Cifra Club

Parabéns, Pitty! Comemore o niver dela com 7 músicas inesquecíveis

Hoje, 7 de outubro, a roqueira baiana mais querida do Brasil faz 44 anos! Pitty fez história no rock nacional dos anos 2000 e suas músicas são inspiradoras para muita gente. Por isso, vamos homenageá-la contando um pouco da sua trajetória e lembrando de hits memoráveis da sua carreira.

Vem com a gente conhecer mais sobre essa artista incrível. E pode se preparar também para aprender algumas cifras e arrasar tocando Pitty o dia todo!

Da Bahia pro mundo: o protagonismo de Pitty no rock nacional

Que Pitty iconiza a força feminina no rock brasileiro, todos sabemos. Mas você conhece da história por trás da voz?

Pitty de vestido vermelho e sentada com TVs ao redor
“A Terra girando, Pitty não quer parar” (Foto/Divulgação)

Priscilla Novaes Leone, além de vocalista, é compositora, multi-instrumentista, escritora e empresária. Natural de Salvador, começou a se relacionar profissionalmente com a música desde a adolescência.

Depois de idas e vindas entre bandas (com destaque para Inkoma), ela foi estudar Música na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante o curso, em 2002, Pitty iniciou sua carreira solo. Daí para frente, criou-se um legado. Foram cinco álbuns de estúdio, cerca de sete turnês e dezenas de prêmios.

Admirável Chip Novo, sua estreia, foi o álbum de rock mais vendido do país em 2003. Também foi o primeiro de quatro indicações da cantora ao Grammy Latino. Inclusive, ela totaliza mais de 120 entre diversas premiações nacionais e internacionais!

Com o segundo álbum, Anacrônico, Pitty mais uma vez alcançou o topo das vendas. Diversos singles de sua carreira alcançaram um sucesso enorme, fazendo moradia na memória coletiva brasileira.

Outro ponto alto é a criação do projeto paralelo Agridoce, em parceria com o guitarrista Martin. O duo lançou músicas folk, acústicas, bem diferentes do estilo usual. Do projeto, vieram um EP, um álbum completo, DVD e turnê. Chegaram a tocar no SXSW, importante festival do Texas, nos Estados Unidos.

Ao longo dos anos, a artista manteve sua vida pessoal longe dos holofotes. Sabemos que, hoje em dia, a artista vive em São Paulo, é mãe e casada com Daniel Weksler, baterista da banda NX Zero. Sua filha, Madalena, nasceu em 2016.

Pitty está em todo lugar. Em 2017, virou até apresentadora de TV, no programa Saia Justa, da GNT. Mas a paixão pela música a move até hoje. Lembre ou conheça alguns de seus principais feitos!

7 músicas da Pitty para tocar e cantar

É difícil escolher apenas sete faixas dentre tanta pancada boa. A seleção a seguir mistura nostalgia, diferentes graus de dificuldade e mostra toda a versatilidade da Pitty. Aproveite!

Máscara

Foi com Máscara que o Brasil inteiro conheceu e se apaixonou pela aniversariante de hoje. Para tocá-la na guitarra, você vai precisar deixar a afinação em Drop D, ou seja, um tom a menos na sexta corda. 

As cifras não são difíceis, mas, claro, requer prática. Confira abaixo a videoaula do Vinicius Dias para aprender parte por parte! Ele se baseia na versão de estúdio, mas ensina tudo que você precisa saber para tirar a canção em uma guitarra só.

Equalize – a balada fatal de Pitty

Definitivamente um dos maiores hits da roqueira, Equalize é perfeita para os românticos. É ideal para tocar no violão, o que também exige alguns dedilhados, principalmente para reproduzir a introdução conhecidíssima.

Aproveite a videoaula do Gustavo Fofão para tirar esse e todos os outros detalhes da música. Se for cantar, sinta-se livre para adaptar o tom ao de sua voz!

Memórias

Voltando à “pancadaria”, temos Memórias como um dos singles mais pesados da Pitty. Para cantar, vale dar uma boa lida na letra, que faz variações entre os versos. O refrão mantém algumas notas em alto e bom som, o que também vale a prática para conseguir.

Já para tocar, treine os seis acordes cifras necessários e identifique o tom adequado para sua voz. E muita atenção ao solo!

Na Sua Estante

Assim como Equalize, Na Sua Estante é um sucesso romântico que o Brasil todo conhece. Aposto que você reconhece a letra ou o desenho que protagoniza o clipe, com o “coração-relógio”!

Para tocá-la, você deve afinar a guitarra em Drop D, conforme ensina Vinicius Dias na videoaula abaixo. Caso prefira a versão simplificada (ideal para o violão), pode deixar o tom em Ré.

Pulsos

Talvez nem a própria Pitty tenha imaginado a popularidade que Pulsos ganharia, quando a cantou no {Des}Concerto Ao Vivo. Mas ela estourou, mesmo sem uma versão oficial de estúdio.

Por isso mesmo, pode ser complicado tocar de ouvido, visto que em shows é sempre mais difícil identificar as nuances das músicas. O lado bom é que, com dois acordes, você já consegue cobrir boa parte de Pulsos. Inspire-se e pratique bastante!

Me Adora – Pitty “sincerona”

Do terceiro álbum da cantora, Chiaroscuro, para as rádios de todo o país. Me Adora é mais um hit indiscutível. O bom é que, ao pegar o jeito de fazer a base, você já consegue tocar praticamente a música toda!

Um bom jeito de fazer isso é, antes da guitarra, tirar no violão. Siga a videoaula do Leo Eymard para aprender uma versão adaptada, que leva em conta a levada do baixo e a presença da guitarra:

Noite Inteira

Se você ainda não conhece, Noite Inteira é um dos singles do último álbum da Pitty, lançado em 2019. Matriz traz mais facetas da cantora, com faixas que flutuam entre diferentes estilos. Noite Inteira, por exemplo, resgata as referências baianas com a participação de Lazzo Matumbi.

A música inicia com um riff contagioso e segue com cifras pouco complicadas. Afine seu instrumento para Dó menor e aproveite:

Com tudo isso, só podemos dizer que a Pitty é, de fato, uma das grandes protagonistas do rock brasileiro. Então, mais uma vez, parabéns! Aproveite para celebrá-la também acompanhando seus trabalhos mais recentes, como Tempo de Brincar.

E, claro, não deixe de compartilhar este post para espalhar a palavra da Pitty por aí!

Mais conteúdos pra você:

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK