensificando no refrão. Ademais, somente um acorde não tem pestana. Portanto, você vai precisar de força nos dedos!

14. Cartas Pra Você

Em Cartas Pra Você, temos 7 acordes, e 3 deles têm pestana: B, C#m e F#. Para facilitar o aprendizado, separe a música em partes e perceba as diferenças de cada uma. A batida segue um padrão de base, mas há variações em algumas passagens. Confira a explicação completa na nossa videoaula:

15. Cedo Ou Tarde

Antes de saber como tocar Cedo Ou Tarde, lembre-se de afinar seu violão meio tom abaixo. No decorrer da música, aparece um dedilhado, que você pode acompanhar a tablatura da canção para aprendê-lo. O ritmo tem variações de acordo com cada parte. Por isso, é interessante estudar cada uma individualmente, para compreender melhor as diferenças. Veja mais detalhes da cifra de Cedo Ou Tarde na videoaula a seguir:

16. Razões e Emoções

Assim como a música anterior, para tocar a cifra de Razões e Emoções, é preciso afinar seu instrumento meio tom abaixo. Essa canção possui muitas nuances, com mudanças rítmicas, riffs e dedilhados. Então, é importante estudar bem cada etapa antes de partir para a próxima. Apesar de nenhum ter pestana, os 9 acordes da música incluem shapes um pouco mais difíceis. Você pode aprender cada detalhe assistindo à videoaula:

Caso prefira tocar a cifra simplificada de Razões e Emoções, você só vai precisar de um padrão de batida. Para completar, os acordes são bem simples: D, A5(9), Bm, Em e G. E também temos uma videoaula especial para essa versão! Saca só: 

Então, curtiu aprender a tocar as cifras do NX Zero? Para continuar evoluindo no violão e na guitarra, não deixe de acessar o Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino musical online, você encontra aulas completas, guiadas pelos melhores instrutores e com uma metodologia pensada no seu desenvolvimento.

Assim, você pode aprimorar suas técnicas quando e de onde quiser, por um preço acessível! Vem com a gente!

Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK