Cifra Club

Aprenda 20 músicas do Linkin Park na guitarra

Quer aprender as melhores do Linkin Park na guitarra? Confira como tocar os riffs e solos memoráveis dos sucessos da banda!

Do final dos anos 90 para o começo dos anos 2000, surgia uma banda com vocais rasgados e guitarras de peso. Além disso, eles contavam com influência do rap em suas canções. Diante disso, preparamos uma lista com as melhores músicas do Linkin Park para você aprender a tocar!

O vocalista Chester Bennington cantando com as duas mãos no microfone e de olhos fechados em show do Linkin Park
Registro do saudoso Chester Bennington, ex-vocalista Linkin Park (Foto: Divulgação)

A ideia aqui é resgatar o legado da banda e mostrar diversas músicas de um dos grupos mais importantes do rock. Sendo assim, aperte os cintos e segure todo o peso do Linkin Park! 

Quais as melhores músicas do Linkin Park? 

A nossa lista de hoje está em um nível intermediário. Isso significa que você precisa ter habilidade para trocar os acordes rapidamente, assim como executar algumas técnicas de guitarra importantes. 

Se liga em algumas das músicas que separamos aqui: 

  • In the End 
  • Numb 
  • The Messenger 
  • Castle Of Glass 
  • Shadow Of The Day 
  • Crawling 
  • Lost 
  • What I’ve Done 
  • Crawling 

1. Pushing Me Away 

Na introdução de Pushing Me Away, temos um excelente trecho para praticar harmônicos. Os 8 acordes da música são tocados de forma mais cadenciada, fazendo com que as notas soem por mais tempo. Por isso, estude os shapes lentamente e fique ligado na duração em cada um deles. 

2. From The Inside 

Primeiramente, afine todas as cordas meio-tom abaixo para tocar From The Inside. A música possui apenas 6 acordes, o que facilita bastante a nossa vida na hora de estudar. Ademais, procure ouvir, junto ao original, o momento exato quando acontecem as mudanças entre eles. Sendo assim, vale a dica: escute a música várias vezes. 

3. Papercut 

Muita atenção nas pausas que acontecem no verso de Papercut. Essas marcações fazem toda a diferença na hora da execução. Aproveite também para estudar as técnicas de slide e palm muting. Além disso, procure ouvir a bateria e realizar as acentuações rítmicas cravado com o bumbo

4. One Step Closer 

Para tocar One Step Closer, a primeira coisa a ser feita é afinar a guitarra meio-tom abaixo. Depois disso, na introdução aparece um riff ótimo para você praticar palhetada alternada. Lembrando que o mesmo riff continua ao longo dos versos da música. Com isso, escute a canção e procure entender, junta à cifra da música, onde cada um dos 3 acordes entra. 

5. Burn It Down 

Com apenas 4 acordes, Burn It Down é uma das melhores músicas do Linkin Park. Os shapes são: Am, Dm, F e G, todos muito fáceis de serem montados! Fique ligado nos trechos onde a guitarra faz uma pausa, deixando os outros instrumentos soando durante a canção. Dessa forma, escute bem a música e procure assimilar esses momentos. 

6. Given Up 

Em primeiro lugar, para tocar Given Up, você precisa afinar todas as cordas do seu instrumento um tom abaixo. Assim, os acordes soarão mais pesados, ainda mais quando tocados com palm muting. Aliás, a base da música apresenta apenas 6 acordes. São eles: A, Am, D, Dm, E e G. É só praticar e se dedicar, que sua versão ficará como a original! 

7. The Messenger 

The Messenger apresenta apenas 4 acordes: C9, D4/F#, Em7 e G. O segundo citado precisa ser conferido com muita calma, pois apresenta uma digitação particular. Além disso, escute a canção várias vezes e procure identificar qual a melhor batida para você tocar essa, que é uma das melhores músicas do Linkin Park. 

8. Faint 

Afine as cordas da sua guitarra meio-tom abaixo. Dessa maneira, sua execução ficará mais próxima à sonoridade original e o seu som vai ficar bem mais pesado. Faint tem somente 6 acordes, todos básicos e montados no formato de power chord, e explora alguns slides. Você não vai sofrer para tocar essa! 

9. Castle Of Glass 

As notas de Castle Of Glass são simples e muito bonitas, principalmente na introdução. No entanto, essa música apresenta 9 acordes no total, mas nada que você precise se preocupar. Dê uma olhada com calma nos shapes de C#5, D#5 e G#5, pois todos eles aparecem na 4ª casa do instrumento, lugar pouco usual para iniciantes. 

10. New Divide 

Logo na introdução da música New Divide, aparecem três guitarras! Por isso, atente-se e escolha qual das linhas você quer executar. Para a base da música, coloque o capotraste na 1ª casa do instrumento para tocar os 5 acordes (A, C, A, Em e G). Já a linha de guitarra solo inclui alguns bends e releases

Tá sendo incrível aprender a tocar as melhores do Linkin Park, não é? Se você quer evoluir ainda mais nas seis cordas, não deixe de conferir o curso de guitarra do Cifra Club Academy! Assim, você dá um upgrade nos estudos e se desenvolve em todas as técnicas no instrumento. 

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

11. Shadow Of The Day 

A música Shadow Of The Day tem apenas 4 acordes. Para tocar a base da canção, os shapes são: B, E, F# e G#. O único entre eles que merece uma olhadinha é o G#, que aparece na 4ª casa. Além disso, ouça a canção várias vezes para assimilar as dinâmicas e, principalmente, as mudanças de acordes. 

12. Breaking The Habit 

O riff do início de Breaking The Habit é bastante conhecido e fácil de fazer. Além disso, para executar a base da música, confira com cuidado todos os 7 acordes. Nesse sentido, dê uma atenção especial aos shapes de F#/D, porque ele é feito com uma meia-pestana, e Dm/D, que exige mais elasticidade dos dedos. Por mais que a música seja bastante conhecida, sempre vale uma escuta generosa antes de tentar tocar! 

13. Somewhere I Belong 

Antes de começar a aprender a tocar Somewhere I Belong, afine as cordas meio-tom abaixo. Depois disso, fiquei ligado no dedilhado que aparece logo na introdução. O acorde E5 é um dos mais simples da música, sendo necessário apenas uma pestana para executá-lo. O solo inclui as técnicas de slide e vibrato. Confira esse e outros detalhes da música em nossa videoaula completa: 

14. One More Light 

Para aprender a tocar One More Light, coloque o capotraste na 1ª casa do violão. Depois, dê uma conferida em todos os 6 acordes da música, sobretudo o G/A, por apresentar uma digitação bem característica. Ademais, o solo de guitarra que aparece na música é bem fácil de tocar. Aprenda todas as especificidades da música com a nossa videoaula completa: 

15. Lost 

A afinação em Lost é muito própria da canção. Nesse sentido, afine seu instrumento dessa forma: CGCFAD. Assim, as montagens e as mudanças de acordes ficam mais fáceis de serem feitas. A introdução é muito apropriada para você estudar palhetada alternada e deixar sua música ainda mais interessante. Em relação aos 9 acordes, a maioria é básica de montar. 

16. What I’ve Done 

A cifra de What I’ve Done contém algumas particularidades. A primeira delas é a afinação em Drop D. Em relação ao solo, estude com bastante paciência todas as partes. Elas não são difíceis, mas precisam ser olhadas com calma. Já sobre os 6 acordes da música, são todos fáceis, feitos no formato de power chord. 

17. Crawling 

Apesar de ser considerada a cifra mais pesada do Linkin Park, Crawling é bem tranquila de tocar! Primeiramente, possui apenas 5 acordes. Até mesmo o shape de C#5/G#, que pode assustar pelo nome, não é difícil de montar. Os riffs da canção também são super tranquilos. Se pintar alguma dúvida, assista à nossa videoaula completa: 

18. Leave Out All The Rest 

A base de Leave Out All The Rest é fácil de tocar, já que conta com apenas 5 acordes que, com certeza, você já sabe como montá-los. São eles: Am, C, Dm, F e G. O riff do começo da tablatura da música também é super tranquilo de tocar. Mas é sempre bom ouvir a música antes para identificar bem as partes na hora de tocar. 

19. Numb 

Quer saber como tocar Numb na guitarra? Antes de tudo, afine as cordas meio-tom abaixo. Em seguida, pegue os 10 acordes – embora pareçam muitos, alguns deles são meras pestanas. No entanto, a meia-pestana do shape de Eb precisa ser olhada com atenção. Em nossa videoaula, você encontra todos os detalhes de uma das melhores do Linkin Park: 

20. In The End 

Você tem dúvidas de como tocar In The End, do Linkin Park? Primeiramente, afine a sua guitarra meio-tom abaixo. Assim, você não terá problemas com nenhum dos 6 acordes da cifra. Em seguida, escute com atenção o riff que aparece na introdução. Por fim, assista à videoaula e confira todos os detalhes da música: 

Que bom que você chegou até aqui! Agora que você ampliou o seu repertório com as melhores músicas do Linkin Park, que tal aprimorar ainda mais sua técnica? Para isso, confira o curso de guitarra do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online! 

Lá você vai aprender diversas técnicas e conferir dicas para melhorar a execução no instrumento. Além disso, a metodologia de ensino é pensada unicamente no seu progresso musical. Portanto, acesse agora e não perca mais tempo!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK